Os livros de ficção são aqueles que contêm uma narrativa imaginária, ou seja, que não conta uma história real, mas sim uma fantasiosa, criada com intuito total de entreter e intrigar o leitor.
O Que São Livros De Ficção?
O Ser humano é o único animal que produz ficção, isso por que é o único ser vivo capaz de criar aparências e realidades diferentes que tem o poder de enganar a si mesmo e aos outros.
Criando uma ficção, no caso dos livros, o autor possui o poder de moldar o ambiente que ele está retratando assim como os elementos que o integram. Criar uma nova realidade é uma maneira de escapar do que vivemos, assim, criando um entretenimento, dando vida a um sonho do seu imaginário.
A ficção tem o poder de criar um espaço simulador de realidade, sem haver consequências para a vida real.
Por isso, criar ficção é um poder incomparável, tendo como motivação dar vida a sonhos, criar realidades paralelas, alterar o seu modo de vida, etc.
Gêneros da Ficção
Não existe somente um estilo de ficção, mas sim, vários gêneros literários diferentes. Confira abaixo alguns deles:
Drama
O gênero drama é um dos mais proeminentes da literatura, dando a liberdade para a criação de vários tipos de histórias. As histórias de drama são compostas por versos, textos ou novelas, e normalmente são representadas teatralmente.
Nesse gênero há muitos conflitos emocionais entre os personagens, que se expressam tanto através dos diálogos como por meio das suas ações. As histórias de drama são cativantes, normalmente trazem uma lição ou ensinamento de vida para os leitores.
Exemplos de livros ficção de drama: A Menina Que Roubava Livros (Markus Zusak) e O Menino do Pijama Listrado (Jhon Boyne).
Poesia
A poesia é um estilo de escrita rítmica, que possui versos e um teor emocional, ela é rítmica quando é escrita e também quando é recitada ou falada.
As poesias tem o poder de emocionar o leitor, por meio de pensamentos elevados que podem ser simples ou intuitivos, dependendo do autor e sobre o que ele quer relatar em seu texto.
Exemplos de livros de ficção de poesia: Sentimento do Mundo (Carlos Drummond de Andrade) e Poemas completos de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa).
Fantasia
Os livros de fantasia retratam personagens ou figuras que não existem na realidade, como seres mágicos, ou até mesmo outras épocas, como a Idade Média ou um futuro distante.
Esse é um dos gêneros de ficção mais famosos, havendo livros desse estilo de grande sucesso mundial.
Exemplos de livro de ficção fantasia: Harry Potter (J. K. Rowling) e O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien).
Humor
Os livros de humor retratam situações ou histórias divertidas e cômicas, criados para entreter e envolver o leitor. O humor não é necessariamente um gênero único, já que muitas vezes ele é encontrado dentro dos outros gêneros de ficção.
Exemplos de livros de ficção de humor: A Lei de Murphy (Arthur Bloch) e O Melhor do Mau Humor (Ruy Castro).
Fábula
As fábulas normalmente contêm personagens sobrenaturais ou criaturas mágicas, na maioria das vezes há animais falantes, que interagem ou não com seres humanos, normalmente, encontram-se organizados em sociedades assim como a sociedade humana.
Esse tipo de narrativa é usada para ensinar uma lição ou uma verdade útil, geralmente são voltados para o público infantil para serem lidas durante a formação da criança, e assim, auxiliar em sua criação.
Exemplos de livros de ficção de fábula: A Lebre e a Tartaruga (Esopo) e O Sítio do Pica Pau Amarelo (Monteiro Lobato).
Contos de Fadas
Os contos de fadas são espécies de fábulas, onde as histórias giram em torno de criaturas mágicas, voltados geralmente para as crianças, com histórias de amor, princesas e príncipes e suas aventuras.
Exemplos de livros de ficção de conto de fadas: A Pequena Sereia (Hans Christian Andersen) e Chapeuzinho Vermelho (Irmãos Grimm).
Horror ou Terror
O gênero de terror ou horror se tornou um grande clássico da literatura, tendo o poder de causar um sentimento de choque, que é aterrorizante, doloroso ou revoltante, em muitos casos.
