Língua e linguagem

A língua é composta por um sistema de signos, com significantes e significados. A sua linguagem verbalizada é a palavra, e esta é a forma mais usada para se comunicar com o uso da língua. Porém, ela não a única, já que podem ser usados sinais e símbolos diversos também, uma vez que a palavra é um simbolo. É através da linguagem verbal que as pessoas se comunicam. A língua existe desde os primórdios e é considerada um elemento essencial para a sociedade. Muitas pessoas confundem a língua com a fala. A principal diferença entre os termos é que a língua é coletiva e a fala e é particular.

Ou seja, a língua é social e a fala individual. A língua é a exteriorização do indivíduo, e, portanto, ela passa por evoluções que acompanham a sociedade. A língua é um mero aspecto da linguagem, mutável, conforme as necessidades do homem. Ela sofre variações conforme a região, a idade, nível de escolaridade, nicho profissional ou classe social.A língua se diferencia pela norma culta, que é considerada padrão e pela norma padrão, que são todas as variedades linguísticas. Esta variação pode ser classificada como dialetos. A linguagem, por sua vez, é um conjunto de sinais que a humanidade usa para se comunicar. A linguagem se estabelece de duas formas principais: verbal e não verbal. Tudo o que não é falado, porém, transmite uma mensagem, se constitui uma linguagem não verbal. A linguagem mista é todo tipo de comunicação que utiliza da linguagem verbal e da não verbal, como a TV e o cinema. Além das comunicações tradicionais, a linguagem é usada para expressar uma opinião ou um posicionamento social.

Língua e linguagem

Língua e linguagem

Dentro deste contexto surge a literatura. Ela foi criada com a missão de promover no homem o desenvolvimento do seu intelecto. A literatura é um misto de realidades, fantasias, aspectos culturais, morais e psicológicos. Ela, assim como a língua, tem um papel fundamental na sociedade, principalmente no que diz respeito à construção do homem como ser individual, e coletivamente enquanto sociedade. A literatura surgiu a partir da necessidade do homem de transmitir seus conhecimentos culturais e de vida mais profundos a outras gerações.Outro objetivo da literatura é o incentivo à leitura, uma vez que ela adotou uma linguagem mais rebuscada, culta e atraente aos olhos do leitor.

A literatura tem servido como um agente transformador da sociedade. Ela ajuda na formação dos cidadãos, visto que retrata a realidade dos tempos. Os indivíduos que conhecem a sua história estão mais propensos a não cometer os mesmos erros que seus antepassados. Por seu intermédio, o processo de evolução se torna mais acelerado, trazendo à tona para os dias atuais somente o que é proveitoso.  

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *