Sempre houve pessoas que se destacaram por conta de seu intelecto, algumas delas nasceram há mais de mil anos e suas ideias ainda conseguem estar presente em nosso cotidiano. Muitas descobertas vieram em tempos que a tecnologia era bem baixa, mas ainda sim as pessoas conseguiram de seu próprio modo trazer inovações que são importantes até o dias atuais. Mas nem só de tecnologia vivemos, pensamentos filosóficos sobre a humanidade de forma em geral sempre chamaram atenção. Principalmente sobre como nos relacionamos, pensamos sobre a vida de forma em geral, agimos e outras coisas. Sempre houve uma curiosidade em entender o que se passa em nossas mentes e tentar classificar, mas sabemos que isso é mutável e por isso pesquisas milenares ainda valem muito, mas também podem ser complementadas.
Aristóteles
Falando de filosofia não poderíamos deixar de falar de Aristóteles, grande autor de muitos ideais que são estudados até hoje. Quem nunca ouviu falar sobre a moral e ética e sobre seus trabalhos com Platão? A filosofia é mostrada desde o início de nossas vidas com o convívio em sociedade, além disso se tornou uma disciplina obrigatória na escola para que as formas de pensamento adotadas ao longo do tempo conseguissem ser melhor abrangidas.
Aristóteles nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu em 322 a.C em Atenas, viveu durante o período clássico na Grécia Antiga. Há muitas histórias interessante, mas a mais curiosa é que foi professor de Alexandre, o Grande e aluno de que Platão. Depois de conseguir uma estabilidade e maior abertura com as ideias, ele conseguiu fundar a escola peripatética e do Liceu.
Não escrevia somente sobre a filosofia, mas também sobre física, biologia, lógica, música, economia e outros. Devido a essas e outras atribuições foi considerado um dos fundadores da filosofia que conhecemos hoje. Infelizmente nem todo o escrito real sobreviveu ao tempo, sendo que muito é contado e outros não foram realmente escritos em formatos para publicação, somente anotações pessoais.
Em seu sistema filosófico idealizado por Aristóteles inclui muitas áreas.Sendo sua formação completa em Ciências Naturais ele conseguiu abranger diversos pontos diferentes.
Platão E Seu Discípulo
Logo jovem Aristóteles procurou a academia de Platão, onde logo se destacou se mostrando o predileto de Platão. Conseguiu ir muito além dos pensamentos que o próprio Platão possuía, algumas vezes até chegava a discordar de seu mestre.
De modo geral Aristóteles defendia a captação de conhecimento direto no mundo. Já Platão defendia sobre a existência do mundo das ideias e do mundo sensível. Passaram muito tempo junto, cerca de vinte anos após, Platão veio falecer e Aristóteles já eram professor da Academia. Mas não conseguiu ser o novo representante por ser considerado estrangeiro.
Depois De Platão
Quando saiu da Academia foi para Atarneus, onde se casou com Pítia. Depois de ataques persas, Aristóteles se viu novamente sem pátria e foi para Macedônia, onde já era conhecido e foi chamado pelo rei Filipe II para ser tutor de seu filho Alexandre. Ficou por ali durante quatro anos e logo em seguida Alexandre já se tornou um soldado reconhecido que sempre teve contato com o filósofo.
Voltou então para Atenas e fundou sua escola, tendo sede no ginásio do templo de Apolo. Suas aulas eram tanto de cursos técnicos, quanto de aulas públicas sobre diversos pontos que formam um começo de toda arte e ciências que temos hoje, pois alguns manuscritos dele já pareciam logo de cara uma enciclopédia.
Pensamento Aristotélico
Foi um autor de muitas vertentes, não acreditava que Deus era o criador, mas ainda sim sabia de sua importância para mover o universo. Sua teoria mais comum é A natureza de Deus que utiliza da metafísica para explicar, Do Homem que utiliza ética muito discutida em seus livros e do Estado que remete a política.
Comentava sobre a felicidade do homem e como ele precisava por necessidade primordial de ser social principalmente para que possa fazer o bem e consequentemente se sentir feliz. A ditadura nunca foi algo boa para ele, não priorizando o bem estar, mas sim a ambição de um só.
Infelizmente morreu assim como Sócrates, já que sua vida não era mais contente por conta dos diversos exílios e problemas também com perseguição. Na época as pessoas não viam como algo bom alguém conseguia ter tanta consciência de atitudes nada boas, eram julgadas como balbúrdia e sem fundamento nenhum.