A Mona Lisa

Um dos quadros mais famosos em todo o mundo é o de Mona Lisa, sendo um dos retratos mais emblemáticos da história da pintura. Esse quadro foi pintado por Leonardo da Vinci no século XVI, entre os anos de 1503 e 1506, e entrou para a coleção de quadros da corte Francesa e mais tarde é uma obra que faz parte até hoje das obras encontradas e expostas em um dos museus mais famosos, o Museu do Louvre. O quadro é um óleo pintado sobre a madeira e tem uma dimensão de 77 cm por 53 cm (apesar de parecer bem maior do que é nas fotos que vemos pela internet!).

O nome da mulher do quadro Mona Lisa é Lisa del Giocondo, mulher de Francesco del Giocondo, importante figura na sociedade de Florença, mas há outras hipóteses que diz que a modelo do retrato seria Isabel de Aragão, a Duquesa de Milão ou ainda que esse retrato seria Leonardo da Vinci vestido de mulher. Mas a hipótese mais aceita é ser Lisa del Giocondo. Um dos motivos dessa obra ser tão conhecida e tão famosa é devido ao sorriso enigmático da modelo que está posando para o retrato. Essa obra já foi tema de diversas discussões, pesquisas, teorias e estudos no mundo e há análises sobre cada parte da obra. Podemos observar na obra que o sorriso da modelo é uma das coisas que mais chamam a atenção, pois há um tom duvidoso de felicidade, é um sorriso ambíguo que faz o admirador da obra parar e analisar os detalhes na busca de tentar concluir o sentimento ali colocado. O sorriso do quadro foi analisado por sistema de computador que reconhecem emoções humanas através de imagens fotográficas. Nessa análise sugeriu resultados de medo, angústia e incômodo no sorriso, mas o maior percentual dos traços da face sugerem felicidade no rosto do quadro Mona Lisa.

O que contrasta com o sorriso do quadro é o olhar de Lisa del Giocondo, que produz um efeito de ótica de olhos que interrogam e nos seguem de todos os ângulos. A postura da modelo parece mostrar um pouco de conforto misturado com formalidade ao se observar que mantem uma postura, mas ao mesmo tempo está acomodado com seu braço esquerdo recostado na cadeira. Ao fundo da obra vemos uma imagem que remete a natureza, algo que foi pintado conforme imaginário do artista, composto por rio, algumas montanhas.

O quadro de Mona Lisa já sofreu um pouquinho com esse tempo todo. O quadro já foi roubado e foi questionado até mesmo que o autor desse roubo seria Pablo Picasso, não tão famoso na época ou Guillaume Apollinaire. Sem provas os dois foram liberados pela polícia.  Algum tempo depois o quadro foi encontrado na Itália e ai foi possível recuperá-lo e voltar para o museu do Louvre. No ano de 1956 o retrato sofreu mais um pouco quando a sua parte inferior foi danificado por uma pessoa que joga ácido e para arrumar e restaurar levou um bom tempo. Nesse mesmo ano que jogam ácido um boliviano atirou uma pedra no quadro e isso resultou na perda de uma partícula de pigmento que mais tarde é refeito.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *