Provavelmente você já ouviu alguém dizer “Fulano sempre extrai o que os outros têm de pior”, geralmente isso se aplica a pessoas que tem um comportamento tóxico que acaba fazendo com que os demais guardem para si o que tem de melhor e externem somente seus piores sentimentos e estresses. Já pensou que talvez você possa estar se portando como essa pessoa que só consegue chegar ao pior dos outros?
Comece a pensar sobre como as pessoas parecem se sentir quando estão perto de você, seja em contextos pessoais ou de trabalho. Quando os outros estão sempre desanimados e apresentando um comportamento irritadiço pode ser uma consequência da forma como você está agindo com elas. Entenda melhor a seguir como ser uma pessoa que extrai o melhor de quem o rodeia e evitar ser um extrator do pior.
Comportamento de Quem Extrai o Mau dos Outros
Para saber se você está se portando como alguém que extrai o pior dos outros ou está sendo vítima de alguém assim é interessante conhecer o comportamento de quem é assim. O mais comum é que essa pessoa enxergue somente os defeitos de quem o rodeia e faça questão de enfatizar o que não está indo bem ao invés de falar também sobre as melhoras que estão sendo apresentadas.
Relembre os últimos feedbacks que você deu para os membros da sua equipe de trabalho ou as últimas conversas tidas com familiares e amigos. Você se colocou numa posição superior relembrando o que cada um fez de errado sem apontar os seus pontos positivos?
Se você fez isso vale a pena ficar atento para uma bem possível insatisfação pessoal consigo mesmo. O ser humano tende a refletir naqueles que o cercam a forma como se sentem em seu íntimo. Quanto mais insatisfações e frustrações mais é possível se tornar o algoz de alguém que provavelmente poderia se tornar mais assertivo com a orientação correta.
Como Agir
Para quem se identifica como um extrator do pior dos outros recomendamos que policie as suas atitudes e busque melhorar a sua satisfação íntima. Para quem está sendo vitimado por alguém assim a dica é que os outros só fazem conosco o que permitimos então dê a volta por cima e saia dessa situação de cabeça erguida. Nos dois casos é necessário fazer uma ampla reflexão a respeito de como você se comporta diante do mundo.
Como Extrair o Melhor das Pessoas
Extrair o mau dos outros é algo bastante simples, pois um mero desencorajamento já é mais do que suficiente para que o indivíduo se sinta menos propenso a se tornar realizador. No entanto, pode ser muito mais produtivo extrair o que há de melhor naqueles que o cercam e fazer isso pode ser bem mais simples do que você imagina. O primeiro passo é começar a observar o que essas pessoas estão fazendo de positivo e o que podem mudar.
Identificando os pontos que podem ser melhorados pense em como isso pode ser feito na prática. Quando for falar com alguém a respeito de alguma coisa que não está indo bem é fundamental que você tenha uma resposta na ponta da língua de como consertar o que está errado. Simplesmente apontar um erro sem dar uma possível direção a seguir não é em nada produtivo e apenas gera desconforto. Coloque-se numa posição de alguém que está disposto a ser o apoio de quem está com problemas para solucionar.
A partir do momento em que se tem um diagnóstico do que pode ser mudado e como fazer isso com o auxílio de outra pessoa tudo adquire uma leveza muito maior. Seja um ponto de apoio para aqueles que o cercam e certamente irá extrair o melhor deles.