Faux
O acabamento Faux pode parecer um recente desenvolvimento artístico, mas tem sido usado como artes decorativas tão antigos quanto o Egito Antigo e a Mesopotâmia. Faux tornou-se cada vez mais popular nos tempos clássicos através de tábulas de mármore falso, madeira e murais.
Ao longo da história recente, o revestimento do faux tem sido usado principalmente em espaços comerciais e públicos. Mas, no final dos anos 1980 e início de 1990 o revestimento faux experimentou outro grande renascimento, como o papel de parede caiu fora de moda. A popularidade evoluiu para ambientes domésticos de alternativas viáveis para a remodelação ou em movimento.
A pintura e decoração Faux acrescentam beleza e valor à sua casa. Há muitos tipos diferentes de revestimentos e técnicas que criam um estado de espírito ou uma ilusão de textura em uma parede lisa. Se você está considerando um projeto de revestimento a si mesmo ou vai contratar um profissional, é importante entender as diferenças entre as técnicas e acabamentos, e decidir o que quer para sua casa.
Há dois tipos de técnicas: esmalte e gesso. A técnica de vidro envolve a utilização de uma mistura translúcida de tinta e verniz aplicado com pincel, rolo, pano ou esponja, e, muitas vezes imita as texturas. É sempre bom ao toque. O trabalho em gesso é feito tipicamente com estuques de cor e aplicados com uma espátula. O resultado pode ser plano ao toque ou com texturas. Depois de decidir qual a técnica que você gostaria de usar, é hora de decidir sobre o acabamento.
Marbleizing
Também conhecida como mármore falso, marbleizing é usado para fazer paredes e móveis parecerem ser feitas de mármore real. Isso pode ser feito usando o gesso ou o esmalte.
Granulação
Também conhecido como granulação, madeira ou faux bois (francês para “madeira falsa”) muitas vezes é usado para imitar exóticas, difíceis de encontrar ou variedades de madeira muito caras.
Trompe L’oeil
Que significa “truque do olho” em francês, este acabamento é uma técnica realista, muitas vezes utilizada em murais, e para criar detalhes arquitetônicos.
Estuque Veneziano
Este revestimento é liso e, muitas vezes brilhante. Parece textura, mas é suave ao toque. Esta é uma das decorações de gesso mais populares e tradicionais.
Color Wash
Este é um acabamento de forma livre que cria variações sutis de cores, utilizando vários tons de esmalte misturado com um pincel.
Strié
Strié deriva da palavra francesa que significa “faixa” ou “raia”, e é uma técnica de vitrificação, que cria listras finas de cor usando um pincel. Esta técnica é muito popular para simular tecidos como o linho e jeans.
Ragging
Também conhecido como ragging, esta técnica usa vidro torcido ou esmaltados, panos para criar um padrão textual. Se você deseja criar um ambiente agradável para o descanso de sua casa, a pintura do faux é uma técnica do velho mundo que adiciona um nível de textura visual das paredes, trazendo um olhar muito atualizado e sutil para qualquer sala.