Obras de Almeida Junior

Através de formas e maneiras diferenciadas o homem expressa suas emoções e sentimentos diversos, sendo um desses meios por intermédio da arte. A arte pode ser observada e apreciada na literatura com seus contos e poemas, na dança em seus diversos ritmos, na pintura, dentre outros. Hoje vamos tratar de um grande artista, Almeida Junior e entender um pouco de algumas de suas obras.

Quem É Almeida Júnior?

José Ferraz de Almeida Júnior foi um pintor brasileiro que nasceu em maio do ano de 1850 na cidade de Itu, no interior de São Paulo. Ele é considerado um excelente pintor e desenhista e foi muito notado por iniciar as pinturas com temas regionalistas. Logo cedo Almeida Junior começou a desenvolver sua pintura e teve como seu incentivador o padre Miguel Correa Pacheco quando o jovem ainda trabalhava na igreja tocando os sinos.

O padre não apenas incentivou a arte no jovem como também o ajudou com custos para realizar estudos na cidade do Rio de Janeiro para que pudesse se desenvolver. Para essa ajuda de custos o padre promoveu uma arrecadação bem organizada de dinheiro para fornecer boas condições ao jovem pintor em sua nova jornada de vida em outra cidade.

Almeida Júnior

Almeida Júnior

Com 19 anos ele, então, foi para ingressar na academia Imperial de Belas Artes onde obteve alguns destaques, pois recebeu durante seu curso algumas premiações devido seus desenhos em arte abstrata e também por suas pinturas históricas. Após concluir o seu curso de pintura na cidade do Rio de Janeiro Almeida Júnior retorna a sua cidade de origem, Itu, e lá passa a trabalhar como professor de pintura e também como retratista.

Almeida Junior Chama Atenção Do Imperador

Quando se concluía o curso na escola onde Almeida Junior estudou os alunos optavam por concorrer ao prêmio de uma viagem para a Europa, pois lá teriam oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades, mas o jovem não quis concorrer a tal prêmio e voltou para sua cidade.

 Dom Pedro II

Dom Pedro II

Em Itu realizava seus trabalhos e o imperador Dom Pedro II  ao viajar para o interior de São Paulo entrou em contato com a arte de Almeida Junior e se impressionou. Devido a beleza e preciosidade da arte do jovem o imperador ofereceu o custeio da viagem para Europa ao pintor e no ano seguinte o imperador decreta um crédito de cerca de trezentos francos por mês para que Almeida Júnior pudesse estudar em Paris.

Almeida Júnior Em Paris

No ano de 1876, no final do ano o pintor se dirige a Paris para estudar arte. Em 1877 ele se inscreve e inicia estudos na École National Supérieure des Beaux Arts e lá aprimora sua arte e participa de várias edições onde suas obras são positivamente notadas e admiradas. Em Paris Almeida Júnior se manteve por aproximadamente seis anos e depois faz uma viagem curta para a Itália e no mesmo ano retorna ao Brasil.

Exposição Das Obras No Brasil

Em Paris Almeida Junior produziu grandes obras e após retornar ao Brasil essas obras foram expostas em uma mostra individual realizada na Academia Imperial de Belas Artes e ai iniciou uma carreira mais promissora como artista. Essa exposição permitiu com que ficasse mais conhecido e no ano seguinte o pintor consegue abrir em São Paulo capital o seu próprio ateliê, auxiliando e influenciando novos pintores. Nessa época realizou retratos de personagens importantes, como barões do café da época, além de realizar pintura de paisagens.

Após alguns anos ele chega a expor novamente suas telas realizadas em Paris e é elogiado por uma arte que retrata a Bíblia e a história. Com o passar dos anos os temas de sua arte vão sendo modificados, foi deixando de retratar passagens e histórias bíblicas ou a história e passou a ter um tema regionalista, o que ofereceu o título que tem até hoje e recebe destaque quando estudos a história da arte, pois esse pintor foi o precursor do Realismo na arte brasileira. Na nova temática de suas obras ele passa a retratar o dia a dia do homem.

