Por Que Dizem Que os Gatos Têm Sete Vidas?

Você já ouviu falar que os gatos têm sete vidas? Três nomes e mais alguns mistérios, ou melhor, dois mistérios. Os três nomes foram explicados por T.S.Eliot no poema “Dar nome aos gatos”. Ele dizia que primeiro é aquele oficial, outro é aquele que a família dá ao gato e o terceiro somente o bichinho de estimação sabe e não revela a ninguém. Já os mistérios são o motivo pelo qual eles ronronam e como.

Sabe aquele barulhinho ao mesmo tempo com uma pequena vibração, que dá a impressão que o gatinho esconde um celular ou outro aparelho com motor? É um som estranho e fica difícil identificar de onde ele vem. Alguns cientistas depois de tantas análises e estudos, afirmam que o barulho é a consequência da passagem de ar pelos brônquios enquanto os gatos respiram. Sobre o motivo de fazer aquele rumor, alguns arriscam afirmando que caracteriza que o bichano está feliz.

As Teorias Para as 7 Vidas dos Gatos

Se para os nomes temos uma explicação e para o barulho que os bichanos fazem também temos, fica faltando o por que dizem que os gatos têm sete vidas. Nada verdade não se trata de uma única explicação e sim de várias, digamos, para a origem dessa lenda. Uma das hipóteses mais simples seria pela qualidade física que esse animal possui.

Explicamos melhor, o gato tem grande flexibilidade, ótima agilidade, destreza, garras afiadas, além disso, possui audição e visão muito aguçadas. Com todas essas “qualidades”, eles conseguem escapar facilmente de situações difíceis, que representem perigo. Em sentido figurado, neste caso, diria que o gato tem sete vidas, na verdade, porque ele consegue “sobreviver” aos perigos como outros animais não são capazes de fazer, pelas suas limitações físicas. Você sabia que os gatos são os únicos animais que caem em pé?

Segunda Teoria Sobre as 7 Vidas dos Gatos

Uma outra hipótese ou teoria, se você achar melhor, é que a lenda das 7 vidas está relacionada com o número 7, fatos estes, que estariam ligados à crenças religiosas. Podemos citar dois exemplos: “Os sete pecados capitais” e “O sétimo dia” (considerado o dia de descanso de Deus depois da criação do universo). Você pode considerar também: as cores do arco-íris, que são 7 ou as notas musicais.

Dentro dessa segunda teoria, que se preocupa em “analisar” o número 7, também é estudada pela numerologia. Segundo essa hipótese, o número neste caso representa a junção do mundo espiritual com o mundo material. O que significa, que qualquer um que seja regido por esse número possui naturalmente a intuição aguçada. Além de possuir um bom “faro” porque é muito desconfiado, leva sempre um tempinho para se adaptar a um lugar diferente e se sentir seguro nele. E isso faz um pouco de sentido né?  Porque realmente os gatos têm esse perfil arisco, desconfiado, principalmente quando estão em lugares novos e perto de pessoas não conhecidas.

A Teoria da Idade Média sobre as 7 vidas dos Gatos

Verdade seja dita, tudo aquilo que não é comprovado cientificamente encontra inúmeras explicações, das mais razoáveis as mais loucas e impossíveis. E voltando as 7 vidas dos gatos, uma das lendas teria nascido na Idade Média. Nessa época histórica, os gatos eram vítimas da Inquisição, assim como as bruxas e os magos, isto é, eram perseguidos. Para a Igreja Católica daquela época o bichano era portador de alguma coisa demoníaca. Porém, que amava esses bichinhos, escondia-os em casa para defendê-los da Inquisição e afirmavam que eles morriam só depois da sétima tentativa.

A Teoria da Arca de Noé para as 7 Vidas dos Gatos

A lenda da Arca de Noé não explica exatamente porque nasceu a crença de que o gato possui 7 vidas, mas ressalta a importância desse bichano. Segundo algumas histórias, o gato teria sido criado na Arca quando Noé pediu ajuda a Deus para livrar-se de uma grande quantidade de ratos que a invadiram. O gato teria sido criado com o sopro de um leão. Então, Deus atendeu ao seu pedido e o gato salvou todas as espécies que estavam ali dentro.

Quer Conhecer Outros mitos Sobre os Gatos?

1- Gatos odeiam água:

Não é 100% verdade e nem mentira, depende da raça do gato. As raças maine coon e turkish adoram água, chegando a entrar até mesmo embaixo da torneira quando não encontram um rio ou lago.

2- Gatos enxergam no escuro?

A visão noturna dos gatos é dez vezes melhor do que a nossa, mas mesmo assim, eles não conseguem ver com o escuro total, é preciso ter um pouquinho de luz pelo  menos.

3- Gato preto dá azar?

Você é uma daquelas pessoas que quando ver um gato preto atravessa a estrada? Quer manter afastado a má sorte provocada pelo encontro com esse bichinho? Essa é uma daquelas lendas que podemos classificar como contraditórias. Ela nasceu na Idade Média, em uma grande parte do Ocidente. Já no Reino Unido e no Japão, cruzar com o gato preto é um sinal de sorte.

4- Os gatos não podem ser adestrados?

Eles podem não ser tão obedientes, mas usando as técnicas certas e tendo muita paciência, é possível sim, adestrar os gatos. Eles podem até mesmo aprender alguns truques como os cachorros aprendem.

5- Os gatos são apagadas a casa, mas não aos donos delas?

Na verdade, eles têm um bom senso territorial e sabem exatamente com quem podem contar, quem cuida deles. Existe um caso muito interessante que exemplifica bem essa característica do gato. Em 1952, uma gata persa caminhou mais de 2.400 quilômetros pelas ruas americanas até achar os seus donos, que tinha se mudado par Oklahoma deixando a Califórnia.

6- Os gatos sempre caem em pé?

A verdade é que eles caem em pé sim, mas somente com uma distância mínima de 60 centímetros do chão. Nesse caso, eles conseguem se virar a tempo e chegam ao chão em pé. O que não quer dizer que eles não se machuquem quando chegam até o chão.

Como a teoria das 7 vidas não pode ser confirmada, é mesmo uma lenda, que não dá nem mesmo para ter certeza de onde surgiu, é melhor cuidar sempre com muito carinho e atenção do nosso bichinho, para que ele tenha uma vida longa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *