Cultura: Museus Ao Redor Do Mundo E No Brasil
A cultura dos museus ao redor do mundo é muito valorizada, inclusive em muitos países algumas das atrações turísticas mais procuradas e visitadas são exatamente os museus, no entanto, aqui no Brasil não é exatamente isso que se vê. Já que não temos um costume do povo brasileiro de valorizar a cultura, muitas pessoas inclusive desdenham da cultura e até da própria história do Brasil. Existe aquele ditado que o problema na educação não é um problema, mas sim um projeto, pois um povo que não tem uma boa base educacional, um bom sistema de ensino, não conhece a sua própria história como deveria, consequentemente não a valoriza e ao longo do tempo passa a reproduzir qualquer coisa que escuta por aí.
O ponto principal é que a falta de valorização pelos incríveis museus que temos no Brasil, é consequência de um longo período de falta de valorização pelo ensino no nosso país, principalmente quando se fala de ensino público. O que acontece é uma grande bola de neve que vai se acumulando geração após geração, já que pais que não foram incentivados a acreditar na educação, muitas vezes vão criar filhos que não são incentivados a acreditar na educação, o que produz crianças sem interesse pelos estudos, sequer os estudos principais de língua portuguesa e matemática, muito menos os estudos com menos horário no currículo, como a história e geografia, que são erroneamente tratadas como estudos secundários.
Inclusive todo o currículo escolar das escolas no Brasil, em especial das escolas públicas, é feito de forma a desvalorizar a história do nosso próprio povo. Vamos citar um exemplo, o Brasil é um país que foi por séculos colônia de Portugal, altamente explorado pelos europeus, onde trouxeram milhões de escravos vindo da África e onde os próprios nativos daqui que são os índios foram massacrados por séculos e ainda são em pleno século XXI, quando a gente imaginava que o mundo já ia ter muito progresso, mas em certos pontos parece que só andamos para trás, diante de tudo isso o que é que vemos na escola? Estudamos os acontecimentos pela ótica europeia, que nem de longe é a nossa ótica dos fatos como povo brasileiro, crescemos praticamente sem conhecer os massacres e o sofrimento do verdadeiro povo brasileiro.
Dito tudo isso, é compreensível a falta de interesse e de valorização por parte dos brasileiros, para as suas instituições de cultura, em especial para os museus, ainda que temos aqui unidades excepcionais, que fazem jus aos melhores museus do mundo. Ao contrário do que acontece no Brasil, em países mais desenvolvidos o hábito de ir ao museu é muito difundido nas sociedades, tanto que alguns museus em países desenvolvidos estão entre as atrações mais procuradas em todo o mundo, um exemplo disso é o Museu do Louvre que está localizado na cidade de Paris na França, e que recebe milhões de pessoas todos os anos, incluindo turistas internacionais e os próprios cidadãos franceses.
Os Principais Museus Do Brasil
Como já mencionado anteriormente, o nosso país conta com incríveis unidades culturais espalhadas por todo o seu território, sendo assim é praticamente impossível escolher qual seria o melhor entre eles, por isso aqui reunimos alguns dos principais, dos mais reconhecidos e aclamados por profissionais nacionais e estrangeiros e vamos falar um pouco mais sobre cada um deles para vocês.
Vamos começar falando sobre o incrível Museu da Língua Portuguesa que está localizado na cidade de São Paulo capital. Esse museu tem acesso a partir da estação da Luz no metrô de São Paulo. Esse museu é muito importante porque trata principalmente das particularidades da nossa língua, ele tem a sua parte mais convencional e a sua parte mais interativa, cheia de recursos áudio visuais modernos e inovadores. A proposta do museu é um estudo sobre o nosso idioma, assim como considerar a influência das culturas sobre o português falado aqui hoje, que é bem diferente do português falado em Portugal, tal como também tem variações do português falado por exemplo em Angola, onde a língua portuguesa também é oficial. O museu traz a reflexão sobre a nossa língua e as nossas particularidades brasileiras.
O segundo museu que vamos citar aqui é a Pinacoteca do estado de São Paulo, que como o seu nome já diz está localizada na cidade de São Paulo, curiosamente bem em frente ao museu da Língua Portuguesa. A Pinacoteca é uma obra de arte a começar pelo seu prédio, feito de tijolinhos a mostra e que é uma verdadeira obra de arquitetura. A proposta do museu, é principalmente trazer ao público o contato com a arte contemporânea, com esculturas de artistas contemporâneos e modernos, aborta também a arte moderna. Uma curiosidade é que quando a Pinacoteca foi criada no final do século XIX (com isso sendo o mais antigo museu de artes em todo o estado de São Paulo), ela se chamava Liceu de Artes e Ofícios e não tinha previsão de funcionamento perpétuo, para durar até os dias atuais.
Não poderíamos deixar de colocar nessa lista o mineiro museu Inhotim, que está localizado na cidade de Brumadinho em Minas Gerais. Esse museu tem um conceito bem diferente de quase tudo que já vimos se tratando de museus, ele quebra muitos paradigmas ligados à essas instituições, principalmente porque ele se trata de um museu a céu aberto, proposta que inclusive entrega com maestria. As suas obras parecem interagir e fazer parte do meio ambiente natural onde estão inseridas. Há no total de 22 galerias dentro da área do museu, que está cercado de áreas verdes e jardins que possuem mais ou menos umas 4 mil espécies diferentes de plantas. Vale a pena conhecer o museu Inhotim, pela beleza impressionante que ele nos traz, assim como também pela maestria das suas produções.
O MASP também não poderia ficar fora da nossa lista dos principais museus brasileiros, o Museu de Artes de São Paulo Assis Chateaubriand, como é seu nome por extenso, para muitas pessoas é o principal museu brasileiro, pois ele contém uma coleção de valor inestimável, que inclui grandes artistas do Brasil e do mundo, como por exemplo, Pablo Picasso, Van Gogh, Monet e Matisse, que são apenas alguns nomes, entre os muitos nomes gigantes que tem as suas obras nas paredes do MASP. Esse museu deveria ser de visita obrigatória e um amante das artes não pode deixar de conhecer. Além de tudo isso, a sua arquitetura é impressionante, tendo ele se tornado um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo, onde está localizado naquela que provavelmente é a sua principal rua, a rua Paulista.
O Instituto Ricardo Brennand é reconhecido nacionalmente e internacionalmente, ele está localizado na cidade de Recife capital de Pernambuco. Esse museu é um dos que tem maior público anual no Brasil, com uma média de aproximadamente de 2 milhões de visitas por ano. O seu espaço é muito amplo, parece até mesmo um grande parque, com muita área verde, enquanto que o seu prédio imita uma estrutura medieval. O tema principal de suas peças são as paisagens brasileiras do século XIX, os costumes, os objetos mais utilizados, as peças do museu remetem muito ao período colonial brasileiro, principalmente ao período da ocupação holandesa na capitania onde hoje fica o estado de Pernambuco.
No entanto, o seu acervo não para por aí, contanto também com cerca de 60 mil livros, além de ter a maior coleção de armas brancas em todo o mundo e espaço para exposições itinerantes e temporárias. O Instituto Ricardo Brennand conta ainda com uma exposição fixa de Frans Post, que é famoso por ter sido o primeiro pintor a retratar as paisagens do Brasil e ainda foi o primeiro paisagista a viajar e registrar o que via nas paisagens da América. Vale ressaltar que observar o seu estilo arquitetônico peculiar e até mesmo gótico, também é uma grande vantagem da visita no local.