Simplesmente um dos quatro maiores contos clássicos de toda China. Historiadores afirmam que foi escrita no começo do século 18. Os chineses não são muito conhecidos por compor romances de primeira qualidade, entretanto, leitores podem encontra nesta obra o ponto máximo de todo o movimento romancista chinês.
Dizem que a história retrata a própria biografia de uma família nobre da época. Interessante notar que o autor dedica o livro somente a todas as mulheres que conheceu, desde familiares até mesmo meras serviçais. Considerava todas como grandes amigas.
Interessante notar que os leitores não encontram apenas amor como também grandes descrições sobre a cultura vivida na época pela aristocracia chinesa. Diversos conflitos sociais entre famílias ditavam praticamente todas as ordens localizadas nos grandes centros. A corrupção também fazia parte daquele mundo. Foi publicado anonimamente, sendo que até hoje se dúvida muito quanto à legítima autoria pertencente à dinastia Qing. O Sonho da Câmara Vermelha – leitura enigmática.