Vampiro: A máscara

Já vimos vampiros em filmes, vampiros em livros, vampiros até mesmo em música. Mas a moda é interessante, e vamos dizer a verdade: tais criaturas misteriosas são realmente muito interessantes e fascinantes.

Mas apenas vê-las de longe, na tela do cinema ou em páginas de papel, acaba enjoando. E que tal atuar como um vampiro? Falar as frases de efeito que você sempre quis ver em filmes? Fazer poses legais como as daquele personagem? Morder uns pescoços alheios?

Com exceção da última atividade, todas as outras podem ser feitas por você. Basta jogar o RPG de mesa Vampiro: A máscara.

Livor Vampiro: A máscara

Livor Vampiro: A máscara

Mas o que é esse tal de RPG?

O RPG que estamos falando aqui não é aquele tipo de jogo eletrônico; mas esses últimos foram baseados no qual estamos falando.

Um RPG de mesa é um jogo de interpretação de papéis, em que cada jogador assume o papel de um personagem fictício e criado por si mesmo. O jogador, com a ajuda do chamado “mestre” (pessoa que controla o jogo), passa a enfrentar aventuras em um jogo parecido com um tabuleiro.

Tudo em um RPG é decido com a ajuda de dados. Os atributos do personagem (força, agilidade etc.), quantos passos ele vai dar em direção àquele inimigo, quanto de dano vai tomar ou causar naqueles ataques e muito mais. Esse tipo de jogo costuma ter regras extensas e que devem ser decoradas pelo mestre. Quase tudo em um RPG é imaginário, como os cenários, os inimigos, as magias e habilidades, armas e tudo mais, que é narrado pelos jogadores. Aliás, estes normalmente precisam atuar e dizer as falas de seus personagens, ponto em que o RPG assemelha-se muito ao teatro.

Raça de Vampiro do Jogo

Raça de Vampiro do Jogo

Mas o que isso tem a ver com vampiros?

Fácil. Uns dos RPGs mais antigos e mais jogados que existe e que ainda hoje possui muitos fãs e usuários, é o conhecido como Vampiro: A máscara.

Na maioria dos RPGs, o mundo é um universo mágico, com a presença de elfos, duendes e mais diversas criaturas fantásticas; cabe ao jogador construir um personagem assim também.

Vampiro: A máscara inovou nesse sentido, trazendo um mundo praticamente igual ao nosso: com cidades, pessoas trabalhando, carros, e tudo mais, com exceção de uma particularidade; a existência de vampiros.

E cada jogador assume o papel de um desses sugadores de sangue, escolhendo um dentre os treze clãs existentes e partindo em uma missão para ser o maior de todos os vampiros.

Talvez o que mais conquiste os jogadores de Vampiro: A máscara seja sua história complexa a aprofundada. O enredo traz uma ideologia inteira sobre os vampiros, contando toda sua história, falando sobre costumes de cada clã e organizações atuais. No chamado “Livro de Nod” (que inicialmente foi lançado como uma expansão do jogo, mas logo começou a ser lido como um livro normal devido à sua perplexidade), a história dos vampiros é apresentada em uma forma de “bíblia vampírica”, no qual o personagem bíblico Caim é tido como “o Pai de todos”.

Dados usados no Jogo

Dados usados no Jogo

Conforme o livro, Caim foi exilado para as Terras de Nod após matar seu irmão Abel, condenado com uma forte sede de sangue. Diversos “causos” acontecem durante sua jornada, contando detalhadamente como os vampiros surgiram. O livro é divido em três partes: a primeira conta a história propriamente dita; a segunda são os “mandamentos” de Caim aos seus filhos, provérbios e conselhos; e a terceira fala sobe a “Gehenna”, o apocalipse dos vampiros, no qual Caim retornará e exterminará boa parte deles. Essa última parte é especialmente curiosa, desde que é escrita com muitas metáforas e é extremamente enigmática, além de ser escrita de forma profética e real.

Torne-se um vampiro

E aí, gostou? É muito fácil jogar Vampiro: A máscara. Se você sempre quis ser um vampiro, essa é a hora: procure em livrarias ou na internet os livros do RPG e comece agora mesmo sua aventura em busca de sangue e poder!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *