A sereia é um ser oriundo da mitologia, que segundo os relatos de escritores e poetas tem parte do corpo como mulher e outra parte como pássaro ou peixe. Conforme a mitologia, as sereias tinham o corpo de metade pássaro e metade mulher.
As sereias traziam consigo a simbologia dos perigos encontrados no mar, que podiam levar o homem a morte, pois conforme as historias, o canto da sereia seduzia os homens para que estes entrassem no mar e morressem afogados.
No caso da imagem da sereia como metade mulher e metade peixe surgiu no ocidente (cultura nórdica), substituindo para eles o mito de metade mulher e metade pássaro, de forma que criou uma imagem moderna para a explicação do mito e associada aos mares onde elas representavam perigo.
As sereias são seres que se destacavam por sua grande beleza (as sereias eram lindíssimas) e por seu belíssimo canto, que encantavam e conquistavam os homens de forma que esses se jogavam no mar para seguir as sereias e acabavam morrendo afogados.
Existe a correlação do mito da existência das sereias com o fato de na antiguidade existirem animais com características similares as sereias e que foram classificados na categoria de animais sirênios.
Os animais sirênios são mamíferos marinhos e uma das espécies conhecidas é o peixe-boi.
Portanto, a sereia é um personagem sobrenatural que tem suas historias contadas pelas fabulas que sustentam as lendas existentes.
A Sereia e A Morte
Além de estarem associadas aos perigos e as mortes que aconteciam nos mares, na antiguidade as sereias eram seres invocados no momento da morte, tanto que existiam inúmeros sepulcros que tinham imagens e estatuas de sereias.
A imagem da sereias é ligada a morte, pois as pessoas acreditavam que as sereias seduziam um homem para conduzi-lo a morte.
Conforme a mitologia grega, a imagem das sereias também está associada a ocorrência de desastres e tempestades.
O Canto das Sereias
O canto é um dos símbolos marcantes das sereias. Elas faziam uso do canto (conforme a mitologia, belíssimo) como uma forma de atrair e enfeitiçar, principalmente os homens, para que estes saíssem em sua busca e morressem afogados.
O canto das sereias funcionava como uma arma de sedução que acabava enganando as pessoas, tanto que nos dias atuais, existe a expressão cair no canto da sereia, que tem o significado de ter sido enganado.
A Paternidade e a Maternidade das Sereias – A Origem das Sereias
Conforme os estudos existem 03 sereias na antiguidade: Leucotea (a sereia deusa branca), Ligia (a sereia de voz clara) e Parténope (a sereia virgem).
De acordo com os estudos, essas 03 (três) sereias, tem sua origem paterna vinda de Aqueloo, que é tido como o mais antigo Deus das águas do ocidente, é chamado de pai das sereias.
No entanto, a origem materna das sereias não apresenta um consenso. Uma das versões sobre a origem das sereias é que Aquello teve uma parte do seu corpo arrancada por Hercules, quando os deuses travavam uma briga por Dejanira, e do sangue que se derramou surgiram as sereias. Essa versão tem relação e proximidade com a forma de surgimento de outras figuras da mitologia, como as deusas Atená e Afrodite, que tem sua origem sem a presença materna.
Em outra versão, as sereias são filhas de Aqueloo com uma das musas da antiguidade: Melpômene, Estérope e Terpsícore.
A Sereia Santa
Conforme as historias e crônicas existentes, no ano 558, alguns pescadores irlandeses escutaram o canto de uma sereia e saíram para pesca-la.
Nessa empreitada, eles conseguiram pescar uma sereia que tinha o nome de Liban. A sereia foi colocada em um aquário e viveu como um peixe neste aquário por aproximadamente 300 (trezentos) anos. Liban desejava muito viver livre novamente e alguns monges da região resolveram lhe conceder a liberdade, no entanto, a batizaram no ritual cristão, lhe concedendo o nome de Murgen – que significa nascida do mar.
Depois de conseguir sua liberdade, Murgen (Liban) desejou morrer como forma de conseguir a salvação de sua alma. E desde o dia de sua morte, ela ficou conhecida como Santa Murgen, chegando inclusive a aparecer no santoral irlandês. Inclusive, diversos milagres foram atribuídos a intercessão da santa.
As Sereias e O Folclore Brasileiro
A existência das sereias no folclore brasileiro é oriunda da absorção da cultura e de algumas lendas vindas da Europa através do processo de colonização. As pessoas acreditavam que as sereias apareciam com o objetivo de seduzir os pescadores e os navegadores, de forma que eles se jogassem ao mar e morressem afogados.
Muitas pessoas associam a sereia com a mãe d’água, com iemanjá (divindade máxima das águas) e com Iara (rainha dos rios), estando associada a cultos e crenças populares.
Os Relatos de Combate ao Canto das Sereias
As informações sobre as sereias remontam desde a antiguidade, e com relação a combates contras as sereias, os gregos narram que existem 02 (duas) pessoas que saíram vitoriosos com relação ao canto da sereias:
a) Existe o famoso episodio da Odisseia de Homero, onde Ulisses na sua tentativa de retornar à Itaca, precisa passar pela região onde habitavam as sereias. Para conseguir êxito na travessia, Ulisses segue os ensinamentos de uma feiticeira (Circe) que diz para ele fosse amarrado junto ao mastro do barco (para não se jogar ao mar, para seguir as sereias e morrer) e os marinheiros ficassem com os ouvidos fechados com cera para não ouvir o canto das sereias.
Seguindo as instruções, Ulisses chega a ser seduzido pelo canto das sereias, mas os marinheiros com os ouvidos tapados com cera, não o libertam, assim, Ulisses consegue voltar para casa e guardou consigo a experiência de ter sofrido ouvindo o canto e o encanto das sereias enquanto estava preso no mastro do navio. A mitologia afirma que as sereias decepcionadas por não terem conseguido suplantar um simples mortal como Ulisses, acabaram se afogando no mar e morrendo;
b) Outro relato conhecido da presença das sereias é onde Orfeu (Deus Grego da música e da poesia) sai na expedição dos Argonautas e se encontram com as sereias. Nesse encontro Orfeu se coloca a cantar e a tocar uma música extremamente bonita e doce, que consegue superar o fascinante canto das sereias. Com isso Orfeu conseguiu salvar os seus companheiros de viagem.
Considerações Finais
As sereias são seres cercados de historias e crenças e que estao intimamente ligadas a mitologia grega, que é uma forma de dar vida e representação a fenômenos e crenças sobrenaturais que existiram em uma antiguidade remota, mesmo sem a comprovação física da existência desses seres.