Os estudos da mente e do funcionamento do cérebro são alvos de pesquisa atualmente, e sempre o foram desde a concepção da humanidade. Afinal, saber como funciona esse órgão que é o principal do corpo humano atiça a curiosidade de muitos pesquisadores. Pode-se dizer que o cérebro é um computador, mas muito mais complexo que um equipamento de mesa ou portátil.
Deve-se lembrar de que, a partir do cérebro, todos os demais órgãos, células e partes funcionais do corpo recebem os comandos, evidenciando a importância da massa cinzenta que carregamos em nossas cabeças. Além disso, essa região é a responsável por nos fazer pensar e refletir sobre tudo e todos, e o que acontece ao nosso redor. A capacidade de raciocinar, portanto, é uma característica presente somente nos seres humanos, nos deixando, enfim, num patamar acima dos restantes dos seres vivos.
Uma das ciências que estudam os efeitos da mente na vida cotidiana é a psicologia, que será o tema do nosso artigo de hoje. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre o que um profissional da psicologia faz, e os fundamentos da ciência. Além disso, iremos mostrar faculdades e clínicas psicológicas em Belo Horizonte. Vamos lá?
A Psicologia
Segundo definições, a psicologia é o ramo da ciência especializado no funcionamento do cérebro e, consequentemente, da mente humana. Além dessas atribuições, o psicólogo tem como função estudar o comportamento humano nas mais diversas situações, procurando meios para ajudar uma pessoa que tenha distúrbios comportamentais.
Em resumo, a psicologia busca compreender os mais diversos grupos humanos existentes, podendo estudar todos em conjunto ou, se necessário, se dedicar a analisar um comportamento em particular. Os psicólogos que realizam tais estudos têm por finalidade beneficiar todas as camadas humanas. Como já mencionando antes, o psicólogo é o profissional responsável por essas pesquisas, podendo ser conhecido como um cientista comportamental, social ou até mesmo cognitivo.
Mais específico, o trabalho dos psicólogos é tentar analisar e gerar resultados sobre qual é o papel da mente nas funções sócias que os humanos exercem, bem como os efeitos disso no organismo e os efeitos fisiológicos que são causados com a associação da parte cognitiva e a parte que regula toda a fisiologia do organismo. Portanto, pode-se depreender que a psicologia estuda a percepção, atenção, cognição, inteligência, emoção e outros sentidos do corpo humano para tentar encontrar uma ligação entre todos eles. Alguns psicólogos, ainda, estudam a parte do inconsciente, tentando encontrar nele diferentes modos de pensamento.
A psicologia também é muito requisitada em casos de psicopatologias, isto é, doença relacionada ao psicológico de uma pessoa. O número de pessoas que possuem algum tipo de distúrbio psicológico no mundo é relativamente alto, o que demanda um número maior desses profissionais no mercado de trabalho. Um dos distúrbios psicológicos que mais exigem dos profissionais da psicologia é, justamente, a psicopatia, que é um distúrbio psicológico que pode afetar tanto homens e mulheres, e tem como características a ausência de um comportamento social, baixa ou nenhuma empatia e sentimento de remorso, aliado com um baixo controle de comportamento e um sentimento de dominância excessiva. Tal comportamento pode evoluir para casos mais graves, como o de pessoas que cometem crimes brutais, onde os planos de matança, geralmente, são bem calculados e interpretados. No entanto, não são todas as pessoas que possuem a psicopatia e podem evoluir, necessariamente, para eventuais assassinos. Muitas dessas pessoas que apresentam o distúrbio podem se tornar ótimos profissionais na carreira que escolherem, por possuírem enorme competência na sociedade e por conta de um espírito incondicional de liderança. É por conta disso, portanto, que vários seriais – killers – que são pessoas que cometem muitos assassinatos de formas bizarras- são estudadas, pois, geralmente, também são pessoas muito inteligentes, e é exatamente isso que q psicologia estuda.
Muitos pesquisadores dizem que a psicologia apresenta um longo passado; mas, no entanto, uma curta história. Isso porque, desde a concepção da mente pensante ao homem, sobretudo, com os pensadores da Antiga Grécia, questões relativas à natureza interna do ser humano, como os sentidos, a percepção, o pensamento e outros começaram a ser temas de debates entre as pessoas. É válido salientar que a psicologia esteve ligada à filosofia por muito tempo, vindo a desmembrar-se dessa ciência e se tornando uma nova muito tempo depois, no século XIX. Ou seja, é possível depreender que a psicologia só começou a ser levada a sério depois desse desmembramento.
Por ser uma ciência complexa, muitas pessoas a questionam e, muitas vezes, a acusam de ser “muito confusa” e, por conta disso, “menos palatável” para os pesquisadores e a sociedade em geral.
Psicologia em BH
A cidade de Belo Horizonte, localizada no coração de Minas Gerais e sua capital, é uma cidade com enorme crescimento, tanto econômico quanto social e, por conta de seu tamanho, é um ótimo local para que os profissionais de todas as áreas possam trabalhar, inclusive os envolvidos com a psicologia.
Como BH é uma metrópole, é natural imaginar que os seus habitantes podem sofrer com algum tipo de problema psicológico, propiciado pelo stress diário causado pelo grande número de pessoas, de carros ou, simplesmente, pressão no trabalho. Ou seja, a cidade é , assim como São Paulo e Rio de Janeiro, convidativa para os profissionais psicólogos.
Se você mora em BH e sonha cursar psicologia, saiba que há várias faculdades na cidade que oferecem o curso, com reconhecimento do Ministério da Educação, o MEC. A UniBH e a Una, por exemplo, são uma delas, que oferecem o curso de bacharelado e prometem preparar o profissional para o concorrido mercado de trabalho, com preços especiais para os interessados em fazer o curso.
Caso você julgue necessário ter uma consulta com algum psicólogo, a cidade de BH conta com várias clínicas que podem ajudar você a encontrar um profissional que te atenda bem e possa sanar seus problemas ou tirar suas dúvidas. A Clínica Social de Psicanálise e Psiquiatria (31 3241-4879), A Selther Psiquiatria e Psicologia (31 98899-5600) e a Clínica Social de Psiquiatria (31 3291-4527) são exemplos de locais onde você pode ligar e saber mais sobre uma possível consulta.