Existem certas crenças populares acerca dos nossos amigos peludos. Verdade? Mentira? Vejamos alguns desses mitos aqui, e a sua respectiva verdade envolvida.
A Mordida e a Baba do Cachorro Transmitem a Raiva?
Parcialmente correto: Os animais com hidrofobia (ou raiva) salivam muito por não conseguirem engolir a própria saliva. Apesar de a doença ser transmitida através da mordida do cachorro, apenas os animais infectados transmite a raiva. Porém, a maioria dos cães não é portadora do vírus, principalmente os vacinados.
Eu Preciso Esperar minha Cadela ou Gata Entrar no cio, ou ter Filhotes, antes de Castrá-la
Mito. A castração precoce das fêmeas, antes do primeiro cio, reduz em 100% o risco de câncer de mama. Quanto mais cedo se castrar uma cadela ou gata, menor a chance de que elas desenvolvam esta doença.
A castração traz benefícios inegáveis à saúde da fêmea, como a erradicação do risco de piometra (infecção do útero, doença grave que pode provocar a morte do animal e é extremamente comum na idade avançada de cadelas e gatas), além de consistir na única forma de prevenção segura de ninhadas indesejadas. Todos os anticoncepcionais para cadelas e gatas podem falhar e causar doenças importantes, como as citadas acima.
Machos e fêmeas de caninos e felinos podem ser castrados a partir da 6º semana de vida. A remoção das gônadas (ovários, nas fêmeas, e testículos, nos machos) não interfere na saúde, desenvolvimento ou crescimento do animal.
Depois de Cruzar, meu Cachorro vai Ficar mais Calmo
Mito. Cada indivíduo possui um padrão comportamental único. A monta (ou cruza) apenas reduz momentaneamente a ansiedade de um animal não castrado na presença de fêmeas no cio. Sempre que um animal não castrado estiver na presença de fêmeas no cio, ele apresentará alterações comportamentais de ordem sexual, como agitação, ansiedade, perda de apetite e fuga, que em alguns casos resulta em atropelamentos, brigas com outros machos, doenças transmitidas pelo sangue ou saliva e até mesmo a morte. A melhor forma de abrandar essas alterações comportamentais indesejáveis é a castração.
O gato Ronrona Porque está Contente
Mito. Certos gatos em sofrimento também ronronam. O ronronar indica uma disposição social amigável e pode ser dado como sinal para, por ex., um gato veterano, informando que certo gato com problemas tem necessidade de amizade, ou pode constituir um sinal para o dono, exprimindo o agradecimento pela amizade obtida. O ronronar traduz um comportamento infantil. Os gatinhos ronronam a partir da primeira semana de vida e isso indica à mãe que tudo está bem com a sua prole. Já nos gatos adultos isso traduz uma certa dependência do contacto entre os donos e os gatos.
Gatos Transmitem Asma para as Pessoas?
Mito: Asma, bronquite, bronquite alérgica, bronquite asmática ou asma brônquica são doenças alérgicas, não transmissíveis. Crianças ou adultos portadores de asma podem ter crises ao entrarem em contato com os pêlos de gatos e outros animais. A pelagem ou os ácaros presentes nela são os responsáveis pelas crises.
Se eu não Tratar dos Dentes de meu Animal, ele Poderá ter Tártaro e até Doença Cardíaca
Verdade. Os animais também precisam de cuidados com a saúde bucal, como a nutrição adequada (de preferência um alimento comercial seco), escovação e limpeza profissional regulares, senão os resíduos alimentares acumulados sobre os dentes formarão placas bacterianas (que dão origem ao tártaro e à doença periodontal) que, uma vez ingeridas, podem causar doença cardíaca. Converse com seu veterinário a respeito de profilaxia bucal.
Filhotes não Podem Tomar Banho
Mito. Podem sim, mas como filhotes de cães e gatos não suportam bem mudanças de temperatura, não devem ser expostos ao frio ou calor excessivo antes dos 60 dias de vida. Se o filhote estiver muito sujo de fezes, óleo ou tiver alguma doença de pele, o veterinário poderá recomendar um banho rápido, com água morna, sabonete ou xampu neutro (ou medicamentoso, se necessário). Após o banho, o filhote deverá ser completamente seco.
Óleo Queimado é Bom pra Curar Sarna
Mito. Cobrir todo o corpo de um animal com óleo de veículos automotores ou qualquer outro produto contendo substâncias tóxicas pode provocar intoxicações, mas não necessariamente a morte da sarna. Há remédios adequados para tratar esta doença. Converse com seu veterinário e não medique seu animal por conta própria. Todos os remédios para combater sarna são potencialmente perigosos ao homem e ao animal, se usados incorretamente.
Os Gatos são Traiçoeiros: Quando se Oferecem de Barriga
Mito. O gato deita-se de costas oferecendo a barriga apenas a quem ele considera amigo íntimo. É como se o seu gato dissesse: “ eu mostro-te a minha barriga em demonstração da minha confiança em ti, por adoptar esta postura tão vulnerável na tua presença”. Mas uma coisa é mostrar, outra bem diferente é deixar acariciar! Nem sempre é seguro concluir que um gato nessa posição espera ser acariciado. Muitas vezes a resposta é uma violenta sapatada com as patas traseiras. A região abdominal é tão fortemente protegida que os gatos não apreciam contactos nessa zona. Por isso eles estabelecem um limite que os donos nem sempre entendem: podem ver, mas não devem tocar!
Os Animais de Raça Pura São mais Inteligentes que os Sem Raça Definida.
Mito. A inteligência dos animais é determinada por critérios objetivos, como a capacidade para aprender e de solucionar problemas. Essas características são herdadas – e, portanto é comum encontrar um determinado padrão de inteligência, não necessariamente alto, dentro de uma mesma raça. Isto não quer dizer, em absoluto, que os animais mestiços sejam menos inteligentes ou aptos ao treinamento, apenas representa uma incógnita que só será desvendada no decorrer do primeiro ano de vida, sobretudo na fase de socialização, que vai da terceira semana aos quatro meses de vida.
Todo animal é capaz de aprender se seu dono ou instrutor tiver paciência, persistência e carinho.
Os Gagatos só Vêm a Preto e Branco
Mito. Estudos recentes provaram que os gatos conseguem distinguir entre o vermelho e o verde, o vermelho e o azul, o vermelho e o cinzento, o verde e o azul, o azul e o cinzento, o amarelo e o azul e o amarelo e o cinzento.