A Saga Crepúsculo é uma das mais interessantes e diferentes histórias de vampiros dos últimos tempos, por ser quase totalmente voltada ao público juvenil e ainda assim fazer grande sucesso entre os adultos e crianças.
Ela é composta por quatro livros que se completam e o primeiro deles dá título à série Crepúsculo, seguido por Lua Nova, Eclipse e Amanhecer.
Todos foram escritos pela americana Stephenie Meyer, e devido ao grande sucesso, viraram filmes que renderão milhares de admiradores.
A narrativa conta a história de uma moça que se muda de cidade para morar com o pai, já que a mãe fez um novo casamento e vai sair em turnê com o marido.
O nome dela é Bella Swan, que passa a frequentar a escola da pequena cidade de Forks, nos Estados Unidos, e lá, se apaixona por um tipo estranho, porém encantador, Edward Cullen, com irmãos também diferentes, muito brancos.
Eles mal se falam de início, pois Edward logo se apaixona por Bella e prefere ficar distante dela,por medo de lhe fazer algum mal, já que é um vampiro.
Porém, um acidente ocorre no estacionamento do colégio e Edward salva Bella, assim, mesmo contravontade, acabam se aproximando.
Com o tempo, Bella descobre que Edward e sua família são vampiros, mas não se importa. Entretanto, outros vampiros visitam a cidade e percebem que ela é humana.
Um dos vampiros visitantes tem um perfil de rastreador e caçador, por isso pretende caçar Bella.
A família dos Cullen faz de tudo para proteger Bella, levando-a para outra cidade e ainda assim, protegendo seu pai que ficara, o Xerife Charlie.
O vampiro rastreador consegue pegar Bella, que é salva por Edward Cullen, apesar de ter sofrido alguns ferimentos e ficar ainda hospitalizada.
Bella e Edward estão apaixonados, e num maravilhoso clima de romance vão ao baile da escola e todos pensam como ela conseguiu conquistar o bonitão Edward.
Tudo caminha muito bem, até que um amigo da família de Bella, o belo Jacob Black, vai até o baile e diz ter um recado para Bella, de seu pai Billy, de uma tribo indígena do lugar.
O recado pede que Bella se afaste de Edward, já que não é seguro que ela o namore, mas ninguém entende de fato a história, só sendo revelado o porquê, no segundo livro, o Lua Nova.
O livro em si já é muito interessante, já que na capa, toda preta, aparece uma mulher segurando uma maçã muito vermelha, que segundo a escritora representa o fruto proibido, o amor entre uma humana e um vampiro, vivido por Bella Swan e Edward Cullen.
Crepúsculo foi lançado em 2005 e conta com 498 páginas de pura magia e divertimento, no Brasil foi publicado pela Editora Intrínseca.
LIMDA