Casa de Cultura UFC

Os antigos Centros de Cultura Estrangeira que foram inaugurados no ano de 1960 pelo então Professor PE. Francisco Batista da Luz deram continuidade com o nome de Casas de Cultura Estrangeira,  na época o professor antes de ingressar para os centros de cultura atuava na área de Filosofia, Ciência e Letras da UFC com o cargo de Diretor.Hoje as Casas de Cultura Estrangeira  estão sob o comando da Coordenadoria Geral, da Direção do Centro de Humanidades e da Pró-Reitoria de Extensão, lembrando ainda que o centro fosse idealizado, criado  e decidido oficialmente através do Conselho Universitário.

Casa de Cultura UFC

Casa de Cultura UFC

 

Foi no decorrer de sete anos que as Casas de Cultura foram sendo inauguradas, formando um total de seis unidades. Em 1961 foi inaugurada a Casa de Cultura Hispânica que conta com 1.000 alunos. Em 1962 foi a então Casa de Cultura Alemã que atualmente conta com um quadro de quase 600 alunos.

Casa de Cultura UFC

Casa de Cultura UFC

 

Já em 1963 foi a vez da Casa de Cultura Italiana. Em 1964 foi à Casa de Cultura Britânica, dentro do mesmo ano foi inaugurada também a Casa de Cultura Portuguesa,  ai só então em 1968 foi a vez da Casa de Cultura  Francesa que conta com um efetivo de 1.100 a 1.200 alunos semestralmente.Entre estes anos verificaram a possibilidade de mais alguns idiomas, o  Esperanto surgiu em 1965, e bem mais adiante o Russo, que momentaneamente o exercício foi paralisado.Para uma pessoa adentrar para atuar em algum destes cursos o aluno terá que fazer sua matrícula normalmente para um semestre regular, sendo que terá que participar do Curso Básico das Casas de Cultura Estrangeira.

 

Casa de Cultura UFC

Casa de Cultura UFC

 

Somente estando matriculado no Básico é que o aluno poderá se utilizar da tentativa de prestar um exame para que consiga entrar para o semestre avançado, sabendo que assim que prestar novos exames automaticamente terá que pagar uma nova matrícula, pois a sua isenção adquirida no semestre regular não terá  valor algum quando for se matricular para o teste de Nível.As Casas de Cultura Estrangeira da UFC oferecem seus cursos  com a duração de sete semestres totalizando 60 horas cada, que te dará um total em carga horária de 420 horas aula, o aluno precisará ter total consciência de todas as normas das Casas de Cultura, são iguais a qualquer Instituição do nível de uma Universidade, com todos os detalhes prescritos em contrato que o aluno deverá assinar depois de ter ultrapassado todas as provas de admissão.As Casas da Cultura também oferecem alguns privilégios a várias situações e para que tenha conhecimento de alguma isenção de pagamento o aluno terá que dirigir-se à Coordenação Geral e lá ele terá todas as informações cabíveis e necessárias para ele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *