Durante grande parte da sua história, a empresa Olivetti deteve os mais elevados padrões estéticos ao longo da sua atividade empresarial: seja na arquitetura, nos interiores, em publicidade, na identidade corporativa, bem como seus produtos de escritório e equipamentos de informática e mobiliário de escritório.
Uma Marca Bem Vista
Ele também desempenhou um papel proeminente no patrocínio de grandes exposições, tem sido o tema de uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York, e desenvolveu uma política de bem-estar corporativa. Em 1974, o sucesso da política da empresa, a identidade corporativa foi reconhecida pelo American Institute of Architects. É atribuído à Olivetti, a Industrial Arts Medal, prêmio dado à empresa pela história de excelência na comunicação da sua imagem através de projeto de produto, comunicação corporativa e patrocínio de inúmeros programas sociais, educacionais, recreativas e culturais para o público.
A Empresa
A empresa foi fundada por Camillo Olivetti no norte da Itália em 1908, com início da sua produção com a máquina de escrever MI em 1910. No entanto, foi em 1920 que a empresa começou a modernizar seus negócios e métodos de produção, na sequência de uma prolongada visita aos Estados Unidos em 1925 pelo filho de Camillo, Adriano. Este desempenhou um papel chave no desenvolvimento de uma política coerente de identidade corporativa, que começa com o estabelecimento de um escritório de publicidade em 1928. Após a nomeação de Adriano como gerente geral em 1933, uma série de importantes arquitetos e designers foram trazidos para desenvolver a estética modernista que foi a permear todas as atividades da empresa.
Os produtos a partir deste período como a máquina de escrever Studio 42, concebida em 1935 por Schawinsky, Figini e Pollini e a calculadora Summa MC 4S concebida em 1940 por Marcello Nizzoli. No pós-Segunda Guerra Mundial a empresa aumentou seus mercados no exterior, abrindo nos Estados Unidos em 1946, começando com um ponto de venda em Nova York, foi consolidado com a criação da Corporação Olivetti da América, também em Nova York, em 1950.
Tanta repercussão só foi alacançada pelo radical designer Michele de Lucchi, que tinha sido apontado como um consultor de design da Olivetti, em 1979, tornou-se chefe do departamento de design em 1992, concentrando-se na concepção de produtos eletrônicos e computadores, como os 33 modelos de notebook em 1993 e os 20 laptops no ano de 1995.
Arte em Móveis de Escritório
A Olivetti também foi notada por seu design mobiliário de escritório, exemplos proeminentes das quais incluía o mobiliário de escritório projetado em 1960, o inovador sistema de síntese de 1970 por Ettore Sottsass e do sistema Ephesos de 1992 por Antonio Citterio.
Por exemplo, o estúdio de design BBPR concebeu os escritórios da empresa em Nova York em 1954, Carlo Scarpa o showroom da Olivetti em Veneza, em 1957, e Gae Aulenti os escritórios de Paris, na década seguinte. A partir de 1969 a identidade corporativa da Olivetti foi desenvolvida pela designer tcheco Hans von Klier, trabalhando com Perry King e C. Castelli. Durante os anos 1970, como muitos outros fabricantes, Olivetti entrou em dificuldades financeiras, mas, sob a nova gestão de Carlo De Benedetti, em 1978, se recuperou na década seguinte, com colaborações em pesquisas com a empresa americana AT & T, que tiveram início em 1983.