Crianças têm o poder se sentir encantadas por histórias que estão longe de ser verdades. A imaginação de uma criança é muita fértil e isso sem dúvida uma das características mais valiosas dessa época da vida. Na maioria das vezes não vemos maldade nas coisas que aconteciam ao nosso redor, querendo somente continuar a se divertir.
É um período muito gostoso, o qual não temos que ter preocupações, podemos rir á toa, aprender coisas novas e ainda sim ter sempre alguém para cuidar, na maioria dos casos.
Infância
Período em da vida em que somos bajulados por nossos pais. Os quais aprendemos sobre a maioria das coisas da vida. Passamos pela escola, a qual tenta nos passar o maior número de conteúdos possíveis que nem sempre absorvemos por completo, mas que ainda sim são fonte de muito do que sabemos para o restante da vida.
Talvez a infância de muitos não seja muito preparatória para a vida adulta, muitos são mimados, os pais não trazem segurança de viver sozinho e isso faz com que vivamos em mundo “imaginário”.
Não que isso seja um ponto ruim, levando em consideração que a maioria das pessoas têm vontade de vontade de voltar a sua infância. Mas nem todos possuem a oportunidade de ter uma infância “mágica”, alguns precisam trabalhar cedo, outros não possuem suporte, muito menos carinho dos responsáveis.
Algumas memórias de nossa infância são mais marcantes, como um brincadeira divertida, uma professora legal do ensino fundamental, ou então quando seus pais contavam histórias antes de você dormir. Não só para dormir, mas histórias sempre foi algo que tinha como objetivo entreter muito as crianças, algumas bem fantasiosas, outras tentando conscientizar, todas de maneira geral são úteis para a formação de uma criança.
A partir do momento que ela aprende a ler, professores e pais deveriam incentivar muito a que esse hábito fosse criado, além de trazer maiores vocabulários, conseguem trazer experiência de mundo para os que possuem acesso. Infelizmente ainda hoje não é todo mundo que possui acesso a livros, mas há muitas bibliotecas municipais com acervos fantásticos para se aventurar.
Literatura Infantil
O mais maravilhoso da literatura infantil é que ela consegue ser o que a criança quer que ela seja. Mesmo sendo histórias totalmente imaginárias, conseguem trazer diversão e cultura para muitos. Normalmente contam com muitas imagens para atrair os olhares dos pequenos leitores, alguns até possuem poucas palavras, tentando realmente trazer esse sentido de entender um contexto e imaginar ele realmente acontecendo.
Hoje como adultos, ainda conseguimos lembrar de alguns autores que marcaram nossa infância com seus livros. Alguns deles ainda estão vivos e continuam fazendo a festa da criançada com novas histórias. Quem nunca ouviu falar de Maurício de Souza com a turma da Mônica, ou então Ziraldo com o Menino Maluquinho?
Ziraldo
É um escritor de literatura infantil muito conhecido por estar presente em diversas escolas com seu personagem Menino Maluquinho. Nasceu na década de trinta em Minas Gerais. Nos anos cinquenta produziu outros gêneros textuais como jornais e revistas de expressão. Nesse período foi pintor também, além de chargista e jornalista. Trabalhou no O Cruzeiro, na Folha de Minas e o Jornal do Brasil.
Viveu toda sua infância em Caratinga, se formou em direito na UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais), mas nunca exerceu a profissão. Juntamente com o irmão Zélio se tornou desenhista e cartunista, o desenho sempre falou mais alto já sendo destaque desde crianças com alguns exemplares publicados em jornais locais.. Passou alguns anos no Rio de Janeiro para estudar.
Viu grande espaço nas histórias em quadrinhos, sendo um dos pioneiros da área no Brasil na década de 60. Lançou de cara A Turma do Pererê. Somente em 1969 que se dedicou para a Literatura Infantil, com o livro FLICTS, conseguindo expandir seus fãs pelo mundo todo. Vendo que esse era o caminho mais certo, em 1980 lançou O Menino Maluquinho, sendo um adaptado tanto para teatro quanto para a Televisão. E depois para internet, video game .
Se tornou tão famoso que conseguiu que suas obras fossem traduzidas para idiomas como o francês, alemão, inglês e espanhol. Além de ser feito para crianças, sempre tentou mostrar um certo humor em suas histórias, ficando marcado pelo talento.
Sempre foi muito influente e ainda hoje continua dando palestras e autografando livros, possui algumas opiniões que geram certo rebuliço, mas que não tiram toda sua fama conquistada durante anos.