Localizado na América do Sul, o Equador, tem fronteiras com a Colômbia, Peru e Oceano Pacífico. Assim como o Chile não faz fronteira com o Brasil, possui além do seu território continental as ilhas de Galápagos com distância de cerca de 1 mil km. Possui uma cultura bastante diversificada sendo este um dos reflexos da intensa miscigenação de europeus – com destaque para os espanhóis com ameríndios e negros trazidos da África como escravos.
Conheça Mais do Equador
Se você tem curiosidade para saber mais sobre o menor país da América do Sul veio ao artigo certo, a seguir vamos falar um pouco mais sobre a sua cultura, costumes e tradições.
Cultura do Equador
Os turistas que chegam ao Equador são impactados por uma grande combinação de culturas. Muito das culturas indígenas foi preservado assim como da arquitetura colonial. Um dos pontos que contribui para esse contraste é justamente o tamanho do país, por ter um território relativamente pequeno permite que se passe por uma grande variedade de cenários com grande facilidade.
Para se ter uma ideia em menos de um dia é possível ver a capital Quito e depois chegar a floresta Amazônica. Num momento se pode estar num pico nevado e logo em seguida numa linda praia tropical. Preservou-se uma quantidade significativa de peças de arte oriundas da cultura pré-colombiana como cerâmicas, pinturas e esculturas. Num dado momento os espanhóis começaram a treinar os povos indígenas para a produção de peças com a temática religiosa. Essas peças podem ser observadas em museus e igrejas.
A arquitetura equatoriana doméstica é simples, porém, elegante caracterizando-se como casas com corredores que circundam um pátio. O país é conhecido por ter uma população com gosto por instrumentos de sopro como flautas e até mesmo peças feitas a partir de bambu. Os alimentos mais consumidos no Equador incluem arroz, vegetais, sopas, ovos e caldos. Os pratos mais famosos são o Lechón que é um porco com bastante suculência e o caldo de patês que é uma sopa bastante tradicional.
Costumes e Tradições do Equador
Uma das características centrais dos equatorianos é a preservação dos costumes dos seus ancestrais, particularmente os indígenas e os serranos, muitos se comunicam em quéchua. Por terem grande amor pela terra têm o hábito de fazer constantes oferendas para homenageá-la. Quando estão na fase de início do plantio oferecem para a Mãe Terra, Pacha Mama, pisco, cerveja ou uma folha de coca. Antes de beber qualquer coisa jogam um pouco na terra para agradecê-la por poderem matar sua sede.
Quéchuas de diferentes regiões se vestem de maneira diferenciada assim como podem apresentar variações da língua entre si. Grande parte dos quéchuas vivem nas terras altas sendo que a maior população desse grupo étnico está concentrada em Chimborazo. Há pequenos grupos em áreas de terras baixas amazônicas vivendo em conjunto com outras etnias. É possível observar a preservação da cultura inca inclusive por meio de pratos como o cuy que é um coelho assado na lenha muito tradicional desse povo, esse era o prato preparado em celebrações importantes.