Os antigos Centros de Cultura Estrangeira que foram inaugurados no ano de 1960 pelo então Professor PE. Francisco Batista da Luz deram continuidade com o nome de Casas de Cultura Estrangeira, na época o professor antes de ingressar para os centros de cultura atuava na área de Filosofia, Ciência e Letras da UFC com o cargo de Diretor.Hoje as Casas de Cultura Estrangeira estão sob o comando da Coordenadoria Geral, da Direção do Centro de Humanidades e da Pró-Reitoria de Extensão, lembrando ainda que o centro fosse idealizado, criado e decidido oficialmente através do Conselho Universitário.
Foi no decorrer de sete anos que as Casas de Cultura foram sendo inauguradas, formando um total de seis unidades. Em 1961 foi inaugurada a Casa de Cultura Hispânica que conta com 1.000 alunos. Em 1962 foi a então Casa de Cultura Alemã que atualmente conta com um quadro de quase 600 alunos.
Já em 1963 foi a vez da Casa de Cultura Italiana. Em 1964 foi à Casa de Cultura Britânica, dentro do mesmo ano foi inaugurada também a Casa de Cultura Portuguesa, ai só então em 1968 foi a vez da Casa de Cultura Francesa que conta com um efetivo de 1.100 a 1.200 alunos semestralmente.Entre estes anos verificaram a possibilidade de mais alguns idiomas, o Esperanto surgiu em 1965, e bem mais adiante o Russo, que momentaneamente o exercício foi paralisado.Para uma pessoa adentrar para atuar em algum destes cursos o aluno terá que fazer sua matrícula normalmente para um semestre regular, sendo que terá que participar do Curso Básico das Casas de Cultura Estrangeira.
Somente estando matriculado no Básico é que o aluno poderá se utilizar da tentativa de prestar um exame para que consiga entrar para o semestre avançado, sabendo que assim que prestar novos exames automaticamente terá que pagar uma nova matrícula, pois a sua isenção adquirida no semestre regular não terá valor algum quando for se matricular para o teste de Nível.As Casas de Cultura Estrangeira da UFC oferecem seus cursos com a duração de sete semestres totalizando 60 horas cada, que te dará um total em carga horária de 420 horas aula, o aluno precisará ter total consciência de todas as normas das Casas de Cultura, são iguais a qualquer Instituição do nível de uma Universidade, com todos os detalhes prescritos em contrato que o aluno deverá assinar depois de ter ultrapassado todas as provas de admissão.As Casas da Cultura também oferecem alguns privilégios a várias situações e para que tenha conhecimento de alguma isenção de pagamento o aluno terá que dirigir-se à Coordenação Geral e lá ele terá todas as informações cabíveis e necessárias para ele.