Como Seguir na Carreira de Astronomia

Querendo seguir na carreira de astronomia? Mas, você sabe o que faz um astrônomo. Não? Veja quais as responsabilidades desse profissional!

Um astrônomo, isto é, uma pessoa formada em Astronomia, usa as tecnologias disponíveis para estudar o universo de uma forma geral. Esse profissional pesquisa os corpos celestes e com os resultados cria mapas galácticos. Além de fazer testes práticos e análises teóricas de tudo aquilo observado no universo. Resumindo, ele estuda o universo, é um cientista, e está atento em tudo que acontece dentro e fora dele. A observação é a principal ferramenta de trabalho desse profissional.

Para se tornar um astrônomo é necessário fazer a faculdade de Astronomia. Veja os detalhes do curso e da profissão:

Habilitação: Astrônomo
Duração do Curso: 4 a 5 anos
Área: Exatas
Principais Atributos do Profissional: Raciocínio Lógico e Observação
Salário Médio: R$ 3445,00 (esse valor se altera de acordo com a cidade ou empresa, é somente uma média geral, uma primeira indicação).

Sobre Astronomia

Você será um astrônomo, mas vamos saber melhor de onde vem à palavra astronomia, que será o curso que te levará a essa profissão.

Astronomia com origem do grego significa “lei das estrelas”, que é a busca pelo conhecimento dos fenômenos que acontecem no universo de uma forma geral. Essa observação e aprendizado são aplicados na Terra e pensando no futuro, eles poderão ser usados pelo homem para explorar ainda mais o universo e quem sabe povoá-lo.

A astronomia é classificada como uma Ciência Generalista, isto é, ela envolve uma série de ramos diferente do conhecimento. Os três principais ramos que envolvem esse estudo são: a física, a química e a matemática. Por isso, antes de pensar em ser um astrônomo leve em consideração que você terá que ser muito bom nessas matérias.

Quando o astrônomo está trabalhando, ele observa com muita atenção os corpos celestes e as suas características, como composição, tamanho, evolução. E mais: as suas propriedades físicas (temperatura), qual a distância que ele fica da Terra, idade, gravidade, os movimentos que ele faz e a intensidade luminosa (neste caso, estamos nos referindo as estrelas).

O trabalho de um astrônomo é muito desafiador e pode ser uma caixinha de surpresas. Pense em quantos segredos estão escondidos no universo, quanta coisa ainda existe para ser descoberta. Para quem gosta de grandes desafios, é um bom observador, pode ser uma profissão muito estimulante.

Como é o Curso de Astronomia

Para chegar a ser astrônomo, como foi dito anteriormente, será necessário passar pelo banco universitário e concluir o curso de Astronomia.

Graças às novas tecnologias, você terá contato com computadores e equipamentos físicos enormes, que são instalados em pontos estratégicos espalhados no mundo todo, por isso, preparam-se para estudar muito.

O curso não deverá ser a sua única fonte de estudo, é muito importante que quem está optando por essa profissão, comece desde os primeiros meses a estudar a teoria sobre a dinâmica espacial. E mais, dedicar-se a aprender e dominar as tecnologias que serão úteis na coleta de informações e na hora da interpretação das mesmas.

Os primeiros anos do curso de Astronomia se aprendem uma boa base teórica de Matemática e Física. Do terceiro em diante, o curso se torna mais prático e são incluídos as aulas dos programas de computador necessários para trabalhar com a tecnologia avançada usada nesse tipo de pesquisa. Também são feitas experiências em laboratório.

Veja a grade curricular básica do curso de Astronomia, adotada em todas as faculdades que o disponibilizam. Além dessas matérias, são adicionadas aquelas mais específicas e a parte prática do curso.

  • Cálculo Básico
  • Álgebra Linear
  • Equações Diferenciais
  • Física Clássica
  • Mecânica Clássica
  • Eletromagnetismo
  • Química Básica
  • Mecânica Celeste
  • Astrofísica
  • Física Quântica

A Astronomia do Futuro

A astronomia do futuro se fala em uma tecnologia nova, a terraformação, que seria um encontro entre a Engenharia e a Astronomia. O significado da palavra é “transformar na terra”, o que quer dizer transformar um planeta desabitado em um lugar habitável para o homem. Significa que nesse lugar terra transformado, o ar seria adequado para que o ser humano respire, as plantas poderiam ser cultivadas e a temperatura seria agradável.

Um dos grandes desafios dos astrônomos há mais de 50 anos é buscar outra galáxia que possa abrigar o ser humano, que o homem possa dominá-la. Até hoje, poucos lugares se demostraram apropriados para se tornar um novo habitat humano. Normalmente, quando os astrônomos descobrem um lugar que poderia ser iniciada a vida humana, faltam recursos essenciais, como a água, por exemplo, ou a temperatura não é adequada, faz muito frio ou muito calor.

Nesse caso, entra a terra transformação, que seria mais ou menos, se não encontramos um lugar ideal, podemos criá-lo nós. E essa experiência não se limita aos planetas, a lua também poderia ser transformada. A ideia é transformar em calor o que é frio e em frio o que é calor.

Para colocar essa ideia em prática é necessário mais do que os conhecimentos que oferecem a astronomia, é preciso usar as novas tecnologias, como os escudos solares para diminuir o calor, entre outros. E o principal desafio é ter um bom nível de oxigênio, essencial para iniciar a povoação, com plantas, animais e seres humanos.

Infelizmente, ainda não temos os recursos necessários para colocar essa ideia em prática, se estima que daqui a 50 ou 100 anos.

Veja os motivos que não permitem que os planetas sejam terraformados ainda:

  • Custo: os recursos, isto é, o dinheiro necessário para fazer uma terraformação é muito e nós ainda não podemos disponibilizá-lo. Esse projeto ultrapassaria trilhões e trilhões de dólares.
  • Distância: a distância da Terra e dos outros planetas é muito grande, e atualmente, não possuímos naves ou qualquer outro veículo que faça essa viagem em pouco tempo. Para se ter uma ideia, um foguete que sai da Terra com destino a Marte demora cerca de 3 anos para completar o trajeto.
  • Tecnologia: as tecnologias desenvolvidas até hoje não são suficientemente rápidas para desenvolver o projeto e levaria milênios para realizá-lo.

Você encontrará o curso de Astronomia em faculdades públicas e também privadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *