Não há pessoa que sobreviva no mundo sem um lazer sequer. Todas as pessoas precisam de algo para se distraírem e distraírem suas mentes, se não chega um ponto em que a sua mente, de tão carregada de coisas sérias e importantes, como trabalho, estudos, família, entre outros.
Para se distraírem as pessoas fazem de um tudo: vão à praia, a festas e shows, vão a barzinhos com os amigos para jogar conversa fora, vão descansar a mente com o método mais prático: dormir, ou vão exercitar a mente com jogos que sejam construtivos ou até mesmo com arte, ao assistir filmes (cinema), lendo livros (literatura) ou ouvindo música.
Música Desde o Princípio
A música é tida como lazer desde que os tempos são tempos, antes mesmo de cristo. Podemos ver nas culturas romanas e gregas que, quando haviam os cultos com as oferendas, os homens gostavam de beber e de dançar ao som de músicas para homenagear o deus homenageado em tal culto.
A palavra música vem do grego μουσική τέχνη (se pronuncia musikétéchne) tem como tradução livre “a arte das musas”. Tida como uma arte, a música é uma forma dela de combinar, de forma organizada previamente, os sons e o ritmo. A música (de acordo com estudos) surgiu na antiga Grécia e se desenvolveu em outras populações e civilizações, como a era medieval, renascimento, barroco, entre outros. A música sempre era feita (e desenvolvida) de acordo com as características do que a população vivia è época.
No começo as músicas não tinham letra como há hoje em dia. Outro desenvolvimento que a música sofreu, que também não foi ruim, é a questão da miscigenação. Cada civilização, cada povo, cada cultura tem a sua música e podemos sentir essa diferença quando vemos a quantidade de gêneros musicais que existem.
Gêneros Musicais
A música tem uma grande variedade de criação, de composição e até mesmo de estilo. Os americanos dos Estados Unidos curtem um estilo diferente dos africanos, por exemplo, que curtem um estilo de música diferente dos Orientais, e isso varia de sociedade para sociedade.
Vamos tratar dos gêneros musicais de uma forma mais ampla, sem entrar nos gêneros de ritmos no momento. Podemos dividir a música em alguns gêneros, sendo estes:
-
Música Erudita
As músicas que se enquadram nesse grupo e são tidas como eruditas são bem elaboradas e são tidas pelas pessoas como músicas cultas. Algumas pessoas (a maioria das pessoas) tem o costume de chamá-la de música clássica, principalmente as que foram compostas desde o início da invenção da música até a época do romantismo, que pouca coisa mudaram e por isso são chamadas dessa forma. As músicas que são muito conhecidas e famosas, aquelas que nós “cantamos e assoviamos”, também são chamadas de música clássica e erudita. A música erudita geralmente exige um pouco mais de concentração para ser ouvida e “entendida”.
Algumas pessoas classificam a música erudita com a melhor, por ser culta e clássica, porém vale salientar que os compositores desse grupo não se focavam apenas na música clássica, também criando músicas populares e folclóricas. Podemos citar como exemplo de compositor brasileiro de música clássica o saudoso Villa-Lobos.
-
Música Popular
A música popular é muito conhecida por vir do povo. Ela é fruto de manifestações populares, e, por ganhar a maioria da população, principalmente os menos afortunados, esse gênero ganhou esse nome. É tida, nos dias de hoje, como a música comum do dia-a-dia, que ouvimos nas festas, na rádio, que dançamos e cantamos rotineiramente.
Esse gênero musical acompanha as tendências que o mundo vive, e pode ser meramente comercial, como a maioria das músicas de hoje em dia, mas ainda há as bandas que sejam mais vanguardistas e queiram remeter ao verdadeiro valor da música. Este gênero são as músicas que mais escutamos e pode ser dividido em muitos outros gêneros, como o rock, o pop, o forró, o funk, entre outros gêneros musicais, sendo esse gênero dividido pelo grupo de pessoas que mais gostam, pelos instrumentos utilizados ou até mesmo pelo tipo de letra que a compõem.
-
Música Folclórica
A música folclórica é também muito conhecida como música nacionalista, isso por ela ter muitos elementos culturais em seu gênero. O caráter que mais predomina esse gênero é o pré-urbano, mais conhecido como rural. As músicas desse gênero tem a característica de perdurarem por anos, até mesmo décadas, sempre passando de uma geração para outra. Os maiores exemplos dessa música são as canções de ninar (que nossas avós cantavam para nossas mães, que cantaram para nós…) e as cantigas de roda, que envolvem as brincadeiras infantis há décadas.
-
Música Religiosa
Esse gênero é usado em rituais religiosos, como cultos, missas e funerais. Nas maiores festas religiosas, como adoração, orações em grupo, natal, páscoa, entre outras comemorações, as músicas se fazem presente.
Outros Gêneros Musicais
Cada um desses quatro grupos citados se divide em vários outros subgrupos, como o gênero de música religiosa, que tem as músicas sacras (do catolicismo), gospel (do protestantismo), o candomblé com seus tambores, entre outras músicas que vão se agrupando de acordo com a religião.
Também a divisão de subgêneros, o que ocorre muito com as divisões do gênero das músicas populares. O forró, por exemplo, já pode ser encontrado em forró tradicional (aquele que Gonzaga perpetuou e fez famoso, sendo tocado por triângulo, sanfona e zabumba) e o forró elétrico (muito famoso nos dias atuais com instrumentos mais elétricos, como guitarra, bateria, baixo e teclado).
Outro subgrupo da música popular que tem uma grande extensão é o rock, que pode se dividir em heavy metal, trash metal, deafh metal, glam metal, hard rock, new wave, entre outros. O nome metal é quase sempre presente na subdivisão do rock para lembrar a metaleira pesada que existe nesse estilo musical.
Existem ainda muitos outros gêneros musicais. Até mesmo a música clássica e a música folclórica se subdividem, entrando na questão do ao vivo ou feito em estúdio, entre outras subdivisões. Os gêneros musicais são mais para haver uma organização na música, separando-os por função, por grupos de afinidades e afins, assim como a música é uma organização de sons. E você? Qual gênero musical que você gosta?
Gênero Musical
A definição de gênero musical se resume em classificar músicas em suas devidas qualidades. Existem algumas categorias que as dentro da música elas compartilham em comum. Dentre alguns exemplos dos elementos que existem são:
- Texto.
- Função.
- Instrumentação.
- Estrutura.
- Contextualização.
No Brasil a musica está presente no dia-a-dia, sendo considero também como um dos países mais versáteis quando falamos de gêneros músicas. Os seus principais gêneros são: sertanejo, mpb, Samba, forró, rock, rap, eletrônica e entre outros estilos conhecidos.