A população é dividida em tribos ou grupos e um dos grupos que existem aqui no Brasil é a tribo dos ciganos. Poucos sabem ao certo como começou a cultura dos ciganos e como os mesmos se caracterizam, mas vamos ver um pouco dessa cultura tão interessante e instigante.
Origem dos Ciganos
Como dissemos, poucos sabem ao certo as origens de todas as histórias do povo cigano. Reza a lenda que os ciganos tem sua origem da Índia e que chegaram no Brasil logo na segunda metade do século XVI. Vieram para cá após serem expulsos de Portugal como degredados.
Essa degredação ocorreu quando os ciganos foram acusados e, após o júri decidir a condenação, por motivos pessoais não ficaram lá, sendo transportados para a colônia. A data mais provável para sua chegada em território canarinho é por volta das décadas de 1560 e 1570.
-
Por Que Os Portugueses Degradaram Os Ciganos
O Brasil já era colônia de Portugal e precisava ser popularizado. Como os portugueses não obtiveram êxito ao tentar integrá-los à sociedade, resolveram enviar vários ciganos com suas famílias para o Brasil, depois destes terem passado pela África. Mesmo sendo considerados perigosos (por roubaram e coisas do tipo), os portugueses preferiam que a sua colônia fosse povoada pelos ciganos do que pelos índios que já residiam aqui. Eles esperavam que os ciganos povoassem a área que atualmente é o nordeste brasileiro.
Degradação de Portugal
Com o intuito de povoar o sertão central brasileiro, Portugal começou a estabelecer regras e leis para que pudessem enviar os ciganos para cá sem maiores problemas. Há registros históricos que comprovam as leis criadas e que mostram como os portugueses se mostravam superiores aos ciganos.
Os portugueses criavam leis que davam um prazo de, por exemplo, 4 meses para que os ciganos se integrassem à sociedade, caso contrário seriam expulsos da terra.
Na mesma lei é dito que, caso a lei não fosse cumprida eles seriam degradados para Bahia ou para outras capitanias como Maranhão, Pernambuco ou até mesmo o Rio de Janeiro.
Características dos Ciganos
Em alguns livros podem ser encontrados textos falando sobre o comportamento e as características dos ciganos. Eles andavam sempre em bando, sejam esses muito ou pouco numerosos. Os ciganos trabalhavam quase sempre com pilhagem, compra e venda de cavalos ou eram caldeireiros ambulantes.
Uma característica bem peculiar dos ciganos era a residência que não era fixa. Aonde quer que chegassem, os ciganos levantavam suas tendas e saíam em busca de trabalho nos arredores. Os homens preferiam os trabalhos que em sua maioria eram na área de consertar objetos de latão ou de cobre.
Já as mulheres, que eram mais importunas, astutas e minimamente loquazes, preferiam trabalhar com a técnica de fazer a leitura das linhas das mãos, predizendo a sorte ou o azar do indivíduo, sendo pagas com qualquer remuneração. Outro trabalho que começou com as ciganas foi a questão de pedir dinheiro, apenas, sem um trabalho em troca (ou, como diziam à época, esmolar).
Cultura Cristã
Os ciganos se diziam cristãos, porém eles batizavam seus filhos várias vezes (o que vai contra às culturas cristãs). Eles batizavam seus pequenos várias vezes como um laço armado aos favores dos seus compadres, aumentando assim a proteção.
Movimentação Cigana
Documentos comprovam que em determinado período histórico houve um aumento populacional cigano na Bahia. Salvador (capital da colônia, na época) tornou-se uma cidade muito importante para os ciganos.
Como já dissemos, os ciganos eram nômades. Em busca de outros locais para ganhar a vida, muitos deles partiram em direção a Minas Gerais, o que causou um grande desconforto nas autoridades da época. Essas autoridades tentaram de várias formas impedir a presença dos ciganos nesses territórios pelos mesmos serem considerados malcriados e desobedientes.
Há documentos datados do século 18 que comprovam a presença dos ciganos em São Paulo. Esses documentos (geralmente, notícias) informam a solicitação às autoridades da cidade para que os ciganos fossem expulsos da cidade dentro de 24 horas. A população não gostava da afeição dos ciganos por jogos e algumas outras atividades.
Atualmente são poucos os ciganos que moram no Brasil que são nômades.
