Quetzalcoatl era uma divindade de povos mesoamericanos, em particular os astecas, que simbolizava a cultura, o aprendizado e a luz.
Mitologia e Conquista dos Espanhóis
Os mitos coletados pelos conquistadores espanhóis contam que Quetzalcoatl era esperado como um homem alto e poderoso, com pele pálida e barba, vestindo um longo manto branco. E como os espanhóis vieram em um tempo de trevas e desordem, em um barco do mar, que se movia sem remos, isso explica muito do fascínio que os astecas tiveram a princípio com a chegada dos conquistadores.
Quetzalcotal ensinou aos antigos todas as habilidades necessárias para o avanço de sua civilização: de matemática a ciência, de agricultura a astronomia, assim como também o famoso calendário que previa o fim do mundo em 21 de dezembro de 2012. Ele ensinou ao povo como viver em paz e então desapareceu partindo para o mar, mas prometendo um dia voltar.
Infelizmente para os habitantes de onde hoje é o México, eles confundiram a chegada de Cortez e seus conquistadores em 1519 com o retorno de Quetzalcoatl, auxiliando o processo que os levou a ruína. Aceitando-os de braços abertos e tratando-os até com reverência os anfitriões esperavam que o deus devolvesse-lhes as graças. No entanto apenas cobiça e brutalidade foram trazidas pelos espanhóis.
Pirâmide de Kukulkan
O nome Quetzalcoatl significa “serpente emplumada”. É necessário citar a grande cidade antiga de Chichen Itza na península de Yucatan no México, lá duas vezes por ano, um grande espetáculo relacionado ao deus serpente emplumada ocorre:
O tempo de Kukulkan é a maior e mais importante estrutura cerimonial em Chichen Itza. Essa pirâmide de trinta metros foi construída entre os séculos onze e treze diretamente sobre a fundação de templos anteriores. A pirêmide é um manancial de informação sobre o calendário também usado pelos maias. Sua escada do norte era o caminho sagrado principal levando ao topo.
Ao pôr do sol nos equinócios, um jogo de luzes entre a luz da lua e as bordas dos terraços com degraus cria um breve e fascinante efeito sobre os lados da escada do norte. Uma linha serrilhada de sete triângulos unidos cria a impressão de uma cauda descendo até a cabeça do deus serpente na base da escadaria.
Duas Datas Muito Importantes
Então nestas duas datas muito importantes, os equinócios, há a aparência de que Quetzalcoatl está ainda presente entre seu povo na forma da sombra da serpente que se move pelos degraus da pirâmide de kukulkan. Outras representações artísticas desse deus podem ser encontradas em Teotihuacan e Xochicalco, em relevos em pedra e estátuas decorativas das construções.
Quetzalcoatl deixou uma forte impressão na cultura, história e mitologia dos antigos povos do México. Ele ainda retornará como prometido, mas talvez esteja aguardando o fim dos tempos como previsto pelo calendário mesoamericano.
muito legal!