A Importância Dos Museus Para A Sociedade Contemporânea

A Importância Dos Museus Na Sociedade Contemporânea

Para falar sobre esse assunto de grande importância, inicialmente devemos esclarecer o que são os museus, pelo menos na teoria do assunto. Os museus são lugares onde se mantém coleções de objetos ou de produções históricas, onde um dos principais objetivos é preservar a memória de algum grupo ou de algum tempo histórico especifico, tal como um povo, um estilo musical, uma época da história, a cultura de um país, de um estado ou de uma região, entre outras finalidades.

O mais importante que se deve ter em mente é que o museu é um local onde se registram fases importantes do passado, do presente ou até mesmo o futuro pode ser mesclado no meio de tudo isso. Sim o futuro, uma vez que um museu pode ter obras que sejam representações futuristas, representações do que alguma pessoa pode esperar do futuro, ou o que vida de um grupo social indica sobre o futuro, além de que pode ter também objetos tecnológicos que são representações das inovações.

Tudo isso pode ser encontrado dentro de um museu e cada um desses exemplos representa o grande alcance que tem essas construções, a sua importância transcende as barreiras do material, ela alcança os níveis políticos, culturais, sócias e comportamentais. Um museu é um livro de história ao vivo e a cores, é um lugar onde você pode ver tudo aquilo que você leu sobre.

Sociedade Contemporânea

Um grande dilema do mundo atual é a informação, que hoje está infinitamente mais disponível do que alguns anos atrás, isso causou uma aproximação das pessoas com o conhecimento disponível no mundo. Hoje as suas duvidas são sanadas em apenas alguns cliques na tela do seu Smartphone, mas será que isso é realmente conhecimento?

O conhecimento de antigamente é aquele que tinha que ser buscado, perseguido, procurado e estudado, as pessoas precisavam de livros e de ir até os lugares. Com certeza a informação hoje se tornou mais democrática, mais rápida e isso usado da maneira correta é uma benção, mas ao mesmo tempo muitas pessoas usam esses artifícios disponíveis de maneira superficial, elas leem e não entendem, leem e não aprendem, leem e não se lembram.

Isso acontece porque hoje somos bombardeados por informação todo o tempo, são milhares de informações que mandamos ao nosso cérebro diariamente, no nível consciente e no nível do inconsciente, ele não consegue absorver e manter na memoria alcançável tudo isso, muita coisa é esquecida, mas assim como muitos educadores mundo a fora defendem, se tem algo que não é esquecido é o conhecimento pratico, são as sensações.

Um museu é capaz de proporcionar este tipo de conhecimento, o conhecimento palpável, o conhecimento da vivencia, muitas vezes as peças que estão expostas em uma galeria podem nos despertar sentimentos e uma vez que experimentamos, dessas sensações não nos esquecemos nunca mais. Essa é uma das grandes magias de um museu, propiciar o conhecimento pelas sensações, pela visualização, pela aprendizagem pratica.

Uma das grandes contradições que acontecem nos dias de hoje é que as pessoas consideram os museus um conhecimento teórico, enquanto que consideram os seus celulares um conhecimento pratico, quando na verdade, n exercício das nossas mentes o que acontece é o contrario.

Importância Dos Museus – Cultura

Com certeza as galerias de museus possuem a maior parte da riqueza histórica e cultural que temos hoje no mundo moderno. Os museus ao redor do mundo possuem as evidencias reais da nossa historia como humanidade e como civilização, eles guardam o próprio conhecimento humano através das gerações em forma de objeto.

É uma questão muito social e cultural a maneira como valorizamos essas instituições, o museu em si, no Brasil especificamente ainda se dá muito pouco valor à arte e a cultura, de todos os tipos e de todas as formas, muitas vezes os nossos museus, tão ricos ficam vazios, jogados as traças, até porque no poder temos políticos que pouco se importam em destinar verbas para a conservação da história.

Um grande exemplo disso é o Museu Nacional do Rio de Janeiro que pegou fogo em setembro do ano de 2018 no Rio de Janeiro, que apesar da grande comoção da mídia não teve muito esforço ou comoção pela sua recuperação, contudo o seu conteúdo perdido é um perda totalmente inestimável, são provas históricas que nunca mais se recuperará.

Museu Nacional do Rio de Janeiro

Museu Nacional do Rio de Janeiro

Os governos internacionais se mostraram mais prestativos do que os nossos próprios, oferecendo apoio profissional e incentivando campanhas de arrecadação, mas no nosso país as vezes uma final de Reality Show pode prender mais a atenção das pessoas, do que nós todos como povo, como nação, como brasileiros perder parte do nosso patrimônio de direito.

Enquanto isso em países mais desenvolvidos, os museus são um dos lugares mais prestigiados, visitados, comentados, preservados, porque eles chegaram em um nível de entendimento em que eles compreendem que um povo não é nada sem sua historia. Qual a identidade de um povo que não tem historia? Qual a importância de um povo assim. Até porque nesses países eles sabem que para construir um futuro digno, não devemos esquecer ou passar por cima do passado, devemos nos lembrar dele sempre. Para que no futuro façamos diferente, façamos melhor e principalmente para que os grandes erros de um passado não sejam cometidos.

Um dos museus mais visitados de todo o mundo é o Museu do Louvre, na cidade de Paris, a charmosa capital francesa. Esse museu forma filas de turistas, que em certos dias enfrentam horas para poder entrar, para andar pelos seus inacabáveis corredores, mas porque isso? Apenas para ver a famosa Monalisa de Leonardo Da Vinci? Não as pessoas não pagariam e teriam tamanho esforço apenas por 1 quadro, mas sim pelo conjunto da obra.

Dentro do Museu do Louvre existem coleções originais do Egito Antigo, das mais antigas civilizações que já habitaram nosso planeta, são objetos que nos ensinam um pouco do que eles viveram, de como eles viveram, de como eram, de como se desenvolveram, de como viemos parar aqui. Tudo isso é muito mais do que você pode ler em livros ou em páginas da internet, não que esses tipos de conhecimento devam ser desmerecidos, mas quando você vê algo assim pessoalmente, você é transportado para uma realidade diferente e a maneira que você se sente você nunca mais conseguirá esquecer.

É isso que faz um museu, ele nos ensina, eles nos mostra, eles nos coloca em contato com nossos ancestrais, ele surpreende, ele choca para o bem e para o mal e ele é o registro da riqueza e da trajetória de um povo, uma cultura, uma época. O museu ele não apenas guarda a historia das antigas gerações, ele também indica o caminho a ser tomado pelas novas gerações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *