O nascimento de toda civilização é cheio de histórias e narrações sobre heróis, mitos e tantas outras curiosidades. Não poderia ser diferente, nos textos sobre a Antiga Grécia e a civilização romana, que nos transportam por uma viagem imaginária do Olimpo da Grécia até o Pantaleão dos romanos.
Mitologia Grega
Através dos mitos, os gregos contavam a história e deixavam mensagens para o seu povo. Sem a ajuda das explicações científicas para os fenômenos naturais ou fatos históricos, as narrações de origem imaginária, feitas oralmente, eram a principal fonte de informação.
As lendas e os mitos contados pelos gregos tiveram um significado tão forte na época e, com o passar dos anos, também, que muitas delas duram até os dias atuais e nos ajudam a entender a Grécia Antiga e sua civilização.
Os gregos da Antiga Grécia estavam sempre procurando explicação para tudo aquilo que os cercava. Com grande imaginação, esse povo foi capaz de criar titãs, centauros, ninfas, deuses e heróis. Conheça cada um deles!
- Os heróis eram seres sempre mortais, porque eram filhos de um imortal com um humano. Hércules é um exemplo.
- Ninfas, criaturas femininas que levavam alegria e felicidade. Elas moravam nos bosques ou nos campos.
- Sátiros são aquelas figuras com um corpo de homem, mas com patas de bode e chifres.
- Centauros: Metade homem, metade cavalo.
- Sereias: Metade corpo humano e a outra, corpo de peixe. Viviam no fundo do mar e atraiam os pescadores e marinheiros com o seu canto.
- Górgonas: Mulheres que mais pareciam um monstro. Medusa é o melhor exemplo delas.
- Quimera: Mistura de cabra e leão, que ainda soltavam fogo pelas ventas.
Uma personagem importante nas narrações contadas por eles, era a Pitonisa (sacerdotisa). Nos seus oráculos ela dizia o que estava acontecendo no presente e no futuro, usando explicações dos mitos para justificar os fatos. Uma das coisas mais importantes para manter harmonia ou chegar a um determinado objetivo era agradar uma divindade. Se um dono de comércio da Antiga Grécia queria atingir bons resultados, precisava agradar o deus Hermes, por exemplo.
O Minotauro
Falando de Mito, um dos mais populares da mitologia grega, até porque já foi tema de filme, é o Minotauro. Veja a história dele!
O Minotauro era formado por um corpo de homem e a cabeça de um touro. Ele vivia no labirinto na ilha de Creta. Era muito forte e despertava muito medo. O seu alimento eram 7 moças gregas e 7 rapazes gregos, que eram enviados para ele através do labirinto pelo rei Minos, porém, era o rei Egeu, que ficava encarregado de encontrar o “alimento” do Minotauro.
Muitos gregos fracassaram quando tentaram se livrar de Minotauro, uns mortos por ele, outros ficavam perdidos dentro do labirinto. A última tentativa do rei Egeu então, foi mandar o próprio filho, Teseu, para combater a tenebrosa criatura. Ele foi para missão carregando um novelo de lã, dado por Ariadne (filha do rei de Creta) e uma espada. Teseu não só conseguiu matar o Minotauro, como foi capaz de sair do labirinto graças ao novelo de lã, que foi usado para marcar o caminho de volta.
Veja agora uma lista com os principais deuses gregos! Lembrando que todos eles possuíam características dos seres humanos, como o ciúme e a inveja.
- Zeus: o deus maior, senhor do Céu.
- Afrodite: do amor, beleza e sexo.
- Poseidon: dos mares.
- Ártemis: da caça e da vida selvagem.
- Ares: da guerra.
- Atena: da sabedoria.
- Hades: dos cemitérios, do subterrâneo e das almas dos mortos.
- Hera: da maternidade e do casamento.
- Apolo: da luz e das obras de arte.
- Cronos: da agricultura.
- Hefesto: do fogo e do trabalho.
- Hermes: do comércio e das comunicações.
Mitologia Romana
Segundo a mitologia Romana, homens e deuses, deviam encontrar um equilíbrio para viver bem. Por isso, os homens deveriam, através de cultos e rituais, agradar os deuses, garantindo assim, proteção para o que fosse preciso. O nome dos deuses da mitologia romana são diferentes daqueles da mitologia grega, porém, a prática e a crença são semelhantes.
