Povos nativos da América possuem costumes e crenças peculiares. Astros naturais ditavam as regras, sendo o sol e a lua dois satélites naturais encarados como deuses que regiam ordens transmitidas aos líderes caciques, pajés e xamãs, canais transmissores das ordens divinas.
As tribos têm crenças religiosas distintas, mas a natureza representa poder supremo em quase todas, não obstante os índios do Xingu lutam para que a terceira maior usina do mundo não seja instalada no rio sagrado.Espíritos dos antepassados também estão entre as crenças indígenas.
Cerimônias são realizadas para convocar espíritos bons que protegem a coletividade contra os elementais macabros. Índios acreditam na vida pós-morte. Algumas tribos enterram corpos junto com objetos pessoais com vasos de cerâmica.
Objetos naturais representam espíritos protetores que precisam ser abençoados pelos pajés antes de serem considerados mágicos. Há tribos que acreditam atingir a invisibilidade depois de alcançado certo nível de meditação ou mesmo durante o sono.
Renato Duarte Plantier