A ficção de horror tem o poder de envolver o leitor, o amedrontando, mas ao mesmo tempo, o prendendo a história e ao enredo que muitas vezes é extremamente surpreendente.
Exemplos de livro de ficção de horror ou terror: Drácula (Bram Stoker) e Frankenstein (Mary Shelley).
Mistério ou Suspense
Outro gênero de ficção que tem alto poder de chamar atenção do leitor são os livros de suspense ou mistério, onde normalmente o desenrolar da história envolve a solução de crimes ou acontecimentos chocantes, no geral.
Os livros de mistérios normalmente revelam segredos ao longo do seu trajeto, e por vezes deixam algo sem ser explicado, para que o leitor atribua o seu próprio final ou explicação.
Exemplos de livros de mistério ou suspense: A Mulher Enjaulada (Adler-olsen) e It: A Coisa (Stephen King).
Folclore
O Folclore é um fator muito importante da cultura popular de qualquer país, reunindo canções, mitos, histórias, lendas, parlendas e provérbios. Essa é uma cultura transmitida de boca e boca, com tradição antiga, sendo um gênero literário amplamente difundido, que foi baseado em crenças retrogradas que não possuem fundamentos.
Mitologia
A mitologia faz parte de uma narrativa tradicional de determinado local, normalmente é baseada em acontecimentos históricos ou crenças antigas da população do local, revelando por vezes o comportamento humano relacionado aos fenômenos naturais, com alto grau de simbolismo.
A mitologia está muito ligada a ação de deuses, onde diversos povos e culturas cultuavam deuses diferentes.
Ficção Realista
São histórias que se passam por personagens comuns, que poderiam existir na vida real, envolvendo até mesmo personagens conhecidos do autor.
Ficção Histórica
Assim como a ficção realista, conta histórias que poderiam ocorrer na realidade, porém com personagens fictícios, e em outro período histórico que não seja o que o autor vive.
Ficção Científica
A ficção científica é um tipo de ficção baseada principalmente no impacto científico que a história terá, podendo ser algo relacionado à ciência de maneira realista, ou imaginado.
Normalmente esse estilo de literatura se passa no futuro ou em outros planetas. Há vários subgêneros de ficção científica. Confira abaixo:
- Ficção científica apocalíptica ou pós-apocalíptica: Histórias com o enfoque no fim do mundo ou fim da humanidade, que é devastada do planeta por causas naturais ou ações do homem, normalmente, as histórias tem esse ponto de narrativa.
- Ficção científica ciberpunk: Possui um cenário repleto de computadores, focada em hackers e híbridos entre homens e computadores. As histórias se passam em um cenário high-tech.
- Ficção científica distopia: Nesse estilo de história, o cenário apresenta grande repressão política e social, onde as liberdades foram limitadas, causando na população uma distorção dos seus valores.
- Ficção científica hard: Estilo de livro onde a tecnologia tem papel central, e a narrativa é caracterizada por ideias, que são mais relevantes que os personagens em si.
- Ficção científica soft: Ao contrário da anterior, apesar de ser uma história com enfoque na tecnologia, a história no geral, é guiada pelo papel dos personagens, suas emoções e vivências.
- Ficção científica robótica: Histórias onde robôs desempenham um papel central.
- Ficção de primeiro contato: Estilo de história onde os seres humanos fazem o seu primeiro contato com alienígenas, sendo o ponto de partida da história, que irá decorrer de acordo com o que ocorre nesse primeiro contato.
- Ficção científica space opera: nesse estilo de história o enredo se passa em outro planeta ou em algum lugar do espaço, normalmente há um conflito entre os mocinhos, que normalmente são os personagens humanos, e os seres que vivem no espaço ou nesse outro planeta.
- Viagem no tempo: As histórias sobre viagem no tempo são muito interessantes, e é um dos gêneros mais apreciados da ficção científica. Nesse tipo de história o personagem consegue se deslocar através do tempo, viajando para o passado ou para o futuro.