Dentro da educação, são muitos os recursos empregados pelos educadores para transmitir aos alunos suas ideias, bem como para despertar neles a vontade de despertar seu desenvolvimento cognitivo.
A esses recursos, denominamos recursos didáticos. Os recursos didáticos podem ser de dois tipos: Os recursos didáticos independentes, que são aqueles totalmente autossuficientes para a transmissão de determinada idéia ou conteúdo; e os depentendes, que como o próprio nome indica, dependem de algo mais para que possam ser utilizados de forma adequada e eficaz na educação.
Assim, dentro dos recursos ditos dependentes temos os seguintes, para citar alguns exemplos:
- Rádio
- VHS e DVD
- Fita Sonora e CD
- Computador
- Internet e suas ferramentas…
Esses recursos são ditos dependentes pelo fato de que precisam de um terceiro recurso para serem utilizados de modo didático.
O rádio, embora seja um dos veículos de comunicação de maior penetração na população brasileira, tem suas limitações. Claro que pode ser utilizado como um meio de disseminação de informações básicas, quiçá como meio persuasivo para a modificação de valores sociais. Destarte, pode ser utilizado como meio educativo.
As fitas VHS e os DVDs são meios de armazenamento digital de informações. Ambos são muito úteis no meio educacional, usando-se como material audiovisual, podendo atingir os mais variados objetivos no meio discente… Desde fortalecer atitudes, até despertar o interesse dos alunos para algum tema ou conteúdo. Tais recursos exploram o ver, visualizar, tendo diante de nós situações, pessoas, cenários, cores, etc.
A Fita sonora pode armazenar mensagens audíveis, tais como textos orais, músicas, histórias, entrevistas, e outros. Embora muito usada até pouco tempo, atualmente já está sendo substituída pelo CD, que possui maior espaço, melhor qualidade, e ainda pode conter não apenas dados auditivos, mas também imagens.
Agora, sem dúvida alguma, o que mais tem contribuído para o avanço do conhecimento em nosso tempo é o computador. Esse equipamento muito versátil, não apenas armazena uma quantidade enorme de informações, como nos permite manipular dados. Estão colocados entre os recursos dependentes porque para funcionar dependem dos softwares, que são aplicativos ou programas de trabalho, que servem de intermediários entre o homem e a máquina. Ainda assim, contamos, dentro do computador, com várias ferramentas de trabalho. Temos programas editores de texto e outros de cálculos.
Aliado à internet e às suas ferramentas, o computador passa, então a ser uma fonte inesgotável de conhecimento e informações. Através dos recursos oferecidos pela internet, o estudante (não apenas o aluno, mas o estudante, o pesquisador) pode interagir de uma forma nova com o mundo que o cerca. Pode interagir com pessoas do outro lado do planeta, através de chats, de programas de mensagem instantânea, ou através de salas de bate-papo.
O correio eletrônico também facilita em muito a comunicação com outras pessoas, substituindo, de certa forma, o correio convencional. No correio eletrônico, a semelhança do correio convencional, escrevemos “cartas” – mensagens que desejamos enviar para alguma pessoa. Para tanto, é necessário ter um endereço eletrônico cadastrado em algum servidor da internet (como o yahoo, bol, msn, pop, etc), e pode-se enviar textos, sons, imagens, etc. Tais “correspondências” além de terem um custo reduzidíssimo (dependendo do tipo de acesso que temos à nossa disposição, seja internet discada ou banda larga, ou ainda via rádio), são muitíssimo mais velozes que o correio convencional.
Claro que tira aquele teor “pessoal”, pois a escrita é mecânica… Nada como uma carta de próprio punho, pra mostrar a importância de alguém para nós, não é?
A internet ainda nos disponibiliza contato em tempo real com as pessoas por meio de videoconferências, ou mesmo pelos mensageiros (WhatsApp, Facebook Messenger, YAHOO, MSN, etc).
Por Carlos Alberto Bächtold – Foz do Iguaçu, PR.