A Argentina, é o segundo país mais extenso da América do Sul, fica atrás somente do Brasil com quem faz fronteira a nordeste assim como com o Paraguai, a leste tem fronteira com o Uruguai, ao norte com a Bolívia e a oeste e sul com o Chile. Possui uma área total de 2.780.400 km² e sua moeda oficial é o Peso Argentino. A seguir você poderá conhecer um pouco mais sobre a geografia da Argentina.
Conheça Mais Sobre a Argentina
Abaixo você poderá conferir algumas informações relevantes a respeito da geografia do país que faz fronteira com o Brasil.
Clima da Argentina
Trata-se de um país que apresenta climas bastante variados tendo regiões em que o clima se destaca por temperaturas bastante elevadas e outras regiões em que a temperatura é bem baixa. Dependendo da região do país você poderá usar manga curta ou precisar de um bom casaco. No extremo sul do país, assim como nos pontos mais altos dos Andes, estão as temperaturas mais baixas.
Na porção norte da Argentina predomina o clima subtropical, bastante parecido com o clima da região Sul do Brasil, o frio e o calor tendem a ser moderados. No centro-sul do nosso país vizinho é comum que durante o verão as temperaturas sejam amenas e os invernos bastantes frios. Na região andina o clima pode variar de árido para semiárido e por fim na Patagônia estão as temperaturas mais baixas assim como o clima mais seco.
Relevo da Argentina
De maneira geral são dois os pontos extremamente contrastantes do relevo argentino, a oeste as imponentes Cordilheiras dos Andes e a leste planícies que são banhadas pelo Rio Paraná, rio esse que se estende por todo o território do país. Uma das paisagens que mais tem atraído turistas nos últimos tempos são as depressões salinas que criam um visual simplesmente fascinante.
O destaque fica para Salinas Grandes, o deserto de sal argentino que não deve nada ao cartão postal boliviano. Essas salinas se encontram a 3.550 metros acima do nível do mar e tem destaque por sua coloração extremamente branca. São 12 mil hectares de uma paisagem branca quase infinita para tirar belas fotos. Não podemos deixar de citar também os pampas argentinos que se configuram numa região formada por Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé e La Pampa.
A extrema fertilidade do solo dessa região em conjunto com o desenvolvimento local e a mecanização agrícola tornaram esse ponto um dos mais prósperos da América Latina no setor de agronegócio. Uma das regiões de melhor expressão econômica do país.
Hidrografia da Argentina
O rio mais relevante do território argentino é o Rio da Prata que está situado na vertente atlântica. Há também a rede hidrográfica da vertente do Pacífico que tem ligação com o oceano de mesmo nome e que fica na parte ao sul dos Andes. O país possui ainda uma série de bacias internas que estão distribuídas em todo o território argentino. Trata-se de um país que possui uma rica hidrografia que contribui para o seu desenvolvimento.