Existem quatro tipos de conhecimento: o conhecimento científico, que visa explicação utilizando métodos compartilhados de testes; o conhecimento religioso, que torna tal explicação verdadeira através da fé; o conhecimento empírico, que é passado de geração para geração, sem nenhuma comprovação de sua veracidade; e o conhecimento filosófico.
O conhecimento filosófico, diferentemente dos outros três tipos de conhecimento, usa apenas a capacidade de reflexão do ser humano. Sua ferramenta é o raciocínio. Filosofando conseguimos atingir um nível de compreensão além do científico e trazer novas discussões para a esfera pública, pois dessa forma temos uma concepção maior de mundo.
A reflexão filosófica tem apoio no conhecimento científico, mas diferente deste, que prioriza a posse da verdade, ela é um busca incessante do saber. Não basta apenas ter a solução comprovada através dos métodos científicos, deve-se ir além, sempre buscando um novo problema para transformar em conhecimento, em saber.
Conhecimento Filosófico
Resumidamente falando o conhecimento filosófico é um conhecimento baseado na reflexão e construção de ideias e conceitos. Ele surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir sobre questões subjetivas. O principal objetivo do conhecimento filosófico é questionar com o intuito de encontrar respostas para diversas questões, porem vale ressaltar que não é necessário comprovar algo.
Algumas características do conhecimento filosófico são:
- Elucidativo.
- Sistemático.
- Crítico.
- Especulativo.
Falando um pouco sobre conhecimento cientifico, que tem como objetivo comprovar a verdade de uma determinada teoria. Diferente do conhecimento filosófico que também possui o seu raciocínio logico e racional, mas que não precisa necessariamente comprovar.