Deuses Sol na Mitologia

Para vários povos antigos, o Sol sempre teve um aspecto divino ou uma divindade associada a ele. Porém esses deuses tinham características diferentes de acordo com a cultura aonde surgia o mito.

Deus sol do antigo Egito, e criador do mundo. Tinha várias formas, mas comumente era representado com a cabeça de um gavião e o disco solar sobre a cabeça. Rá criou os seres humanos a partir de suas lágrimas e também as quatro estações foram criadas por ele para o rio Nilo.

Lugh

Deus que representava o sol para os celtas de Europa central e inimigo do deus do submundo Balor e seu povo maligno Fomori. Ao crescer se juntou aos míticos Tuatha de Danaan para vencer esses seres malignos.

Tonatiuh e Huitzilopochtli

Os astecas tinham duas divindades relacionadas ao Sol. Tonatiuh era o quinto sol do universo e responsável por esta era cósmica. Também era responsável pelo paraíso dos astecas, chamado Tollan. Já Huitzilopochtli era também um deus guerreiro, que já nasceu do ventre de sua mãe Coatlicue para defendê-la de um ataque. Ambos os deuses fazem parte das divindades homenageadas nos sacrifícios religiosos que os astecas realizavam para o Sol.

Hélios e Apolo

Hélios era o deus sol dos gregos, representava o astro solar em si, que atravessava os céus em sua carruagem todos os dias. Apolo era um deus sol para tanto gregos quanto romanos, e também um deus da arte, da beleza e da profecia.

Liza

Liza era o deus Sol dos Fons, um povo da África ocidental. Era casado com sua irmã gêmea Mawu, a lua. Juntos criaram o universo com a ajuda da serpente universal Da. Liza também usou seu filho Gu, que tinha a forma de uma epsada de aço, para moldar o universo. Era uma divindade do calor, do trabalho e da força.

Os Dez Sóis

Na China antiga havia o mito de que havia dez sóis, que se revezavam durante a semana chinesa de dez dias, aparecendo um de cada vez. Porém cansaram-se de tal rotina e um dia surgiram todos juntos. O deus arqueiro Yi, então abateu nove deles, deixando apenas o Sol que conhecemos hoje, mas foi punido pelo assassínio, tendo de viver como mortal.

Amaterasu

Deusa da mais antiga religião japonesa, o xintoísmo, Amaterasu representava o Sol e conta a lenda que uma vez quando foi ofendida, escondeu-se em uma caverna deixando o mundo nas trevas. Só saiu quando os deuses fizeram uma festa à sua porta para atrair-lhe a curiosidade.

Shamash

Shamash era o deus sol dos sumérios e posteriormente dos babilônios. Todos os dias ele abria os portões do oriente e atravessava os céus até o portão do ocidente, depois atravessando o submundo para fazer sua jornada novamente no dia seguinte.

Deus Do Sol Grego

Hélios era o nome do deus grego conhecido por representar o sol. Ele era filho dos titãs Téia e Hipérion. Suas características de sua imagem eram: uma coroa com uma auréola de raios dourados, um chicote em suas mãos indo em direção até o céu acompanhado de um carro de fogo.

Ele também era conhecido por ser o deus do tempo e da sabedoria, por conta disso era quase sempre chamado para testemunhar outros deuses de sua terra.

Deus Do Sol Grego

Deus Do Sol Grego

Shamash Deus Do Sol

Shamash foi o Deus do sol que representava a justiça e verdade. Geralmente sua imagem era representado segurando uma adaga que simbolizada a justiça e tinha alguns raios em seu ombro. Ele era filho de Sin(lua) e Ningal (Cana).

Acompanhado de um carro, Shamash viajava todos os dias pelo céu onde era capaz de observar tudo e a todos, por conta disso ele era representado por ser o Deus da justiça e verdade. O Deus Shamash julgava as ações da humanidade e o submundo.

Shamash Deus Do Sol

Shamash Deus Do Sol

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Divindades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *