Isto pode vir como uma afirmação ousada para muitos, mas é a verdade absoluta. Em qualquer situação que nos encontramos, podemos escolher sermos felizes, se quisermos. Obviamente, isso é mais difícil de fazer em algumas situações que em outras. Por exemplo, se estamos com dor física, é muito difícil concentrar nossas mentes para a felicidade. E quando estamos experimentando algo prazeroso, quase que a felicidade vem por si própria.
Situações em que Podemos Contornar
Em nosso mundo moderno, nós raramente experimentamos a dor física. A maioria das situações em que nos encontramos infelizes são simplesmente situações que não atendem às nossas expectativas. Um amigo que trai nossa confiança, um parceiro que é desonesto ou infiel, o patrão que é difícil e exigente. Estes são os tipos de situações em que podemos escolher sermos felizes se definirmos o nosso foco mental corretamente. Mas como podemos encontrar a felicidade em meio a essas situações? Ou, em um nível mais básico, como podemos controlar nossas emoções para ser o que queremos ser? E uma pergunta mais fundamental, por que nós queremos?
Por que Queremos Controlar Nossas Emoções e Fazê-las Serem Algo Diferente do que o Esperado?
Um dos princípios fundamentais do sistema de chaves do poder, é que o Poder do Espírito é dirigido pelos pensamentos e sentimentos dentro de nós para criar as nossas experiências. Isto significa que quando estamos pensando e sentindo, temos pensamentos felizes, então o poder será direcionado para criar experiências felizes. Quando temos sentimentos e pensamentos infelizes, o poder é direcionado para criar experiências infelizes. Essa “Lei do Poder” funciona exatamente como qualquer outra lei natural, por exemplo, a Lei da Gravidade.
Como Podemos Controlar Nossas Emoções para ser o que Queremos ser?
Para obter a resposta a essa pergunta, precisamos entender como funcionam as emoções. Não é uma tarefa fácil, e uma descrição completa levaria demasiado tempo e espaço para incluir aqui. Mas, em essência, as emoções reagem a estímulos mentais. Isto significa que a combinação de nossos pensamentos, crenças, imagens mentais e as percepções do mundo que nos rodeia, trabalham juntos para criar as nossas emoções.
A visão de uma montanha pode despertar sentimentos de orgulho em uma pessoa, e sentimentos de fracasso em outra. Obviamente, a vista da montanha em si não cria os sentimentos, ou todos se sentiriam da mesma maneira ao ver uma montanha. E em um nível mais pessoal, descobrindo que sua esposa tenha se envolvido em casos extraconjugais, pode ser uma bênção ou uma maldição para a relação, dependendo de como você olha para ela.
Assim, para controlar nossas emoções, precisamos controlar o estímulo mental que cria essas emoções.
Um dos mais básicos estímulos mentais é o julgamento que colocamos sobre a interpretação de cada evento. Quando julgamos um evento ser ruim, a nossa reação emocional é de resultados negativos e infelicidade. Se julgarmos que um evento seja bom, então a felicidade é mais provável.
A filosofia é o pão da vida, pois colocamos em nossas mentes algo relavante , assim agiremos com mais cautela