Netuno na Mitologia Grega e Posseidon na Mitologia Romana

Netuno, um dos principais deuses do Olimpo, era o senhor do mar, dos rios e das fontes, conhecido também como Posseidon, dentro da mitologia romana. Conhecido pelas sua personalidade forte e violenta. Na mitologia grega, é frequente observar o deus em contraponto contra outros personagens do panteão clássico da Grécia. Serviu como inspiração para a criação da cidade italiana de Florença.

Netuno e Posseidon - Mitologias

Netuno e Posseidon – Mitologias

Origem

Filho de Cronos (Saturno) com Cibele (Rea). Foi escondido pela mãe no nascimento, em Arcádia. Ela mentiu ao pai, dizendo que havia dado à luz a um potro, que foi devorado por ele. Tinha como irmãos Hera, Ades e Zeus.

Assim como os seus irmãos, Poseidon foi engolido pelo rei Cronos assim que nasceu. O quarto filho de Cronos, conhecido por Zeus, foi escondido por Reia em uma parte isolada da Ilha e Creta. Após ficar crescer, o irmão caçula obrigou com que seu pai regurgitasse a vida dos irmãos que foram consumidos.

Poseidon foi criado entre os demônios de Rodes, fator que auxiliou na formação da sua personalidade marcante e por vezes cruel contra os inimigos. Ao atingir a maioridade, se apaixonou por Hália, com quem teve seis filhos.

Originário de Creta, assim como atesta o conto do mito do Minotauro. Após ser desafiado por Teseu, não permitiu a felicidade do herói que mantou a fera em fugir com Ariadne pelo mar, a sua casa. Dionísio se casou com a princesa cretense por causa da vontade dos deuses representada na presenta de Netuno.

Em algumas regiões era temido por ser medido também por ser o senhor dos trovões e do terremoto. A população grega tinha medo com que o céu tombasse sobre suas cabeças em consequência dos castigos de Netuno.

Características Estéticas

Netuno era considerado o rei supremo dos gregos e habitava um palácio construído totalmente em ouro no fundo do mar, andando por seus domínios em uma carruagem também confeccionada em ouro, com sua marca inconfundível: Um tridente de três pontas que sempre trazia à mão, que lhe conferia poderes de provocar terremotos ou raios na terra.

Desempenho na Mitologia: A Ira de Netuno

Em termos gerais a principal disputa do deus Netuno aconteceu contra Atenas no intuito de saber se seria o padroeiro oficial de Atenas, palco oficial dos principais intelectuais do auge da civilização grega antiga. Na região, as mulheres possuem o direto de voto na época do reinado de Cécrope I.

Quando o rei fundou a cidade, surgira uma fonte de água (Minerva) e uma oliveira (Netuno). Confuso, Cécrope I pergunta ao sábio, conhecido pelo nome de Delfos, o que este fato significava de acordo com as interpretações dos oráculos. A resposta causou temores em todos, visto que cada parte representava um dos deuses, sendo necessário escolher entre os cidadãos o representante do local.

Como era de se esperar, as mulheres votaram em Minerva enquanto que os homens escolheram Poseidon. No resultado final, a candidata feminina venceu por um voto, fator que provocou a ira de Netuno.

A cidade foi atacada por sequencia de ondas gigantes junto com trovões que destruíam casas e danificava grandes construções. Após uma enorme confusão apaziguada por grande parte dos deuses, as mulheres ficaram submetidas a diversos castigos. De certa forma, esta representava a explicação dada pelos governantes atenienses para vetar o voto feminino, cultura que se proliferou por todo território grego.

Além do veto ao voto, Netuno ainda promulgou que nenhum filho pertenceria ou teria o nome das mães, sendo que estas não poderiam jamais ser consideradas atenienses, isto é, medidas como cidadãos perante a sociedade. Neste sentido, a fúria de Poseidon está relacionada com a perda dos direitos às mulheres na cultura greco-romana.

ILÍADA e Poseidon

A obra Ilíada, feita por Homero, que retrata acontecimentos existentes antes da explosão da Guerra de Tróia, coloca Poseidon como deus das tempestades capaz de desmoronar costas e provocar nascentes com o poder do seu tridente mágico.

Dono da ilha Atlântida, Poseidon utilizava os terremotos para exercer a sua vingança. Quem cooperava com as suas vontades ganhava em troca um aliado supremo com caráter cooperativo.

Teve papel fundamental no auxílio aos gregos para vencer a Guerra de Tróia. Por outro lado, passou anos se vingando de forma direta de Odisseu, que feriu o olho de uma das crias dos ciclopes criados pelo deus grego.

Netuno estava presente na maioria das orações feitas pelos navegantes que rezavam em busca de ventos favoráveis e segurança nas viagens. Porém, o seu humor variável fazia com que cada viagem fosse incerta. Os sacrifícios mais tradicionais designados ao deus eram os afogamentos de cavalos.

A maioria dos trabalhados feitos pelos pensadores clássicos da Grécia Antiga aponta que Poseidon não foi um deus que conquistou sucesso nas suas diversas aventuras, ao contrário dos seus irmãos Zeus e Hades, todos conhecidos pela personalidade perversa que representa a própria herança de Cronos. Causou-se com a filha de Oceano e Tétis, Anfitrite, com quem teve seu filho principal, Tritão, senhor do abismo oceânico.

A trajetória de Netuno possui pouco nível de equilíbrio. Nunca se sabe quando o caminho indicado está correto ou faz parte de alguma armadilha do destino. A influência negativa de Poseidon representa o mesmo que entrar em algum barco sem direção, leme ou bússola.

O combate simbólico acontece com frequência entre vítima e salvador, duas peculiaridades de Netuno.

Outros Nomes: Ποσειδῶν, Poseidon, Poseidō, Possêidon, Posidão, Eptuno, Netuno ou Neptuno.

Caminhos de Netuno no Mapa Astral

O limite não está presente dentro das personalidades influenciadas por netuno. Quem tem a sua presença dentro do mapa astral deve viver sempre com algum ar de fantasia e ilusão, idealizando a imagem de perfeição no mundo. Algumas vezes se esquece de que somos seres humanos e estamos suscetíveis a erros por causa da capacidade ilimitada de seres imperfeitos.

Quem tem a energia de Netuno de forma positiva tem a sensação de estar com os olhos abertos e respiração imprecisa dentro dos rios e mares. Quando se vê, é quase impossível enxergar o caminho que está pela frente. A influência de Poseidon faz o ser humano ser crédulo até a ingenuidade.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Hey! This is kind of off topic but I need some guidance from an established blog. Is it very difficult to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick. I’m thinking about making my own but I’m not sure where to start. Do you have any points or suggestions? Cheers

    Get Original Nike Free Running 3.0 White 18 de Março de 2015 4:54 Responder
  • I’m not that much of a internet reader to be honest but your sites really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your website to come back in the future. All the best

    Buy Free Run +2 White Gray Womens 18 de Março de 2015 4:57 Responder
  • We stumbled over here from a different page and thought I may as well check things out. I like what I see so now i’m following you. Look forward to looking at your web page for a second time.

    Popular Air Max 95 360 Blue Gray Mens 18 de Março de 2015 6:27 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *