Museus Brasileiros: Lista e Guia do IBRAM

Por vezes o senso comum diz que o Brasil não tem cultura. Talvez o pensamento equivocado e preconceituoso se modifica ao saber que existem três mil museus no território nacional de acordo com o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).

Destaques: Museus Brasileiros

01-Museu de Arte do Rio: Tem como objetivo abordagem transversal que abrange a história do Rio de Janeiro, os símbolos, a sociedade e os desafios por meio de curto e longo prazo exposições. A educação é outra prioridade.

Além da própria coleção formada por aquisições e doações também apresentam obras de algumas das principais coleções públicas e privadas no Brasil. Conforme recomendado pela UNESCO, o Museu de Arte do Rio é voltado para a comunidade.

Apoia a educação pública ao promover programa acadêmico que se desenvolve em parceria com universidades e secretarias de educação. Composto por dois edifícios ligados por meio de uma praça e passarela elevada com cobertura ondulada.

02-Museu Imperial de Petrópolis: Um dos mais atraentes pontos culturais no Rio de Janeiro. Localizado no centro histórico da cidade, já foi residência favorita do imperador Pedro II.

O apelo do museu pode ser atribuído ao próprio palácio, os objetos móveis e arte que pertenciam à família do imperador, incluindo as joias e os arquivos consistindo de 250 mil documentos originais que datam do século XIII ao início do século XX.

Construído entre 1845-1862 para ser residência de verão, o palácio é considerado a origem do nome da cidade para o imperador e seu pai, Pedro I. Em 1830, ele comprou a fazenda onde o palácio foi construído.

03-Museu Afro Brasil: Estabelecido na cidade de São Paulo, conta com mais de 3.000 obras que destacam sobre a importância dos negros brasileiros na criação da cultura nacional, do patrimônio e da identidade.

O museu, que foi inaugurado em 2004, graças a uma parceria entre as iniciativas públicas e privadas, mostra parte de uma coleção acumulada ao longo de 20 anos. Em 2011, na comemoração ao Dia da Consciência Negra, o museu inaugurou estátua de 2,2 metros de Zumbi, o líder guerreiro do Quilombo dos Palmares, importante comunidade de escravos que fugiam da exploração.

A coleção no Museu Afro Brasil representa seis grandes temas: África, trabalho e escravidão, sagrado e profano, religiões afro-brasileiras, história e arte. A coleção do museu rico se apresenta a partir de ícones tribais africanos à arte contemporânea. Fotografias iniciais de negros brasileiros também são destaques.

04-Museu da Cachaça: Inaugurado em uma das cidades líderes na produção de bebida destilada com a assinatura do Brasil: Salinas, Norte de Minas Gerais. Conhecida pela qualidade da sua cachaça artesanal. Rótulos premiados, como Anísio Santiago, começaram no ano de 1946.

Oswaldo Santiago continua a tradição da família, estava à frente de uma disputa de 10 anos com uma empresa de rum sobre o direito de usar o nome Havana, que terminou com a vitória da família Santiago, em 2011. Cachaça de Havana, produzida a partir de cana Java, se manteve inalterada por mais de meio século, reconhecida como patrimônio imaterial de Salinas (2006).

05-Memorial do Imigrante: Localizado no Brás, bairro de São Paulo, cuja origem está associada à chegada de trabalhadores italianos e famílias no século XIX. Construído entre 1886 e 1888. O museu é um dos membros fundadores da UNESCO e também membro da Organização Internacional para as Migrações.

As exposições no Memorial do Imigrante ajudam a contar a história da imigração no Estado de São Paulo, capital, através de fotografias e objetos. As rotas oceânicas tomadas por navios dos imigrantes são visíveis em enorme globo com movimento de navegação que lembra o convés do navio.

Fotografias retratam saga dos imigrantes: A chegada em Santos e Rio de Janeiro, os trens que transportavam café para o porto e levavam imigrantes para as fazendas, a vida diária nas fazendas de café e as atividades culturais.

Todos os anos, em junho, o Memorial recebe o Festival do Imigrante. Mais de 30 nacionalidades participam do evento no pátio do Memorial do Imigrante. Um grande volume de informações históricas está disponível no Memorial do Imigrante. A biblioteca é aberta ao público em geral e está livre para consulta.

Nos arquivos, há 109 livros de registro (1882 – 1930) em microfilme que remonta à sede dos Imigrantes em prédio no Bom Retiro, outro bairro de São Paulo. Testemunhos representam parte importante dos arquivos. O Memorial recolhe informações também em arquivos digitais e vídeos.

Guia dos Museus Brasileiros

No site do Ministério da Cultura internautas podem acessar o Manual dos Museus Brasileiros que foi feito conforme o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).  Existem não apenas as indicações dos endereços como também dados de adicionais referentes às três mil instituições cadastradas.

Natureza administrativa, infraestrutura para receber estrangeiros, níveis de acesso, tipos de acervo, horário de funcionamento e endereço são informações conquistadas de modo claro. No sentido de facilitar o acesso o material foi dividido de acordo com as regiões brasileiras:

Dentro do sistema de informações os internautas podem acessar dados de museus que foram renomeados, incorporados e extintos. As informações estão organizadas no sentido de facilitar a pesquisa dos usuários. As instituições ficam divididas de acordo com a região, município e estado. Dados citados são indicados de acordo com as legendas. No final da publicação o índice remissivo se relaciona com os termos das instituições.

Especialistas indicam que esse representa o mais completo trabalho referente ao Cadastro Nacional de Museus. Na prática consiste no primeiro produto editorial da instituição pública. Governo tem perspectiva de que o documento ajude no acesso público de turistas nos acervos brasileiros. A versão impressa completa possui seiscentas páginas e está em distribuição por museus com nome na lista. Interessados podem reproduzir o conteúdo sem maiores problemas desde que citem a fonte.

Museus da Região Sul: link

Museus da Região Sudeste: link

Museus da Região Centro-Oeste: link

Museus da Região Nordeste: link

Museus da Região Norte: link

Atenção! Centros de cultura e museus que querem atualizar as informações que existem na publicação precisam encaminhar conteúdo informático ao e-mail: cnm@museus.gov.br

Maiores informações no telefone: (61) 3521.4034

E-mail: ascom@museus.gov.br

Clique aqui e confira mais conteúdo informativo sobre os Museus Brasileiros!

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *