As técnicas do impressionismo e suas ideias não causaram tanto euforia nos pintores italianos como aconteceu em outros países da Europa. Federico Zandomeneghi foi um dos poucos artistas a se deixar contagiar pela novidade e esse foi um dos motivos que o fez a se destacar dos demais pintores italianos.
Nascido na cidade de Veneza no dia 2 de junho de 1841, por conta das suas voltas pela Europa em busca de saciar a sua curiosidade, veio a falecer em Paris, na França, no dia 31 de dezembro de 1917.
A pintura sempre esteve perto de Federico, pois o pai era escultor e tinha sua própria oficina. Porém, em pouco tempo o pintor italiano se juntava a outros grupos e ganhava independência. A ida para França aconteceu depois de um período de 8 anos que Federico viveu sozinho em Veneza e foi em Paris, que o pintor italiano conheceu aquele que mais influenciaria suas pinturas Degas. A partir desse encontro, as pinturas de Federico ganharam os traços do estilo impressionista.
A obra do pintor italiano que ficou mais famosa no mundo todo foi “ A Dama do Balcão”, que ele fez em 1886, ressaltando que retratos femininos e cenas que aconteciam ao ar livre são as que se veem com mais frequência no trabalho de Federico.
Biografia De Federico Zandomeneghi
As suas raízes com as artes era muito forte. Seu pai, Pietro e seu avó Luigi foram convidados a fazer o momento de Tiziano que ficaria na igreja de Frari. Pai e avó de Federico, porém, tinham estilo neoclássico e eram escultores, enquanto ele logo demonstrou que seguiria um outro estilo e que gostava mais de pintura.
Para desenvolver a sua habilidade natural para pintura e o seu desejo de se tornar pintor, Federico estudou na Academia de Belas Artes de Veneza e depois foi para a mesma escola com sede em Milão.
Com 19 anos escreve uma carta para os pais comunicando que não voltaria a viver com eles naquele momento, pois estava indo de encontro a Garibaldi e faria parte da “Impresa dei Mille”. Dois anos depois dessa “aventura” ao lado de Garibaldi, Federico vai morar em Florença, uma estadia que se prolonga por 5 anos.
Nesta passagem por Florença conhece Macchiaioli, Fattori, Lega, entre outros. Os artistas se reuniam em um bar da cidade e esses encontros influenciaram muito as obra de Federico. Porém, apesar das influências, o pintor italiano sempre demonstrou seu estilo pessoal e sua forte personalidade.
Mais Uma Batalha Para Federico Zandomeneghi
No ano de 1866, Federico mais uma vez voltou a lutar ao lado de Garibaldi pela “Terceira Guerra da Independência”. Terminada a batalha, o pintor passou alguns anos viajando entre as cidades de Florença, Veneza e Roma.
Neste período, as suas obras possuem um toque muito realístico, característico dos artistas da Toscana, associada com uma técnica que era chamada “técnica da marca” e por fim, as cores de “Verona”. Retratava exatamente essa mistura captada por Federico no ir e vir das três cidades italianas durante esse período.
Foi nesse período que os críticos de arte da Itália começaram a prestar atenção no trabalho de Federico. No ano de 1871, Pompeo Molmenti faz críticas positivas sobre o trabalho do pintor de Veneza no jornal “L’arte in Italia”. Dizendo que Federico “tinha um gosto exagerado pelas novidades, mas que deixava claro a personalidade do pintor, além de ser uma pintura realista ao reproduzir a vida cotidiana.”
A Escolha Por Paris
Sem nenhum programa, em 1874, Federico decidir ir para Paris. Justamente no ano em que o Impressionismo estava nascendo, através da exposição intitulada, “Independentes”.
Federico estava indo passar algumas semanas, mas acaba ficando até que a sua morte chega.
O pintor italiano logo entra no grupo dos artistas impressionistas franceses que era chamado de “Nouvelle Athènes”. Era um lugar que aqueles considerados “rebeldes da pintura” se encontravam. Logo, Federico fez dois grandes amigos, Degas e Renoir. Eram os pintores que tinham mais a ver entre eles em relação as obras que produziam.
No ano de 1878 se aventurou como desenhador de moda, depois de tentar várias vezes entrar no mercado da pintura de Paris sem muito sucesso. Porém, no ano seguinte, pela primeira vez teve suas obras expostas junto com outros impressionistas franceses. Desse momento adiante, Federico era sempre convidado para participar das mostras desse gênero.
No ano de 1886 quando estava passando um período na casa de Guillaumin, outro artista impressionista, Federico fez a sua obra intitulada “En Plein Air”. Dois anos depois, em 1888, as obras do pintor de Veneza foram expostas na Exposição Universal de Paris.
Volta a Veneza para mostrar a sua obra em 1914, na Bienal de Veneza, mas as críticas não foram as melhores.
Três anos depois, em 1917, o amigo Degas encontrou Federico sem vida, deitado na cama da sua casa. O estúdio que mantinha foi desfeito e suas obras foram vendidas em um leilão a valores muito baixos.
Pinturas De Federico Zandomeneghi
Dos italianos que foram à França em busca de mais conhecimentos sobre o Impressionismo, Federico é aquele que ficou mais próximo desse movimento. Entrando em 1879 e ficando até os últimos dias da sua vida.
A Paris que Federico retratava não era a Paris elegante que todos gostavam de ver na época, mas a mundana e internacional e isso graças ao ambiente escolhido pelo pintor, o bairro dos artistas, Montmartre.
Além do ambiente cotidiano as telas de Federico também tem um tom bem próximo do poético impressionista, característica essa que fica bem marcante na pintura “En Plein Air”.
Sem dúvidas, a imagem feminina era o objeto preferido do pintor italiano. As mulheres aparecem em várias das suas tela, na parte interna e na parte externa. Além disso, é possível observar o quanto o pintor se dedicava para elaborar os cabelos, assim como o gestual da moda da época, os detalhes das luvas.
Suas amizades também podiam ser “vistas” através das suas telas, como por exemplo, os tons pastel, muito fortes também nos desenhos de um dos seus amigos mais próximos, Degas.
O pintor impressionista Federico Zandomeneghi nasceu no dia dois do mês de junho do ano de 1841 em Veneza e faleceu no dia trinta e um do mês de dezembro do ano de 1917 em Paris. Estudou na Academia de Veneza e no ano de 1860 se mudou para Florença onde conheceu grandes pintores e passou a fazer pinturas ao ar livre. Esse tipo de pintura ao ar livre era vista naquela época como inovadora e atraia olhares.
No ano de 1874 foi morar em Paris e lá ficou até sua morte, ficou amigo de muitos pintores impressionistas e como suas obras eram bem parecidas com as deles fizeram uma bela exposição nos anos de 1879, 1880, 1881 e 1886. Ele admirava muitos pintores entre eles Edgar Degas que fazia telas maravilhosas sendo um pintor figurativo. Suas obras eram admiradas por todos e com isso ele foi se estabelecendo no meio artístico, juntando uma grande fortuna.