Filme Desenrola

Um dica de filme para quem está querendo assistir uma produção brasileira é o filme “Desenrola” de Rosane Svartman. A produção é de 2011, mas na verdade, deveria ter sido lançado em agosto de 2010.

Filme Desenrola

Filme Desenrola

Veja a Ficha Técnica do Filme:

  • Direção e Roteiro: Rosane Svartman

  • Produção: Clélia Bessa

  • Diretor de Fotografia: Dudu Miranda

  • Montadora: Natara Ney

  • Produção Executiva: Globo Filmes

  • Distribuição Brasileira: Downtow Filmes

Sinopse do Filme Desenrola

A história mostra a vida de uma menina normal na fase da adolescência, Priscila, que tem somente 16 anos. Ela vai aproveitar a viagem de trabalho da mãe, como todo adolescente. Clara, a mãe de Priscila deverá ficar afastada de casa, por conta do trabalho, durante 20 dias.

Nesse período, Priscila deverá fazer um trabalho de grupo ao lado de Caco, Tize e Boca. Esse último fica responsável por devolver a agenda que Priscila acaba esquecendo na casa do colega depois de um dia de trabalho de grupo da escola. Porém, ele não só não devolve, como aproveita a oportunidade para ler o que tem escrito na agenda de Priscila.

Priscila volta a cada de Boca para buscar a agenda e na saída passa por Amaral. O menino pergunta ao colega se rolou a primeira vez entre ela e Boca e esse mente, dizendo que sim. Porém, Amaral não estava fazendo uma “pergunta inocente”, ele estava gravando a conversa e depois da falsa confissão, ele mostra para praticamente toda a escola.

Não demora muito para que a “confissão” de boca se transforme no principal assunto da escola e quando Priscila descobre ela vai tirar satisfação com o colega. No momento em que ela está falando com Boca a respeito da conversa que ele teve com Amaral, Tize assiste a cena. Priscila, então, resolve usar toda situação ao seu favor. A menina é apaixonada por Rafa, que por sua vez é irmão de Tize. A menina convida Priscila para participar de um acampamento com ela e o irmão e lá, ela terá a sua primeira vez de verdade, com Rafa.

O filme passa em torno de toda confusão, encontro e desencontros que acontece com essa turma que estuda na mesma escola e Priscila, que meio faz o que quer, se aproveitando da ausência da mãe, que viajou a trabalho. Sendo que o tem principal é a primeira vez da protagonista, Priscila, amores e desamores.

No meio de toda essa confusão, Boca se apaixona por Priscila e acaba se declarando depois de ouvir conselhos de uma prostituta. O menino não economiza esforços para conquistar a amada, mandando bilhetes, flores, chegando a fazer uma projeção na parede do prédio dela e até mesmo uma serenata.

Com quem será que Priscila vai ficar, com o seu primeiro amor e responsável pela sua primeira noite, Rafa ou com Boca, que se apaixonou perdidamente pela menina? Só mesmo conferindo o filme para saber.

O Elenco do Filme Desenrola

  • Priscila é interpretada por Lívia Torres

  • João Pedro – o Boca é interpretado por Lucas Salles

  • Amaral é interpretado por Vitor Thiré

  • Tize é interpretada por Juliana Paiva

  • Rafael – o Rafa – é interpretado por Kayky Brito

  • Carlos – o Caco é interpretado por Daniel Passi

  • Jurema é interpretada por Marcela Barrozo

  • Letícia é interpretada por Thaís Botelho

  • Professor Mauro é interpretado por Pedro Bial

  • Alê é interpretado por Jorge de Sá

  • Gabriel (pai da Priscila) é interpretado por Marcelo Novaes

  • Virgínia (mãe da Priscila) é interpretada por Letícia Spiller

  • Hugo é interpretado por Marcello Mello

  • Clara é interpretada por Cláudia Ohana

  • Tia Solange é interpretada por Juliana Paes

  • Vitor é interpretado por Heitor Martinez

  • Bruna é interpretada por Roberta Rodrigues

  • Bia é interpretada por Tainá Nogueira

  • Manu é interpretada por Vanessa Jardim

  • Danilo é interpretado por Gabriel Chadan

  • Rui é interpretado por Ernesto Piccolo

Crítica: Desenrola

O que faz um filme ser considerado melhor ou pior do que o outro é principalmente o fato de ele conseguir segurar o espectador, mesmo quando a trama não é carregada de mistério. Quem dá o tom, neste caso, além do diálogo entre os personagens, são as imagens. Para ser bom que tem prender atenção do princípio ao fim e despertar a curiosidade pelo final do espectador. Mas, não é uma tarefa que pode parecer simples e óbvia, principalmente, quando o público é formado de adolescentes. Fica mais difícil agradar e mais ainda de mantê-los interessados.

No filme “Desenrola” esse era o objetivo, prender o adolescente do princípio ao fim e para tal a direto não usou de recursos voltados somente para essa faixa etária, mas preferiu fazer um filme maduro que ao mesmo tempo fala a linguagem dos jovens.

A “primeira vez”, tema central, é abordada observando outras opções que envolve esse momento da vida de um jovem e no filme, o assunto abre oportunidades de falar de outros temas. Pais, amizades, separação, experiência, entre outros temas são abordados de forma paralela.

A personagem principal se sente “diferente” porque tem 16 anos e ainda é virgem e aproveita a viagem da mãe, para “mudar” a situação, deixar de ser “careta”. Porém, é um momento de descobrir que nem tudo é o que parece e que muitas pessoas falam de uma forma e agem de outra. Ela vai descobrindo isso aos poucos e isso vai envolvendo o telespectador.

O elenco do filme, de quando foi lançado, não trás um time de estrelas, o ator mais conhecido entre todos é Kayky Brito. Mas, tem um Vitor Thiré muito divertido, que da o tom cômico do filme, uma trilha sonora bacana, dos anos 80, embalada de muito Legião Urbana. Sendo assim, tem uma mistura que não é nada demais, mas tem os elementos certos para agradar não só jovens, mas também a adultos que gostam de um filme com apenas o compromisso de se divertir e relaxar. Pois se trata de um filme descontraído e direto e que diz a que veio, assim fica resumida a crítica do filme “Desenrola”.

Os filmes brasileiros vieram para ficar no cinema! Depois de sucessos como “Se eu fosse você 1”, “Se eu fosse você 1” (ambos estrelados por Tony Ramos e Glória Pires), “Divã” (estrelado por Lilian Cabral) e outras comédias, os filmes brasileiros se firmaram no cenário cinematográfico e deixaram de lado o preconceito de que o Brasil só produzia filmes violentos ou com conteúdo apelativo.

O sucesso da vez é uma comédia voltada para o público adolescente, chamada “Desenrola”. O filme teve direção de Rosane Svartman.

A história do filme gira em torno de Priscila (vivida pela atriz Olivia Torres), que é uma adolescente vivendo as dúvidas e a ansiedade de ter uma relação sexual pela primeira vez.

Neste contexto, ela conhece Rafa, um personagem vivido por Kayky Brito e que é o galã da trama. No entanto, é o amigo de Rafa (Boca, vivido pelo ator Lucas Salles) que se interessa por ela de verdade.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *