Não há como negar que o Brasil é composto de diversas culturas e tradições distintas. Afinal, ele é um país livre e com imigrantes de todo canto do mundo, e um pouco da cultura estrangeira sempre acaba sendo incorporada à nossa.
A cultura afro-brasileira é aquela que sofreu fortes influências da cultura africana, desde os tempos remotos do Brasil até hoje em dia. Tais influências referem-se principalmente a chegada de escravos na época da colonização do país.
Arte ignorada
Apesar da cultura afro-brasileira ser comum e popular hoje em dia, nem sempre foi assim. Por ser oriunda de costumes de um povo considerado “pobre” no tempo da colonização, atividades típicas como a prática de rituais religiosos e a famosa capoeira foram completamente desprezadas e muitas vezes até proibidas.
Apenas no início do século XX, sendo consideradas “culturas tradicionais e naturais do Brasil”, essas e outras atividades foram sendo melhor aceitas e praticadas. A primeira delas foi o ritmo samba, que tornou-se extremamente popular.
Diferentes manifestações artísticas
A cultura afro-brasileira manifesta-se em diversas vertentes da arte, tais como a música, as artes visuais, as danças, a culinária e até mesmo a religião.
Na música, como já dito, destaca-se o samba e seu uso na música popular brasileira. Os instrumentos trazidos pelos africanos são pitorescos e amplamente usados em vários estilos da música nacional entre eles, o “Atabaque” o “Berimbau”.
A famosa e praticada capoeira, ao contrário do que muitos pensam (uma luta), é uma genuína dança afro-brasileira. A atividade começou sim como uma forma de defesa, mas logo virou um esporte praticado por pura diversão. E não há como negar que a capoeira é um esporte extremamente divertido e que faz muito bem á saúde e ao físico do praticante.
E certamente não há brasileiro que não aprecie uma boa feijoada. Sim, o famoso e maravilhoso prato é dito como uma refeição inicialmente servida aos escravos africanos. Entre os outros pratos que compõem a vasta culinária dessa cultura, estão os famosos acarajé e vatapá (frequentemente referidos como pratos baianos), que usam em suas receitas o óleo de dendê (extraído de uma árvore trazida da África).
Já na religião, a cultura mostra-se muito rica e com diversas opções. Mesmo que a maioria dos escravos fossem forçados a seguir o catolicismo, suas crenças tradicionais ainda remanesceram por muito tempo e continuam intactas. Podemos destacar dentre as dezenas de religiões, os conhecidos (e muito praticados) Candomblé e Macumba.
Uma cultura extensa e diversificada
A cultura afro-brasileira é objeto de estudo de muitos sociólogos e outros estudiosos de culturas (escritores, jornalistas, poetas etc.), que procuram mais a fundo as raízes e detalhes da história de sua fundação. Independente de como começou é impossível não sentir-se atraído por tal cultura.
amei d+
que legal
Massa mesmo muito bom…