Teoria Platão

Platão, foi um filósofo e matemático, que viveu em Atenas, na Grécia, e nasceu entre 426/27 e morreu entre 348/347 (A.C.). Ele foi o responsável pela fundação da Academia da Grécia, o primeiro centro de educação superior do mundo ocidente. Platão, juntamente com seu orientador Sócrates e seu pupilo Aristóteles, montou parte dos alicerces da ciência, da filosofia natural e filosofia ocidental.**

Biografia de Platão: Primeiros Anos

Acredita-se que seu nome verdadeiro era Arístocles, mas que foi chamado de Platão como um apelido por possuir ombros largos.

Nascido em Atenas, na Grécia, pertencia a uma família de nobres, por isso, recebeu uma educação especial, com música, leitura, escrita, pintura, ginástica e poesia, educação essa recebida apenas pelos aristocratas da cidade.

Era um grande atleta e participou de vários jogos olímpicos, como lutador. Ele desejava crescer e se tornar político, tendo uma vida pública.

Sócrates na vida de Platão

Conheceu Sócrates e logo se tornou discípulo dele, aprendendo com a sua filosofia. Porém, anos mais tarde, Sócrates foi condenado à morte pelo crime de “perverter a juventude”. Nessa época Platão desiste da vida pública e da política, voltando-se para a filosofia.

Sócrates

Sócrates

Por ter vivido muitos anos junto de Sócrates, foi obrigado a deixar Atenas, ele então se estabeleceu em Megara, e passou a viver com Euclides. A partir de então ele passou a viajar para várias cidades, como Itália, Cirene e Egito, e a conhecer grandes filósofos da época.

Ele usou suas viagens como inspiração para criar sua própria filosofia.

Fundando sua Academia

Voltou para Atenas quando tinha 40 anos de idade, e então fundou uma escola para ensinar a sua filosofia, chamando-a de Academia.

Com as viagens que fez conseguiu formar suas próprias teorias, que ele ensinava para os seus alunos. Ele também continuou os estudos iniciados por Sócrates.

Seus estudos no geral eram em torno de Geometria, Matemática, Ciências e Filosofia.

Aristóteles e Platão

Aristóteles foi um discípulo de Platão que se destacou no campo da filosofia. Ele discordava de algumas crenças de seu mestre, porém, foi extremamente influenciado por ele. Ele substituiu Platão em sua Academia após a morte de seu mestre.

No ano de 529 o Imperador mandou fechar a Academia, junto de outras escolas que não eram cristãs, mas a filosofia de Sócrates, Platão e Aristóteles já havia sido difundida.

Filosofia Platônica

Filosofia Platônica

Filosofia Platônica

No seu livro VII da República ele explica muito bem seu pensamento filosófico, através do conto “o mito da caverna”. Nele Platão expõe sua opinião sobre a alma ficar aprisionada no corpo, em um local que ele chama de “o mundo luminoso das ideias”.

Ele dizia que: “As coisas desfazem-se em pó e as ideias ficam”. Para ele, as ideias são imutáveis e são eternas.

Obras

Por um tempo suas obras foram desconhecidas, mas logo ele foi redescoberto e usado como referência.

Todas as suas obras da antiguidade foram preservadas, exceto uma palestra sobre o Bem. Algumas obras distribuídas sobre seu nome tem a possibilidade de não serem autenticas, apesar disso, elas pertencem ao conjunto de obras tradicionalmente atribuídas a ele, totalizando 47 obras.

O seu conjunto de obras é chamado de “Corpus platonicum”, sendo formado por diálogos, cartas, definições e a Apologia a Sócrates.

A maioria de suas obras foram escritas em forma de diálogo, somente em “Epístolas” e “Apologia” é que ele faz uso de poemas didáticos, debates e discursos indiretos.

Sua obra mais famosa é a “República”, onde ele descreve o que seria um paraíso terrestre, criando o que ele considerava um “Estado Ideal”, examinando vários ângulos da sociedade.

Para ele a sociedade ideal seria dividida em três classes, que eram divididas pela capacidade intelectual de cada um, sendo os grupos: Os agricultores, comerciantes e artífices, que eram presos as necessidades do corpo e encarregados da produção e distribuição de produtos para toda a sociedade; Os militares, que tinham que se dedicar a defesa da sociedade; Os filósofos e governantes, que eram a classe superior, mais capacidade e iriam servir em favor da razão.

A Teoria Das Ideias

Também chamada de Teoria das Formas, afirma que as ideias são abstratas e não materiais, e possuem alto fundamento da realidade. As coisas que captamos com “os olhos da alma” são formas não físicas, sendo elas essenciais.

Outras Obras

Algumas outras obras de Platão são: Protágoras (que fala sobre virtude), Banquete (que fala sobre o amor), Apologia de Sócrates (onde ele defende seu antigo mestre), Fédon (que fala sobre a mortalidade da alma, onde ele cita a Teoria das Ideias) e As Leis (sobre uma nova forma de Estado).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filosofia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *