A filosofia é uma busca constante pelo saber baseada na capacidade de reflexão do ser humano, sua ferramenta é o raciocínio. Vai além das comprovações científicas, buscando sempre entender a natureza de todas as coisas. Hoje ela é mais especializada, sendo possível cursar Filosofia e Licenciatura em Filosofia em algumas universidades do país.
Ainda está muito bem definido o que é a filosofia da linguagem no seu todo, diferente dos outros ramos filosóficos. Ela busca refletir sobre os problemas da linguagem, mas os filósofos da linguagem fazem essa reflexão de maneira diferente dos antropólogos, psicólogos e gramáticos. Existem vários pontos na filosofia que surgem a partir dos problemas da linguagem.
Na metafísica conseguimos encontrar pontos de discussão sobre a linguagem, inclusive Aristóteles levanta um desses questionamentos, relacionando a utilização de verbos, como sentar, caminhar, relacionando-os com indivíduos, pois sempre são usadas para dizer o que alguém está fazendo. O mesmo vale para os adjetivos.