Existe uma grande diferença entre os romanos e os gregos. Os romanos não tentavam descobrir qual a origem dos seus deuses, obedeciam as orientações sem questionar e para garantir a harmonia entre eles.
Conheça os Principais Deuses Romanos:
- Baco – da alegria e do vinho.
- Ceres – da agricultura e da fecundidade da Terra.
- Diana – deusa da lua, da caça e da castidade.
- Juno – deusa protetora da mulher, do parto e do casamento.
- Júpiter – deus do dia.
- Marte – deus da guerra.
- Vênus – deusa do amor e da beleza.
Conheça o Mito de Perseu da Mitologia Grega
Filho de Danae (uma mortal) e de Zeus (o grande rei do Olimpo), Perseu foi lançado no mar ainda bebê junto com a mãe, numa arca de madeira, pelo avô Acrísio, que pensou em afogar a filha e o neto. A razão pela qual Acrísio queria matá-los, é porque foi avisado por um oráculo que seria morto pelo próprio neto, antes mesmo que esse nascesse. A primeira tentativa de evitar a tragédia foi aquela de trancar a filha e não permitir que ela se casasse, porém, Zeus conseguiu entrar na prisão disfarçado de chuva de ouro e uniu-se a Danae, e tiveram o filho Perseu.
A segunda tentativa de Acrísio também fracassou. Zeus soprou ventos favoráveis e consegui colocar a sua mulher e o filho a salvos na costa do mar. Os dois foram encontrados por um pescador em uma ilha, que os abrigou. Perseu cresceu e foi desafiado pelo rei da ilha a levar a cabeça da Medusa para ele, em troca de deixar a sua mãe em paz. O rei tentava ficar com a mãe de Perseu, que não estava interssada. Para proteger Danae, ele aceitou o desafio.
Perseu corria o perigo de transforma-se em pedra, porque quem olhasse para o rosto da Górgona Medusa terminava desse modo. Porém, com a ajuda do pai Zeus, Hades (rei do mundo subterrâneo) emprestou a ele um capacete que o tornava invisível. E mais, Hermes (mensageiro divino), deu a ele sandálias aladas e Atena, um escudo e uma espada. Com a ajuda recebida ele conseguiu decepar a cabeça da Medusa.
Na volta para casa, com a cabeça dentro de um saco, Perseu viu uma donzela na beira do mar, acorrentada. Seu nome era Andrômeda e passava por um sacrifício porque sua mãe tinha ofendido os deuses. Impulsionado pela beleza da donzela, Perseu a salvou usando a cabeça da Medusa, transformando o monstro que segurava Andrômeda em pedra.
Andrômeda o acompanhou até onde estava sua mãe, que para surpresa de Perseu tinha fugido do rei e estava no templo de Atena. Ele então, usou de novo a cabeça da Medusa para transformar todos os seus inimigos em pedra. E depois, deu a cabeça a Atena e tudo o que recebeu para ajudar na missão perigosa, devolveu aos deuses.
Perseu casou com Andrômeda e tiveram filhos, era uma família feliz. Mas, a previsão do oráculo foi confirmada. Perseu atingiu o avô com um disco acidentalmente, durante sua participação nos jogos atléticos. O vento muito forte foi o culpado da morte. Mesmo depois de saber que Acrísio tentou evitar a previsão do oráculo, matando filha e neto, Perseu abriu mão de governar o reino e fez uma troca com o rei de Argos. Onde construiu Micenas, uma cidade muito poderosa.
Deuses Gregos E Romanos
Neste post vamos listar para vocês alguns dos principais deuses gregos e romanos.
- Zeus: deus dos deuses, considerado o pai dos deuses e deus do céu.
- Hera: mãe dos deuses e a protetora dos deuses e das mães.
- Ares: deus da guerra.
- Afrodite: deusa do amor e da sexualidade.
- Atena: Deusa da sabedoria e justiça.
- Ártemis: deusa da caça.
- Deméter: deusa das colheitas
- Hefesto: deus do fogo.
- Hipnos: deus do sono.
- Hades: deus do submundo e dos mostos.
- Poseidon: deus dos mares.