O famoso símbolo da França, reconhecido no mundo todo, a Torre Eiffel, ou na língua original, o francês, “Tour Eiffel”, fica em Paris, a capital do país.
A torre feita de treliça de ferro está no local da cidade chamado Champ de Mars e foi criada no século XIX. O monumento famoso na França está entre os mais reconhecidos e famosos do mundo e é o edifício mais alto da cidade francesa.
A Torre Eiffel também leva outro título, do monumento que fatura mais anualmente com a visita dos turistas. São milhões de pessoas de várias partes que visitam a torre francesa, projetada pelo francês Gustave Eiffel.
Características da Torre Eiffel
A altura da torre é de 324 metros e durante muito tempo era a estrutura mais alta do mundo. Porém, em 1930, o título passou para New York e a sua “Chrysler Building”.
Sem as torres de transmissão, na França, está sem segundo lugar como estrutura mais alta do país, perdendo somente, a partir de 2004, para o Viaduto de Millau.
A Torre Eiffel é dividida em três níveis e o visitante pode escolher se quer chegar até eles usando o elevador (primeiro e segundo andares) ou pelas escadas.
Quem encara a subida pelas escadas deve saber que até o primeiro nível terá que enfrentar 300 degraus. Já o último nível somente de elevador mesmo. Porém, já no primeiro andar dá pra ter uma visão privilegiada de Paris, além de ter um restaurante e lojas para turistas.
Para visitar a torre, o turista enfrenta sempre grandes filas, para evitá-las, a solução é optar pelos ingressos vendidos pela internet.
A Torre Eiffel aparece em vários filmes, sempre ressaltando o lado romântico da capital da França. Aliás, ela é muito usada como símbolo da França, como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992.
Graças a sua visibilidade, a Torre Eiffel também é muito vigiada para afastar ataques terroristas, pois sendo um símbolo da França, também é um alvo muito visiado.
Curiosidades Sobre o Maior Símbolo da França
Sendo badalada no mundo todo e conhecida como o maior símbolo da França, dá até impressão que já ouvimos tudo sobre a Torre Eiffel, mas, na verdade, ela esconde alguns segredos. Veja a seguir, algumas curiosidades que poucos sabem sobe esse ícone de Paris!
1- O primeiro andar da Torre Eiffel costuma passar por londas reformas, sempre em busca de deixá-lo mais atraente, moderno e fácil para a visita dos turistas. O restaurante também sempre recebe novidades.
2- A Torre Eiffel “atuou” durante a Primeira Guerra Mundial, em 1914, ela serviu de um ponto para a comunicação das tropas francesas. De lá partiam sinais para que chegassem até os soldados que estavam na linha de frente lutando.
3- Durante 10 anos a Torre Eiffel serviu como outdoor para a marca francesa Citroen. Um letreiro nada discreto foi fixado na sua estrutura. Era luminoso e tinha o nome da marca de carros. A Citroen foi a única empresa que usou a torre para publicidade, isso nunca mais aconteceu.
4- A Torre Eiffel quase mudou de endereço por um tempo. Imagina que o presidente francês Charles de Gaulle, em 1960, negociava com o então prefeito de Montreal, que a torre participasse de uma exposição no Canadá. Jean Drapeau e Charles de Gaulle planejavam desmontar a torre e mandá-la para Exposição Universal que aconteceu em 1967. Por sorte, o negócio entre os dois não foi concretizado. Forças políticas impediram o “empréstimo”, com medo de que a torre nunca mais voltasse para Paris.
5- Se quando é dia os turistas não se cansam de tirar fotos, é bom saber que a noite é uma prática proibida. As fotos não podem ser feitas a partir do momento em que as luzes da torre são acesas. Caso exista uma vontade muito grande de tirar fotos a noite é necessário pagar direitos autorais por elas, entrando em contato antecipadamente com a SNTE, que administra o monumento.
6- Imagina que Paris quase ficou sem a torre mais de uma vez, além do “empréstimo” para o Canadá, pouco depois de completar 20 anos que havia sido construída, ela quase foi vendida. A Torre Eiffel seria totalmente desmontada e demolida.
7- O engenheiro que idealizou a Torre Eiffel, Gustave Eiffel, além de ter o seu nome no seu projeto ainda ganhou um quarto privado no topo do monumento. Para quem visita a torre, ele ainda pode ser visto da mesma maneira como quando foi cedido ao engenheiro.
8- O jornal Le Figaro tem uma oficina de impressão bem no segundo andar da torre. Eles estão no local desde de 1889. E para quem gosta de recordações de viagem, é possível ter o nome impresso em uma cópia do jornal, desde que pague a taxa pedida por eles.
9- Para homenagear grandes nomes franceses, de pessoas notáveis, engenheiros, cientistas, no século XX, 72 deles tiveram os seus nomes gravados na base da torre.
10- François Reichelt queria pular do primeiro andar da torre. Para isso, o alfaiate fez um paraquedas, porém, o seu salto não foi bem-sucedido. Mesmo assim, François se tornou conhecido pela ideia, o filme com o salto e imagens giraram o mundo e ele entrou para a lista de curiosidades da Torre Eiffel.
11- Como Torre Eiffel e Paris são praticamente uma coisa só, é impossível falar de uma sem falar de outra. Vale incluir nas curiosidades o fato de que Paris já teve outro nome. Há muito tempo, quando Paris ainda era uma vila de pescadores, quando os romanos chegaram, deram o nome de Lutetia, que em latima significa lama. O nome não foi dado casualmente, e sim, porque os romanos encontraram o rio Sena cobrindo a vila e ao deixá-la, deixava também um rastro de lama.
12- A Torre Eiffel pesa cerca de sete mil toneladas e a cada 7 anos ela passa por uma pintura e para tal é necessário 50 toneladas de tinta.
13- Pouco depois de construído o monumento, que tem alta complexidade de montagem. Foi pensado em desmontá-lo e jogá-lo fora como sucata.
A Torre Eiffel
Poucos conhecem a história da Torre Eiffel, grande marco da arquitetura que se ergue altiva na capital francesa. Construída entre 1887 e 1889 na cidade de Paris por Gustave Eiffel, essa torre destinava-se à exposição nacional que aconteceria em 1899.
Ela foi totalmente construída em ferro, tendo originalmente 7300 T de ferro, porém atualmente essa quantidade já aumentou para 10.000 T, medindo 325m de altura. Está dividida em três andares, sendo que em sua base, além de ferro foram também usados cimento e aço para fixa-la. Seus quatro pilares estão seguros em 4m de cimento, possuindo arcos à 4m do solo, que ligam esses pilares.
O primeiro pavimento está à 57m do nível do solo com capacidade para 3000 pessoas. Já o segundo pavimento está a 115m de altura, suportando 1600 pessoas, enquanto que o terceiro pavimento, numa altura de 276m, suporta 400 pessoas. Sua inauguração deu-se em março de 1889 e só perdeu em altura para o prédio Chrysler construído em 1930 na cidade de Nova York.
Por Carlos Alberto Bachtold