Escrito e ilustrado por Beatrix Potter, A História do Pedro Coelho é um livro infantil que conta as aventuras de um coelhinho travesso chamado Pedro. A escritora nasceu em 28 de julho de 1866 e faleceu em 22 de dezembro, no ano de 1943. Muito reconhecida por seus livros infantis, A História do Pedro Coelho foi sua obra mais importante, tanto para sua carreira quanto para a literatura.
Depois de mais de sessenta tentativas para lançar a obra, em 1902 ela finalmente foi publicada, tornando-se logo em seguida um sucesso de vendas. Com o dinheiro que ganhou, a escritora comprou sua primeira propriedade em Lake Districk, uma fazenda chamada Hill Top, na cidade de Near Sawrey. Após essa fase a região que vivia, a fazenda e seus arredores, passou a cada vez mais fazer parte das suas histórias.
Em 1903, Potter registrou com sucesso a patente de um boneco do Pedro Coelho, e no ano seguinte, também patenteou um jogo de tabuleiro do Pedro Coelho.A História do Pedro Coelho foi traduzida para mais de 30 línguas e chegou a marca de mais de 45 milhões de exemplares vendidos. Esses fatos colocam a obra como um dos livros infantis mais importantes e vendidos em todo o mundo. No ano de 2009, a Editora Lótus do Saber publicou em território brasileiro o livro A História do Pedro Coelho como parte da coleção dos livros de Beatrix Potter, sendo as primeiras edições no formato original da obra.
No cerne da história, Pedro é um jovem coelho que foi proibido pela mãe de entrar no jardim do senhor McGregor (Seu Gregório), pois certa vez quando o pai de Pedro entrou no mesmo local, acabou sendo abatido e virou ingrediente para uma torta. Apesar do controle e preocupação da mãe, o travesso Pedro nunca resiste à tentação de entrar no jardim e se saciar com os legumes e mais coisa que por lá encontra. Mesmo perseguido várias vezes pelo senhor McGregor, o esperto coelhinho supera o desafio e escapa do jardim, retornando para a segurança de sua mãe.Beatrix Potter foi uma artista extraordinária. Dessa forma, deixou uma obra atemporal. Através dos seus textos e ilustrações fascinantes, o universo criado envolve de forma diferenciada as crianças, independente da época ou lugar. Coelhos que vivem se metendo em apuros, camundongas velhotas, gatos sorrateiros e suspeitos, personagens rabugentos como o Seu Gregório e suas interações com outros como a Dona Gregória, passarinhos companheiros, espantalhos e etc.Todos esses elementos formam o universo das histórias e fazem com que as crianças sintam uma profunda identificação com a obra, o clima de fantasia presente é parte da realidade desse público que é movido a puro sonho e imaginação.