Muitos foram os mitos gregos para a origem das constelações, elas estavam intimamente ligadas aos seus deuses. Frequentemente os deuses lançavam às estrelas heróis, criaturas e representações de feitos, para imortaliza-los. Algumas das constelações que conhecemos hoje têm seu nome ligado às suas origens mitológicas gregas:
Escorpião
Para os antigos gregos a constelação de Escorpião era uma imagem deste animal e estava relacionada com a morte do caçador Orion. Há várias histórias sobre a morte de Orion, mas de acordo com uma delas em sua ânsia de se tornar um grande caçador, ele queria matar todos os animais selvagens.
Porém a deusa da terra Gaia não estava feliz com as intenções de Orion. Então, ela enviou um escorpião que com seu veneno derrotou o tão famoso caçador. Como recompensa por seus serviços, Gaia colocou sua imagem nos céus noturnos e até os dias de hoje a constelação de escorpião persegue Orion no céu noturno.
Câncer
De acordo com a antiga lenda grega, a imagem deste caranguejo gigante foi colocada nos céus pela deusa Hera formando a constelação Câncer. Hera jurara matar Héracles (ou Hércules para os romanos), o mais famoso herói grego. Ela tentou mata-lo de diversas maneiras, mas toda vez sua incrível força física o permitiu sobrepujar o perigo.
Hera lançou sobre ele um feitiço que o enlouqueceu fazendo com que cometesse um grande crime. Para poder ser perdoado, ele teve de realizar doze árduos trabalhos e um deles era derrotar a terrível serpente aquática de nove cabeças, a Hidra de Lerna.
Durante a batalha entre Hércules e Hidra, a deusa Hera enviou um caranguejo gigante para ajudar a serpente, mas Hércules com sua força sobre-humana matou-o pisando e perfurando sua armadura natural. Como recompensa por seus serviços, Hera colocou a imagem do caranguejo no céu noturno.
Touro
Europa era a bela filha do rei Agenor. Zeus, o rei dos deuses, ao vê-la colher flores próxima ao mar, imediatamente apaixonou-se por ela.
Zeus transformou-se em um magnifico touro branco e apareceu à beira mar aonde Europa passava seu tempo. O grande touro caminhou gentilmente até ela e curvou-se aos seus pés. A aparência e os movimentos do animal eram tão gentis que Europa colocou flores em seu pescoço e ousou monta-lo. Mas então subitamente o touro correu para o mar sequestrando Europa. Somente então ele revelou sua identidade e a carregou para a ilha de Creta, no Mediterrâneo.
Lá Zeus desfez-se do disfarce e de volta a sua forma humana, fez de Europa sua amante sob uma árvore de cipreste. Europa então tornou-se a primeira rainha de Creta eteve três filhos de Zeus. Enfim, Zeus reproduziu a forma do touro branco, usado para seduzir Europa, no céu noturno formando a constelação de Touro.