O escritor cubano Nicolás Cristóbal Guillén Batista mais conhecido por Nicolás Guillén nasceu no dia dez do mês de julho do ano de 1902 em Camagüey – Cuba e faleceu no dia dezesseis do mês de julho do ano de 1989. Poeta, político e jornalista foi chamado de “O Poeta Nacional de Cuba”.
Fez Direito na Universidade de Havana, mas ficou pouco tempo trabalhando como advogado optou por tipografia e jornalismo. Sua primeira coleção de poesias foi publicada no ano de 1930 e foi considerado um dos mais importantes representantes da poesia negra. Suas principais obras foram: Motivos de Son no ano de 1930, Songoro Cosongo no ano de 1931, West Indies Ltd. no ano de 1934, España: Poema En Cuatro Angustias y Una Esperanza e Cantos Parágrafo Soldados y Sones Parágrafo Turistas no ano de 1937, El Filho Entero no ano de 1947, Elegías no ano de 1958, Tengo no ano de 1964, El gran zoo no ano de 1976, La rueda dentada e El diario Que um diario no ano de 1972 e Por el mar de las Antillas anda un barco de Papel. Poemas parágrafo niños y mayores de edad no ano de 1977.
Obras Importantes De Nicolas Guillen
Falando um pouco de Nicolas Guillen, para quem não conhece ele foi um poeta cubano que fez muito sucesso junto de José Martí, conhecido como O poeta cubano.
Dentre suas obras poetas, existem dois temas que são consideradas como base, a primeira ‘’a exaltação do negro’’ e a ‘’situação social’’. Um de seus marcos foram em meados de 1961, quando foi eleito o presidente da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba.
Dentre suas principais obras estão:
- Poemas de transición.
- Motivos de son.
- El son entero.
- Tengo.
- El diaro que a diario.
- El gran zoo.