Quem foi Michelangelo?
O famoso artista Michelangelo, cujo nome completo era Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, foi um homem nascido na cidade de Caprese, na Itália, no dia 6 do mês de março do ano de 1475 e que ficou famoso por ter produzido diversas obras de arte, não só pinturas, mas também projetos arquitetônicos, esculturas e até mesmo poemas e sonetos, sendo também, portanto, um escritor admirável pela cultura do Ocidente. Apesar de ele ser mais conhecido como Michelangelo apenas, em Portugal, mais especificamente, é também chamado de Miguel Ângelo.
Michelangelo era filho de um homem chamado Lodovico di Lionardo Buonarroti Simoni e de uma mulher chamada Francesca di Neri Buonarroti, sendo o segundo filho desse casal. Há diversos textos contendo a biografia de Michelangelo sendo que, em sua maioria, constam histórias de superação e grandiosas sobre a sua vida e sobre a sua família, o que faz com que não se saiba ao certo o que vem a ser verdade ou o que vem a ser itens adicionados à sua história por parte de seus admiradores e fãs de todo o mundo.
Um exemplo da grandiosidade por trás de sua história é sobre a sua família, visto que há autores que relatam que a família de Michelangelo pertencia à nobreza italiana, o que aparentemente era um fato aceito durante o período em que viveu, mas que talvez seja uma consequência de seu sucesso e não por questões de descendência propriamente dita. Uma outra história que se conta a seu respeito é sobre uma possível queda de cavalo que sua mãe com ele bebê nos braços teriam sofrido e que, pelo dato de ele ser especial, ambos saíram ilesos desse acidente.
Além disso, como um irmão de Michelangelo já era falecido quando ele se tornou famoso, algumas pessoas diziam que este irmão havia falecido de uma doença extremamente contagiosa, mas que mesmo Michelangelo dormindo no mesmo berço que ele, não teria contraído a doença desse irmão.
Alguns astrólogos também chegaram a estudar sobre a vida de Michelangelo e dizem que, de acordo com o seu mapa astral, não teria como ele não ter tido um futuro brilhante como teve, dado as condições espaciais que estavam presentes no momento de seu nascimento, com uma conjunção estre os planetas Vênus, Marte e Júpiter em seu próprio Ascendente, o que haveria criado as condições perfeitas para o seu excelente desenvolvimento e reconhecimento nas artes. Michelangelo faleceu na cidade de Roma, no ano de 1564, no dia 18 do mês de fevereiro.
Um Pouco Mais Sobre a Vida Pessoal E Sobre a Carreira Profissional De Michelangelo
De acordo com algumas escrituras, o pai de Michelangelo, Lodovico, era um administrador das vilas da cidade de Caprese que, na realidade, na época, pertencia à Florença, local para onde foram após o término do período desse trabalho de administrador de Lodovico. Aos seis anos de vida, Michelangelo já era órfão de mãe, tendo vivido até os três anos de idade com uma ama, que seria uma babá na época. Teve mais quatro irmãos, sendo Lionardo, Buonarroto, Giovansimome e Gismondo, o que configura uma família não muito numerosa, mas cujo sustento não era fácil, visto que a renda de todos eles, era o suficiente para manter o seu padrão de vida, apenas, não para obter rendimentos extras.
O talento de Michelangelo já era observado desde cedo por seu pai, que esperou apenas ele se tornar um pouco mais velho para que iniciasse seus estudos com o chamado Francesco da Urbino, que era um professor de latim, matemática e gramática. Conforme o previsto, Michelangelo não aproveitou esse tipo de estudo como deveria, sendo que chegava até a faltar em aulas para desenhar ou para ficar na companhia de outros artistas da época. Nesse meio tempo, ele acabou conhecendo e tendo intimidade com Francesco Granacci, que era nada mais que um discípulo de Domenico Ghirlandaio, que era um mestre artista bastante estimado naquela época.
Seguindo a Trajetória De Sua Carreira
Assim, Lodovico acabou se frustrando com o andamento do filho nos estudos, ainda mais depois que Dimenico Ghirlandaio incentivou Michelangelo a abandonar os estudos regulares que seu pai lhe colocara para se dedicar as artes, mesmo ele levando diversas punições por isso por parte não só de seu pai, mas também de seus irmãos.
