Começando da chupeta e terminando no berço, desde a cadeirinha até a mamadeira, é preciso eliminar todo potencial de acidentes com seu bebê. Por incrível que possa parecer, nossos bebês estão cercados por um impressionante arsenal cuja lista de itens parece interminável. É imprescindível, portanto, um cuidado especial com cada um desses itens.
Em se tratando de brinquedos, uma boa dica é sempre comprar produtos com o selo do Inmetro, pois esta empresa prima pela melhoria e segurança dos produtos usados pelas crianças. A seguir temos as principais recomendações a serem seguidas por qualquer mamãe zelosa, evitando que seu bebê se torne um “campo de testes” dos produtos cuja qualidade e segurança sejam duvidosas. Eis alguns princípios a serem seguidos sempre, a despeito do que esteja sendo comprado…
- Procure sempre fazer um cuidadoso exame do produto exposto, seguindo sempre o manual de instruções;
- Verifique se dados como nome, telefone e CNPJ do fabricante ou do importador encontram-se na embalagem;
- Procure comprar sempre produtos de marca conhecida no mercado;
- Nunca compre nenhuma imitação ou artigo pirata. Exija sempre o selo do Inmetro nos produtos comprados.
Segurança no Berço
No que se refere ao berço, a distância entre as barras das grades não deve ser menor que 6 cm ou maior que 7 cm, pois tais distâncias possibilitariam à criança ficar presa pelas pernas ou pescoço. Quanto à altura das grades, devem ser de 60 cm desde o estrado, pelo menos. Com o colchão, nunca deverá ser inferior aos 49,5 cm; evitando que o bebê salte do berço.
Além disso, devemos sempre examinar se não há farpas ou beiradas afiadas no berço. Vale ressaltar que, mesmo submetido a uma inclinação de 15 cm em relação ao solo, o berço não pode tombar. Ainda o suporte do mosquiteiro deverá estar fixo e suficientemente alto e fora do alcance do bebê.
Por Carlos Alberto Bächtold