A infância é uma das etapas mais importantes na formação da personalidade de uma pessoa. É até os cinco anos que a memória de crianças está mais apta a guardar e captar informações. Autores desenvolveram teorias sobre a importância da infância na formação de uma pessoa, com destaque paras as teorias de Sigmund Freud.
Segundo o pai da psicanálise, alguns comportamentos já na fase adulta são reflexos de repressões provenientes da infância. É nesta fase que muitos traumas, medos são adquiridos e, em muitos casos, só são percebidos futuramente. O tratamento muitas vezes não é simples, requer a ação de psicólogos e longas terapias.
Por isso, a infância é objeto de estudo de diversos ramos da psicologia. A Psicanálise possui destaque nestes estudos. A Psicologia Infantil também vem ganhando relevância na sociedade atual, em um cenário no qual os pais estão cada vez mais ocupados com emprego e sobra menos tempo para dedicar ao conhecimento, educação e formação dos filhos, o que pode implicar consequências comportamentais futuras.