A Literatura Portuguesa surgiu na Idade Média, entre os séculos XII e XIV, primeiro com a poesia (trovadores) e mais tarde com a prosa. Somente no século XV é que teve início a tradição de crônicas, especialmente com teor histórico.
Com o Renascimento, período marcado por grandes transformações artísticas e científicas no século XVI, surgiram novos gêneros literários vindos de outros países, especialmente da Itália. São dessa época alguns nomes importantes da literatura do país, como Gil Vicente (considerado o pai do teatro português), Sá de Miranda e o mais conhecido deles, o poeta Luís de Camões, autor do clássico ‘Os Lusíadas’.
No século XVII, surgem os romances populares e a prosa se torna mais difundida que o verso, mas com a censura imposta pela Monarquia e a Inquisição foi um período de declínio cultural.
Já no século XX, o grande nome foi Fernando Pessoa, que criou heteronimos com estilos poéticos diferentes, e passou a ser considerado, junto com Camões, o melhor poeta português de todos os tempos.