Folclore pode ser considerado o mesmo que cultura popular. Neste sentido, diversos tipos de histórias podem virar lendas ou lições de vida. Manifestações artísticas também entram na consideração, desde quadros até mesmo artesanatos. As superstições podem virar muitos que guiam grande parte das crendices populares. Algumas vezes podem ser tipos de conhecimento cristalizado.
Na prática, retrata as tradições dentro do povo. Fatos sociais que formam a identidade social que é transportada de geração em geração independentemente das manifestações individuais. Interessante notar que quanto maior identidade social mais chances existem da UNESCO conceder títulos para a classe de folclore.
É preciso preservar o folclore principalmente para a formação moral das crianças. Justamente por este motivo que as escolas para crianças sempre incentivam o folclore. Muitos falam que o Brasil não tem cultura, uma constatação errada, pois basta observar a extensão do nosso folclore para compreender o nosso valor cultural e folclórico.