A Mitologia Grega sempre inspirou as civilizações e muitos povos a tomavam como verdade absoluta, seguindo à risca todos seus preceitos, de acordo com a vontade dos deuses, como o famoso Prometeu, que em grego significa Antevisão. Um titã, um herói, filho de Jápeto, neto de Gaia e irmão de outros deuses como Epimeteu, Atlas e ainda Menoécio. Teve como mãe Tétis ou ainda Ásia, conhecida como Clímene, como relatam algumas publicações.
Prometeu foi conhecido por sua extrema inteligência e ainda por ser um defensor de toda a humanidade frente aos desmandos dos deuses, inclusive sendo responsável por furtar o fogo do líder Zeus e dá-lo aos mortais.
Em razão dessa insensatez, Zeus acabou punido Prometeu com um castigo terrível. Ele foi amarrado a uma rocha para sempre e com uma enorme águia, que a cada dia comeria um pedaço de seu fígado e a cada dia se regenerava sua carne, para que a ave voltasse a comê-lo novamente.
O titã foi pai de Deucalião e em alguns estudos, teria ele sido o criador da humanidade usando terra e água e cedido o fogo.
O que mais se pode salientar da personalidade de Prometeu é o que mais o aproxima do humano, a gana por conhecimento, saber, mesmo sendo obrigado a passar por cima da vontade de seu líder, Zeus.
O fato de ter roubado o fogo, induz a pensar que ele é a luz que ilumina o homem através do caminho para o conhecimento e a verdade: A busca incessante do ser humano.
Por sua importância, a Prometeu foi erguido um pequeno templo em Kerameikos, um bairro de Atenas, próximo a Academia, onde havia um altar dedicado a ele e a seus feitos heroicos.
Por causa do roubo do fogo, no século II eram feitas corridas, nas quais todos os participantes tinham que empunhar uma tocha, em homenagem ao Titã.
Prometeu ainda recebeu muitas homenagens, mesmo não estando mais em eras de influência grega, mas por toda sua trajetória, um dos satélites que formam os anéis de Saturno levam o seu nome.
Depois do advento do cristianismo e de suas crenças que adoram apenas um só Deus regente de toda a humanidade e todas as coisas, a mitologia grega perdeu seu espaço, já que creditavam a cada deus uma parte de suas vidas e ainda dos símbolos, como terra, fogo, ar, água, entre outros.
Mas segundo historiadores, todas suas contribuições acabaram enraizando em muitas tradições e comportamentos que carregamos até hoje, principalmente sua intervenção na literatura e cinema, nas quais muitos personagens são inspirados em heróis e heroínas gregos, gerando grandes sucessos.
Em tempos de tantas guerras e problemas sem solução, ter um herói por perto, que de fato se preocupasse com a humanidade, não seria nada mau.