Atividades Ciganas
Há registros que um grupo de ciganos recebeu D. João VI na sua vinda para o Rio de Janeiro, em 1808. Esse grupo era composto por artistas que tinham a tarefa de distrair a corte portuguesa.
Nova Movimentação Cigana
Quando houve a Primeira Guerra Mundial houve uma nova movimentação cigana. Muitas famílias ciganas saíram da Europa, principalmente do Leste Europeu, e imigraram para o Brasil.
Ciganos Atuais
Segundo dados de 2010 do IBGE, existem, atualmente, no Brasil cerca de 800 mil ciganos. O IBGE mapeou onde há acampamentos ciganos. Nesse mapeamento consta que os ciganos residentes atualmente aqui se encontram principalmente no litoral do brasileiro (Nordeste, Sudeste e Sul). Os ciganos continuam preferindo ainda o litoral baiano. Não foi encontrado nenhum acampamento cigano nos estados de Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia (estados sem litoral). Atualmente eles vivem em tendas de lona que são montadas em terrenos baldios.
Como no princípio, os ciganos continuam vivendo da leitura da mão. Outra atividade que eles exercem para ganhar dinheiro é o comércio, o que os obrigou, indiretamente, a deixarem de ser nômades.
Mesmo sendo mais civilizados do que antigamente, os ciganos são em sua maioria analfabetos e não contam com nenhuma ajuda do governo, seja para educação ou para a saúde.
A maior comunidade cigana no Brasil encontra-se na Paraíba e não é nômade. A comunidade encontra-se a 420 km de João Pessoa. Por questões de sobrevivência eles deixaram de lado o nomadismo e fincaram raízes há mais de 25 anos. Essa comunidade é composta por mais de 200 famílias que moram em casas simples, de alvenaria ou taipa e vivem condições precárias.
Os ciganos chegaram ao país quando o mesmo foi “descoberto” pelos portugueses e mesmo assim são considerados um povo à parte do nosso. Muitos programas de assistência social não são disponibilizados a eles e só em 2002 que foi começado a discussão para incluir os ciganos nesses tais programas.
Os ciganos começaram a ganhar seus direitos ao serem incluídos na classificação de minorias étnicas e ao ganharem o dia nacional do cigano (dia 24 de maio). Essas pequenas conquistas são apenas os primeiros passos para um reconhecimento há muito esperado por essa população.
Ciganos Portugueses No Brasil
Os ciganos chegaram ao Brasil em meados do século XVI, depois de serem expulsos de Portugal como degredados.
Desde de sempre os ciganos passaram e ainda passam por um forte preconceito, mesmo com tantas evoluções, eles ainda são bem vulneráveis. Além dos seus pensamentos completamente diferentes da sociedade existiam também alguns outros diversos fatores que levam a discriminação.
Acreditamos que muita coisa ainda irá mudar a respeito dessas pessoas e a esperança é que a discriminação não exista mais.
De Onde Vieram Os Ciganos?
Mesmo com alguns estudos, a origem dos ciganos ainda acompanha um grande mistério. Dentre suas diversas histórias, lendas e contos não existe uma só que confirme de onde surgiu a existências desses povos.
Algumas pessoas afirmam que os ciganos surgiram na índia, por conta do idioma falado por eles serem bem parecidos. Um ponto bastante importante e que mais chama atenção é a crença forte deles, que condiz com o único Deus criado ‘’Devel’’, e esse fato tem coincidência com os povos semitas.
gostei das informações,bem objetivas e precisas simples e diretas,obrigado.
Does your blog have a contact page? I’m having a tough time locating it but, I’d like to shoot you an email. I’ve got some suggestions for your blog you might be interested in hearing. Either way, great blog and I look forward to seeing it expand over time.
I am really enjoying the theme/design of your weblog. Do you ever run into any browser compatibility issues? A number of my blog readers have complained about my blog not working correctly in Explorer but looks great in Opera. Do you have any recommendations to help fix this problem?
Hello there! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog. Is it very hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick. I’m thinking about setting up my own but I’m not sure where to begin. Do you have any tips or suggestions? Thank you
Wow that was unusual. I just wrote an very long comment but after I clicked submit my comment didn’t appear. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Regardless, just wanted to say great blog!