A cultura urbana surgiu nos subúrbios americanos, com o intuito de combater a exclusão social, o racismo, e a crise econômica de 1929, com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque. Desde os anos 70, a cultura urbana se fundiu com o hip hop. O movimento tem um papel social importante, pois representa os segmentos marginalizados, estimula o exercício da cidadania, quebra preconceitos e uni forças.
Vertentes Da Cultura Urbana
Grafite
A origem da palavra grafite vem do italiano graffiti, que significa “escrita feita com carvão”, é usada para denominar inscrições feitas em paredes desde o Império Romano. No final da década de 60, jovens do Bronx (bairro de Nova Iorque) destacaram esse gênero artístico que utiliza tintas spray. Toda inscrição caligrafada e gravação (desenho) feita em locais considerados irrelevantes para o gênero, são denominados como grafite. Em 1968, houve um movimento contracultural, onde os muros de Paris foram usados como telas para a prática do grafite, contribuindo para a generalização mundial.
Aos poucos foi perdendo o status marginalizado e atualmente é reconhecido como forma de expressão, apesar de ser uma arte exposta em diversos museus de arte, alguns ainda discordam e intitulam como pichação, e consequentemente um ato criminoso. O grafite é bem mais complexo que uma pichação, porém a maioria dos grafiteiros já foram pichadores. É a arte visual específica da street art / cultura urbana, que destaca o aproveitamento de espaços públicos, com a intenção de interferir diretamente na rotina urbana.
Alguns Termos e Gírias
- 3D: Tridimensional, com brilho e sombra nas letras.
- Asdolfinho: Estilo americano que destaca a pintura animal.
- Bite: Cópia.
- Bombing: Feito rapidamente e com letras simples.
- Bubble style: Letras arredondadas e simples, considerado o estilo mais presente no gênero.
- Characters: Retratos e caricaturas.
- Cross: Pintar ou assinar por cima do desenho de outra pessoa.
- Fill-in: Preenchimento das letras.
- Inline: Contorno das letras.
- King: Artista respeitado e admirado.
- Roof-top: Grafite feito em lugares altos, como telhados e outdoors.
- Spot: Local onde é feito o grafite.
- Tag: Nome ou apelido do artista.
- Toy: Oposto do king, artista novato.
- Wild style: Letra quase ilegível, um dos primeiros estilos usados.
- Writer: Escritor de grafite.
Street Dance
Também conhecida como dança de rua, usa uma linguagem parecida com a da mímica, e usa movimentos acrobáticos coreografados e da ginástica olímpica (saltos), que explora o contato do corpo com o chão. Em 1967, o DJ Kool Herc lançou a dança inspirada no funk americano, o breaking é uma das vertentes, e foi sucesso no mundo todo em 1981. No Brasil, foram incorporados dois estilos distintos, o street dance da cultura hip hop, e o street dance dos estúdios de dança.
Características:
- Trabalha a coordenação motora;
- O ritmo estimula movimentos intensos nos braços e pernas;
- Musicalidade, batidas fortes e marcantes.
Alguns Estilos de Dança Que Constituem O Street Dance:
- Breaking;
- Popping;
- Locking;
- Krumping;
- Waacking;
- House dance;
- Vogue;
- Street Jazz / Jazz-Funk;
- Stilleto;
- Freehand Glowsticking;
- Disco;
- Waving;
- Ticking;
- Body waving;
- Animation;
- Freestep;
- Melbourne Shuffle;
- Tecktonik;
- Hardstyle;
- Jumpstyle;
- New style e;
- Hip Hop.
StreetBall / Basquete De Rua
O que vale é ter estilo, na maneira de jogar e nas roupas e acessórios usados. Diferente do basquete tradicional, o jogo é realizado ao som de rap, na metade de uma quadra ao ar livre, utilizando apenas uma cesta, e com três jogadores (chamados de ballers) em cada time. As regras priorizam a força, ousadia e improvisação. Esse tipo de jogo teve origem nos guetos de Nova Iorque, tem uma ligação com o rap e o hip hop, e milhares de adeptos no Brasil.
Muitos jovens de comunidades carentes – tanto no exterior como no Brasil – exergam essa modalidade esportiva como uma maneira de fugir da criminalidade e da pobreza. Alguns jogadores bem sucedidos do basquete de quadra iniciaram suas carreiras e foram descobertos através da modalidade de rua, que dá liberdade de expressão, criação e improvisação de jogadas, valorizando a habilidade e a criatividade do atleta.
Principais Jogadas
- Crossover: Principal jogada, que consiste num corte simples com impulso forte, que quebra a defesa.
- Caneta: Jogar a bola entre as pernas do oponente.
- Hurricane: Parece um passo de dança, pois a bola é passada por trás, da direita para a esquerda.
- Hypnotize: Bater a bola por trás, passá-la por cima do adversário e enganá-lo como se ainda estivesse com ela.
- Freestyles com as mãos: Também conhecida como handles ou moves, é uma jogada mais lenta.
Hip Hop
Gênero musical que surgiu nos anos 70, nas comunidades jamaicanas, latinas e africanas da cidade de Nova Iorque. O criador do movimento (Afrika Bambaataa) estabeleceu quatro vertentes da cultura hip hop: Rap; Djing; breakdance e; grafite. Os guetos onde o hip hop foi originado enfrentavam problemas sociais, como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, infra-estrutura precária e sistema escolar defasado. Pilares do Hip hop: DJ (Disc-jockey); Rap; Beat box; MC (Master of cerimonies); Break dance; Grafite; Dança e; Moda.
Os jovens se dividiam entre a diversão nas ruas dos bairros, e o ingresso nas práticas criminosas. Os confrontos entre gangues era constante, e quase sempre motivados pelo domínio territorial. As gangues eram opressoras, as regras eram impostas e deveriam ser seguidas rigidamente.
Os Dj’s Afrika Bambaataa, Kool Herc, Grand Master Flash, GrandWizard Theodore, GrandMixer DST, Hollywood e Pete Jones, participavam de manifestações artíticas de rua (música / dança / poesia / pintura), e começaram a organizar festas – chamadas de Block Parties – onde as expressões culturais eram o destaque.
A intenção de Afrika Bambaataa era que os membros das gangues participassem das festas, para participarem de competições de danças e abandonarem o mundo do crime. Em 1973, foi criada a organização “Zulu Nation” no bairro do Bronx. O objetivo principal era ajudar os jovens suburbanos e combater a violência, surgiu também as batalhas pacificadores entre as gangues, que consistiam em disputas artísticas. O Eletrofunk – que tem influência do Freestyle – surgiu quando Afrika Bambaataa decidiu criar uma batida inspirada no techno.
O hip hop surgiu no Brasil nos anos 80, e tem como berço a cidade de São Paulo, e tendo como locais de concentração e encontros a rua 24 de maio e o metrô São Bento. Alguns artistas e grupos de destaque: Thaíde; DJ Hum; Styllo Selvagem; Região Abissall; Nill; Sérgio Riky; Defh Paul; Mc Jack; Racionais Mc’s e; Rappin Hood.