Um dica de filme para quem está querendo assistir uma produção brasileira é o filme “Desenrola” de Rosane Svartman. A produção é de 2011, mas na verdade, deveria ter sido lançado em agosto de 2010.
Veja a Ficha Técnica do Filme:
-
Direção e Roteiro: Rosane Svartman
-
Produção: Clélia Bessa
-
Diretor de Fotografia: Dudu Miranda
-
Montadora: Natara Ney
-
Produção Executiva: Globo Filmes
-
Distribuição Brasileira: Downtow Filmes
Sinopse do Filme Desenrola
A história mostra a vida de uma menina normal na fase da adolescência, Priscila, que tem somente 16 anos. Ela vai aproveitar a viagem de trabalho da mãe, como todo adolescente. Clara, a mãe de Priscila deverá ficar afastada de casa, por conta do trabalho, durante 20 dias.
Nesse período, Priscila deverá fazer um trabalho de grupo ao lado de Caco, Tize e Boca. Esse último fica responsável por devolver a agenda que Priscila acaba esquecendo na casa do colega depois de um dia de trabalho de grupo da escola. Porém, ele não só não devolve, como aproveita a oportunidade para ler o que tem escrito na agenda de Priscila.
Priscila volta a cada de Boca para buscar a agenda e na saída passa por Amaral. O menino pergunta ao colega se rolou a primeira vez entre ela e Boca e esse mente, dizendo que sim. Porém, Amaral não estava fazendo uma “pergunta inocente”, ele estava gravando a conversa e depois da falsa confissão, ele mostra para praticamente toda a escola.
Não demora muito para que a “confissão” de boca se transforme no principal assunto da escola e quando Priscila descobre ela vai tirar satisfação com o colega. No momento em que ela está falando com Boca a respeito da conversa que ele teve com Amaral, Tize assiste a cena. Priscila, então, resolve usar toda situação ao seu favor. A menina é apaixonada por Rafa, que por sua vez é irmão de Tize. A menina convida Priscila para participar de um acampamento com ela e o irmão e lá, ela terá a sua primeira vez de verdade, com Rafa.
O filme passa em torno de toda confusão, encontro e desencontros que acontece com essa turma que estuda na mesma escola e Priscila, que meio faz o que quer, se aproveitando da ausência da mãe, que viajou a trabalho. Sendo que o tem principal é a primeira vez da protagonista, Priscila, amores e desamores.
No meio de toda essa confusão, Boca se apaixona por Priscila e acaba se declarando depois de ouvir conselhos de uma prostituta. O menino não economiza esforços para conquistar a amada, mandando bilhetes, flores, chegando a fazer uma projeção na parede do prédio dela e até mesmo uma serenata.
Com quem será que Priscila vai ficar, com o seu primeiro amor e responsável pela sua primeira noite, Rafa ou com Boca, que se apaixonou perdidamente pela menina? Só mesmo conferindo o filme para saber.
O Elenco do Filme Desenrola
-
Priscila é interpretada por Lívia Torres
-
João Pedro – o Boca é interpretado por Lucas Salles
-
Amaral é interpretado por Vitor Thiré
-
Tize é interpretada por Juliana Paiva
-
Rafael – o Rafa – é interpretado por Kayky Brito
-
Carlos – o Caco é interpretado por Daniel Passi
-
Jurema é interpretada por Marcela Barrozo
-
Letícia é interpretada por Thaís Botelho
-
Professor Mauro é interpretado por Pedro Bial
-
Alê é interpretado por Jorge de Sá
-
Gabriel (pai da Priscila) é interpretado por Marcelo Novaes
-
Virgínia (mãe da Priscila) é interpretada por Letícia Spiller
-
Hugo é interpretado por Marcello Mello
-
Clara é interpretada por Cláudia Ohana
-
Tia Solange é interpretada por Juliana Paes
-
Vitor é interpretado por Heitor Martinez
-
Bruna é interpretada por Roberta Rodrigues
-
Bia é interpretada por Tainá Nogueira
-
Manu é interpretada por Vanessa Jardim
-
Danilo é interpretado por Gabriel Chadan
-
Rui é interpretado por Ernesto Piccolo
Crítica: Desenrola
O que faz um filme ser considerado melhor ou pior do que o outro é principalmente o fato de ele conseguir segurar o espectador, mesmo quando a trama não é carregada de mistério. Quem dá o tom, neste caso, além do diálogo entre os personagens, são as imagens. Para ser bom que tem prender atenção do princípio ao fim e despertar a curiosidade pelo final do espectador. Mas, não é uma tarefa que pode parecer simples e óbvia, principalmente, quando o público é formado de adolescentes. Fica mais difícil agradar e mais ainda de mantê-los interessados.
No filme “Desenrola” esse era o objetivo, prender o adolescente do princípio ao fim e para tal a direto não usou de recursos voltados somente para essa faixa etária, mas preferiu fazer um filme maduro que ao mesmo tempo fala a linguagem dos jovens.
A “primeira vez”, tema central, é abordada observando outras opções que envolve esse momento da vida de um jovem e no filme, o assunto abre oportunidades de falar de outros temas. Pais, amizades, separação, experiência, entre outros temas são abordados de forma paralela.
A personagem principal se sente “diferente” porque tem 16 anos e ainda é virgem e aproveita a viagem da mãe, para “mudar” a situação, deixar de ser “careta”. Porém, é um momento de descobrir que nem tudo é o que parece e que muitas pessoas falam de uma forma e agem de outra. Ela vai descobrindo isso aos poucos e isso vai envolvendo o telespectador.
O elenco do filme, de quando foi lançado, não trás um time de estrelas, o ator mais conhecido entre todos é Kayky Brito. Mas, tem um Vitor Thiré muito divertido, que da o tom cômico do filme, uma trilha sonora bacana, dos anos 80, embalada de muito Legião Urbana. Sendo assim, tem uma mistura que não é nada demais, mas tem os elementos certos para agradar não só jovens, mas também a adultos que gostam de um filme com apenas o compromisso de se divertir e relaxar. Pois se trata de um filme descontraído e direto e que diz a que veio, assim fica resumida a crítica do filme “Desenrola”.
–
Os filmes brasileiros vieram para ficar no cinema! Depois de sucessos como “Se eu fosse você 1”, “Se eu fosse você 1” (ambos estrelados por Tony Ramos e Glória Pires), “Divã” (estrelado por Lilian Cabral) e outras comédias, os filmes brasileiros se firmaram no cenário cinematográfico e deixaram de lado o preconceito de que o Brasil só produzia filmes violentos ou com conteúdo apelativo.
O sucesso da vez é uma comédia voltada para o público adolescente, chamada “Desenrola”. O filme teve direção de Rosane Svartman.
A história do filme gira em torno de Priscila (vivida pela atriz Olivia Torres), que é uma adolescente vivendo as dúvidas e a ansiedade de ter uma relação sexual pela primeira vez.
Neste contexto, ela conhece Rafa, um personagem vivido por Kayky Brito e que é o galã da trama. No entanto, é o amigo de Rafa (Boca, vivido pelo ator Lucas Salles) que se interessa por ela de verdade.
Neto