Dessa maneira, após iniciar a sua ida nos ateliês e seguindo os principais artistas da época, Michelangelo deu início então a sua carreira de artista, o que duraria setenta anos de desenvolvimento de diversos trabalhos ilustres. Tudo isso se deu graças ao fato de na época existir a relação de mecenas, que eram pessoas importantes e ricas que investiam em artistas para que eles se dedicassem a fazer artes exclusivamente para a família desses mecenas. Uma das principais famílias que fazia parte do mecenato da época era a família Médici, que residia em Florença e que foi uma grande financiadora dos trabalhos de Michelangelo. Além disso, alguns papas da Igreja Católica também financiaram a arte dele.
Após trabalhar para a família Médici, se mudou para Roma, onde iniciou estudos na escola do Maneirismo, saindo, portanto, do Renascimento. Essa transição foi de suma importância pelo fato de, com o desenvolvimento de seu tipo de arte, ele pode fazer uma forte influência nas artes antigas e clássicas. Dentro do movimento Renascentista, por exemplo, ele aderiu e contribuiu em muito com as ideias do chamado Neoplatonismo, bem como com as ideias do Humanismo, cujas principais características era a centralização do ser humano, principalmente com a retratação da figura dos homens.
Sobre as Principais Obras Esculturais De Michelangelo
Dentre as suas esculturas, há, inclusive, uma que atualmente se encontra perdida, que é a chamada Cabeça de Fauno ou, em italiano, Testa di fauno, que foi produzida no ano de 1489. Cerca de dois anos depois, ele fez a Madonna della Scala, que seria traduzido para a língua portuguesa como a Virgem da Scala e que atualmente se encontra na cidade de Florença, na Itália. Ainda em Florença, no Palácio dos Médici, se encontra a Vênus e Cupido, que em italiano é conhecida como Venere e amorino. Já nos Estados Unidos, no Museu Metropolitano de Nova Iorque se encontra o Giovanne arciere, que é o Jovem Arqueiro, que foi terminada no ano de 1492 e que é uma estátua bastante famosa também, em todo o mundo.
No mesmo ano, Michelangelo produziu a escultura Batalha dos centauros e que também se encontra em Florença, atualmente. Na Basílica de São Domingos, na cidade de Bolonha, na Itália, se encontram três esculturas muito importantes da carreira de Michelangelo, que é a Anjo do Candelabro, a São Petrônio e a São Proclo, e que foram produzidas ambas entre os anos de 1494 e 1495. Uma das esculturas mais famosas de todo o mundo, a Pietá, que foi produzida por Michelangelo entre os anos de 1497 e 1499, se encontra atualmente na Basílica de São Pedro, que se situa no Vaticano, em Roma.
Um ano antes disso, ele produziu, em mármore, Baco, que é uma outra estátua importantíssima para a cultura ocidental e que se encontra atualmente no Museu Nacional do Bargello, em Florença. Já São Paulo, uma outra escultura, se encontra na Catedral de Siena, na cidade de Siena, na Itália, e que foi produzida entre os anos de 1501 e 1504. Nessa mesma Catedral, há ainda as estátuas de São Pedro, São Pio e São Gregório, e que foram todas produzidas durante esse mesmo período.
Ainda entre os anos de 1501 e de 1504, Michelangelo produziu David, uma estátua bastante famosa também e que se encontra atualmente na Galeria da Academia, em Florença. Há, ainda, diversas outras estátuas extremamente importantes para o histórico da humanidade e que estão espalhadas por todo o mundo.
Sobre as Principais Pinturas E Arquiteturas De Michelangelo
Já com relação às suas pinturas, uma das principais é a chamada Sepultamento de Cristo, pintada no ano de 1501, aproximadamente e que nos dias de hoje se encontra Na Galeria Nacional de Londres, na Inglaterra. Uma outra pintura que, inclusive, é considerada uma das mais grandiosas do mundo, é o teto da Capela Sistina, situada em Roma, e que foi pintada entre os anos de 1508 e 1512, sendo um dos afrescos mais prestigiados de todo o mundo. Ainda na Capela Sistina, há outro afresco, que é o Juízo Final, e que foi pintado entre o ano de 1537 e 1541.
Já com relação aos seus projetos arquitetônicos, Michelangelo foi o responsável por desenhar as fachadas de diversas construções, sendo a sua maioria na cidade de Florença, apesar de terem algumas outras também em Roma.