Mesmo com essa mudança de estilo em suas obras o pintor continua a ser apreciado e continua a ter suas obras admiradas e expostas na Academia de Belas Artes. Nesse novo estilo de pintura acredita que o pintor conseguia aproximar do ser humano comum e normal em suas telas.

Almeida Júnior muito contribuiu para a arte brasileira com suas pinturas e desenhos, mas teve seu trabalho interrompido cedo, quando aos 49 anos foi assassinado por seu próprio primo. O pintor morreu com um punhal de seu primo José Almeida Sampaio, pois esse descobriu que Almeida Junior mantinha um relacionamento amoroso com sua esposa havia anos e para se vingar dessa traição decide tirar a vida do pintor.

Principais Obras De Almeida Júnior

Diversas são as obras de Almeida Junior. De sua primeira fase, quando retratava passagens bíblicas e a história temos telas como a do “Apóstolo São Paulo” feita de 1869, “O Derrubador Brasileiro” feita em 1879 e o “Batismo de Jesus”. Já de sua nova fase, onde retratava mais a realidade do homem temos como principais obras o “Caipira Picando Fumo” realizada em 1893, “Amolação Interrompida” feita em 1894 e “O Violeiro” feita em 1899.

Amolação Interrompida

Amolação Interrompida

Amolação Interrompida

Esse é uma das telas de sucesso de Almeida Júnior onde é retratado uma paisagem da zona rural e um homem que trabalha agachado com suas ferramentas. O homem se veste de roupas claras e simples e dobrado as extremidades da calça e manga da blusa de forma a não atrapalhar a condução de seu serviço.

Ao fundo é possível ver uma casa simples e na parte principal da tela o homem que está a amolar sua ferramenta, um machado, em uma pedra do rio que por ali passa. O trabalhador parece estar sendo suspenso do que realizava para cumprimentar uma segunda pessoa que não é retratado na pintura, pois na pintura esse homem do campo está a acenar de maneira amigável. Esse quadro possui dimensão de 200 x 140 cm e foi pintado a óleo. Hoje ele se encontra no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

O Violeiro

O Violeiro

O Violeiro

Essa é outra obra de Almeida Júnior e que foi realizada em 1899. Nessa obra, assim como na obra descrita acima, também é possível observar o retrato do homem em seu meio natural, retratando o seu dia a dia.  Enquanto na obra descrita acima Almeida Júnior mostra o homem em seu momento de trabalho, a o obra “O Violeiro” mostra o homem em seu momento de lazer. É pintado aqui um homem sentado em uma larga janela de madeira. Esse homem está com uma vestimenta simples, de chapéu e possui em suas mãos um violão, que parece estar tocando. Esse jovem senhor sentado na janela parece interagir com uma senhora através do violão e música que parece estar os dois entoando. A senhora retratada está em pé do lado de fora da casa, vestida com uma roupa rosa e com um lenço no pescoço, o qual a senhora encontra agarrada.

Nessa fase de pintura de Almeida Júnior os personagens parecem sempre estar interagindo com uma segunda pessoa, em alguns retratos o segundo personagem não aparece e essa leitura fica subentendida, mas nesse retrato a segunda pessoa é retratada junto ao violeiro.

Caipira Picando Fumo

Caipira Picando Fumo

Caipira Picando Fumo

Essa é uma outra obra de Almeida Júnior realizada em 1893 e, assim como as outras duas descritas acima, também retrata o cotidiano do homem brasileiro e que vivia no interior do Brasil. Nessa tela é possível observar um homem vestido com camisa branca, que está com as mangas dobradas e uma calça escura com suas extremidades dobradas até metade do tornozelo e está com os pés descalços

Esse homem se encontra sentado em uma escada em frente uma porta de casa e com um facão na mão e com uma folha ou fumo preso por cima da orelha. As mão do homem se encontram a frente de seu corpo, pois manipula o seu fumo com o facão e a sua cabeça está levemente inclinada para baixo e seu olhar está direcionado para o seu fumo.

No chão é possível ver palhas jogadas e a sombra de uma árvore. O quadro possui cerca de 202 cm por 141 cm e foi pintada a óleo. Essa tela se encontra hoje no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, junto a outras obras desse mesmo autor.

Saudade

Saudade

Saudade

Esse é outro quadro feito por Almeida Júnior no ano de 1899. Essa tela retrata uma mulher encostada em uma larga janela de madeira que se encontra aberta. É possível ver que se trata de uma casa simples, paredes sem reboco e aparecendo os tijolos da parede. As madeiras da janela são largas e encontram-se abertas. A mulher encontra-se em pé na janela vestida de uma saia preta, uma blusa cinza e um chalé preto. Com uma de suas mãos a mulher leva o chalé a boca, como se fosse uma reação ao momento que está vivenciando, e com a outra mão a mulher segura um papel que parece uma carta.

O olhar da personagem pintada está direcionado a carta que segura e sua cabeça se encontra totalmente inclinada para baixo, para a carta que se encontra em suas mãos. Ao contrário dos outros quadros, a mulher desse retrato não parece estar interagindo com outra pessoa, mas com um papel. O quadro possui a dimensão de 101 cm por 197 cm e também se encontra na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Nhá Chica

Nhá Chica

Nhá Chica

Esse foi outro quadro de Almeida Junior que foi realizado no ano de 1895. Esse quadro retrata uma senhora no interior de uma casa olhando pela janela. A senhora tem traços e marcas da idade e está em frente uma larga janela olhando para a paisagem local. Ela está vestida com uma roupa bem simples, uma blusa branca e uma saia marrom e seu cabelo está preso com um coque.

A janela está aberta e através dela é possível observar as madeiras da cerca da casa e mais ao fundo árvores que compõem a paisagem rural do interior. Na janela se encontra uma chaleira, como se a mulher estivesse trabalhando e tivesse parado por um momento colocando o recipiente no encosto da janela para poder admirar a paisagem. Uma das mãos da mulher está encostada na madeira da janela a outra mão leva um cachimbo a boca, mas o olhar da senhora não está voltado para a manipulação do objeto mas sim para o horizonte. Essa tela possui 72 cm por 109 cm.

O Importuno

O Importuno

O Importuno

Essa é uma obra que foi realizada no ano de 1898 por Almeida Junior. Essa tela foge das telas descritas até o momento, pois não retrata o homem e mulher simples do meio rural, mas sim um ateliê, onde se nota uma mulher que parece querer se esconder após ser interrompida em seu retrato. A mulher se encontra com um vestido branco e olha atenta para a região da cortina, onde o homem pintor vai ver quem interrompe seu trabalho, para saber se continua a se vestir ou se poderá voltar a se despir para realizar sua pintura.

A mulher parece ser de uma classe favorecida, está vestida com boas peças de roupa, tem a pele clara, cabelos negros preso com um coque. O jovem pintor está de costas na pintura e está a verificar por detrás da cortina de seu ateliê o que se passa. Ele veste roupas escuras e uma boina e em suas mãos está uma espécie de paleta de tintas.

Ao redor dos dois personagens vemos cadeiras dispostas no ambiente, painéis de pintura, quadros, cortinas e tapetes, que sugerem um ambiente de ateliê. O nome do quadro sugere muito a situação que parece estar sendo vivenciada pelos dois personagens da tela. Esse quadro possui 145 cm por 97 cm e também foi pintado a óleo e se encontra junto aos demais quadros do artista brasileiro no Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Essas descrições são de alguns dos quadros de Almeida Júnior, sendo a maioria dessas artes de sua última fase, havendo diversas outras obras que retratam sua outra fase na arte brasileira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • otimooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    melissa 14 de Abril de 2011 22:13 Responder
    • massaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      melissa 14 de Abril de 2011 22:14 Responder
  • nossa!demais essas obras. sò não achei aquela que tanto precisava. mas irei continuar fuçando por aqui! quem sabe acho familia reunida em casa do interior!

    pamy 18 de Abril de 2011 0:14 Responder
  • nao achei a imagem do menino com banana

    maisa chatinha 5 de Abril de 2014 13:45 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *